Mesmo que os hamsters sejam parte dos NACs (novos animais de estimação), esses pequenos roedores já estão por perto há muito tempo nos homens. Mas essa cumplicidade não significa que sabemos como segurá-la adequadamente ou até mesmo segurá-la adequadamente. Esse é o problema, não podemos pegar um hamster enquanto pegamos um gato!

hamster-sorrindo-1880712-6459181-8361033-9225879

Algumas regras antes de começar

Hamsters são pequenos e animados animais que podem pular facilmente. Pegá-los de surpresa pode causar alguns problemas ( mordidas …).

  • Nunca surpreenda seu hamster: mostre a ele que você está lá.
  • Não pegue um hamster adormecido : acorde-o devagar.
  • Respeite os momentos de descanso e refeições do animal.
  • Não use luvas para manuseá-los: você cobre seu cheiro e não sente a força que está espremendo.

Pode levar vários dias até que você possa lidar com seu hamster. Seja paciente e tente novamente quantas vezes for necessário, deve acabar pagando.

hamster-sentado-1024x878-6107952-4272451-3140022-4214493

Pegar seu hamster

Se o seu animal de estimação é dócil, então você deve ser capaz de levá-lo em suas mãos facilmente. Para outros, um pouco tímidos ou recalcitrantes, levará um período de domesticação.

o manso

Depois de adotar o seu hamster , você tem que colocá-lo em confiança ; que ele entende que você não representa um perigo para ele, pelo contrário. Lembre-se que o hamster é um animal noturno que começa a acordar no final do dia. É quando você pode cuidar dele. Fale com ele gentilmente para não assustá-lo e ponha sua mão na gaiola, onde ele poderá farejar seu cheiro. Hamsters são curiosos, e os seus não devem demorar para vir.

Para ler também: “Por que meu hamster é agressivo?”

Você também pode propor à mão, um pequeno deleite para ele se aproximar e que o primeiro contato seja feito. Você pode então tentar acariciá-lo gentilmente.

Não faça gestos abruptos com o risco de vê-lo sair e se esconder.

a captura

Para tirar seu hamster da gaiola , você pode usar vários métodos.

hamster-na-palma-da-mao-1024x541-3146397-9745466-3244092-9652591

O mais simples e menos arriscado é apresentar uma caixa pequena ou um tubo de sopalin, por exemplo, para o seu hamster, ele vai encontrar este refúgio super e rastejar sem ser solicitado.

Você também pode oferecer sua mão ao seu companheiro, se ele se sentir confiante o suficiente, ele deve ir até lá. Neste caso, levante-o suavemente para não assustá-lo.

Se o seu hamster é realmente muito dócil, você também pode pegá-lo pelo “tamanho”, como um grampo, sem apertar. Quanto mais você apertar, mais ele vai lutar e se contorcer para sair dessa situação ruim.

Atenção, você nunca deve pegar um hamster pela pele do pescoço , e isso por várias razões: você poderia machucá-lo, ele poderia se virar e morder você, ele poderia estar com medo e não mais se permitir ser abordado.

Hamsters não são de sangue frio e não têm uma sensação de vazio, então eles poderiam facilmente cair de suas mãos e se machucar. É melhor manipulá-los sobre uma mesa, almofada ou mesmo sentar no chão para que a queda (se houver queda) seja a menos traumática. Tome cuidado também para trazer uma toalha pequena ou um pano no qual você pode deixar cair o seu animal de estimação para evitar fazer xixi ou cacas de medo e impaciência.

O hamster não é o animal mais paciente no mundo animal, então, assim que ele mostrar sinais de irritação, coloque-o de volta em sua gaiola que ele está se recuperando de suas emoções.

Por que meu hamster é agressivo?

Encantadora pequena bola de cabelo, seu hamster normalmente tem um caráter bastante doce. Ele é terno, amoroso e calmo. No entanto, sua ansiedade pode rapidamente fazê-lo desviar-se para um comportamento mais defensivo e, assim, torná-lo mais agressivo. Uma mudança muito brutal na vida de alguém também pode levar a essa perturbação que deve ser entendida antes de corrigi-la. Nós trazemos-lhe o nosso conselho para lidar com este desvio involuntário.

Seu hamster não é agressivo na origem. Este roedor não costuma ter esse traço de caráter. Se isso acontecer, há uma causa a ser identificada. Agressividade é apenas a consequência de um ato, voluntário ou não, oposto ao seu hamster. Ou é porque ele não foi domado como precisava ser. Isso acontece com bastante frequência se você adotou seu hamster de estimação .

hamster-comeno-1024x576-4714719-3766253-8581063-7694397

Agressividade, sim, mas especialmente na natureza

Seu hamster doméstico não tem motivos para ser agressivo. Isso é principalmente um comportamento lógico quando na natureza. Reflete o medo sentido pela agressão. Assim, ele pode ser até mesmo assassino com seu vizinho, como um congênere por exemplo. Quando sua vida depende disso, ele encontra recursos insuspeitados. Em cativeiro e com outros congêneres, seu hamster tenderá a querer ganhar . Às vezes mostrando dentes, mas raramente atacando, ou não fatalmente. O objetivo não é matar, mas dominar e mostrar quem controla a situação.

Uma agressividade anormal em seu dono

Se o seu hamster é agressivo , há uma preocupação em algum lugar. Listamos várias causas possíveis:

  • Você acordou seu hamster em plena luz do dia. Isso nunca deve ser feito. Seu hamster é um animal diurno ou noturno, precisa descansar durante todo o dia, só acordando no começo da noite. Assim, em caso de despertar repentino quando o sol está no zênite, você corre o risco de irritá-lo, além de colocar sua saúde em risco. É como ser forçado a levantar às 2 da manhã. Isso não deve agradar você.
  • A domesticação do seu hamster não acabou . Você acabou de adotar seu hamster e está tentando pegá-lo em sua gaiola. Este não é o método correto. Domar exige uma metodologia e vários passos a seguir . Se você queima um, você se expõe a esse tipo de reação. Além disso, se o seu hamster foi adotado em lojas de animais , nunca ou raramente teve interação com seres humanos. Você deve, então, mostrar-se ainda mais paciente.
  • Agressividade pode resultar de manuseio inadequado . Se você não mantiver seu roedor adequadamente, ele não hesitará em avisá-lo, mordendo a si mesmo. De fato, ele pode estar em uma situação de desconforto e não se privará de lhe contar.
  • Seu hamster está doente . Muitas doenças podem tirar seu hamster. Isso causa um comportamento agressivo, com você como com aqueles que tentam se aproximar dele. Caberá a você traduzir a agressividade do seu hamster. Muitas vezes, uma visita ao seu veterinário é necessária. Primeiro tente inspecionar seu hamster. Para ver se suas costas não estão sujas, se ele se alimenta adequadamente e se ele não fica enclausurado em um canto.
  • Você tem 2 hamsters na mesma gaiola . Muitas vezes acontece que 2 hamsters lutam entre si, muitas vezes até a morte. Não corra esse risco e evite ter 2 hamsters na mesma gaiola. Caso contrário, o comportamento agressivo será legião.

Concluindo

Um hamster doméstico não é agressivo . Pode se tornar assim por uma infinidade de razões:

  • Sua saúde
  • Mishandling da sua parte
  • Mau domesticação ou falta de domesticação
  • Ele está perturbado durante o sono
  • A presença de um congênere ao seu lado

Em qualquer caso, é necessário encontrar a causa para evitar essas conseqüências que podem ser vinculantes a longo prazo. No caso de má domesticação, você deve ganhar sua confiança , fazer-se amado e mostrar que não é um inimigo. Evite acordar o seu hamster à luz do dia. Direcione o veterinário se uma doença for perceptível e não coloque seu hamster na mesma gaiola de um congênero. Por fim, manuseie-o com cuidado e delicadeza.

hamster-com-racao-1024x576-8154186-8557513-3350119-5354633

Mordidas do hamster

Em geral, seu hamster é um roedor bastante suave e calmo. Certamente, raças como os walleye ou os anões de Campbell têm mais problemas para serem domesticados. E apesar de uma tendência à ternura, pode acontecer que seu protegido venha te morder. Como reagir nesses casos pouco apreciável? Quais são as razões para uma mordida? Você pode evitá-los? Nós respondemos a estas perguntas.

Razões para uma mordida

Por nenhuma razão aparente, não há nenhuma boa razão para o seu hamster te morder. A mordida está sempre ligada ao mau comportamento da sua parte, muitas vezes acidental . No entanto, alguns assuntos podem ser mais propensos a morder do que outros. Aqueles comprados em lojas de animais são mais instáveis . Instabilidade que pode ser expressa pelo aumento da agressividade manifestada por uma tendência a morder .

Mas em cada caso, as causas são:

  • Você machucou seu hamster agarrando-o. Você pode tê-lo muito apertado ou apenas beliscado . Também pode estar em uma posição desconfortável uma vez em você ou em suas mãos . Como lembrete, você deve circular suavemente seu roedor usando as duas palmas das mãos . Com uma das duas mãos, coloque o polegar e o indicador em volta do abdômen e levante-o sem um gesto brusco .
  • Seu hamster estava com medo . Você não prestou atenção e você o acordou enquanto ele estava descansando. Ele não ficará muito feliz em te ver e te fará entender. O medo também pode vir de um barulho enquanto você está lidando . Ele reagirá mordendo você para soltá-lo.
  • Sua mão tem um cheiro incomum . Talvez a de outro animal .
  • Você tem um cheiro de comida em suas mãos quando você lida com isso. De fato, sua mordida será mais suave . Será para ele provar a sua pele.
  • Seu hamster pode estar sofrendo de um dano subjacente. Ele pode ter outros sintomas . Não hesite em visitar o seu veterinário se não houver outro motivo para morder.

Sinais de uma mordida futura

Na sua linguagem corporal e som , o seu hamster pode evitar uma possível mordida.

  • Ele resmunga , não quer ser incomodado, quer intimidar você . Não se atreva a interagir neste momento, você pode sofrer seu descontentamento com força total.
  • Ele grita . É também uma maneira de fazer você entender que você não deve perturbá-lo. Ele pode chorar depois de ser acordado de repente.
  • Ele anda devagar , como se não confiasse em seu ambiente. Encontramos esse comportamento quando ele descobre sua gaiola . Um momento em que você ainda tem que entrar em contato com ele . Como lembrete, é essencial deixar alguns dias em paz quando você o adotar.
  • Se o seu hamster mostra dentes , o significado é explícito . Ele pode atacar a qualquer momento.
  • Se ele tiver maçãs do rosto inchadas , ele não aceitará comida neste momento. Por outro lado, ele poderia mordê-lo se você se atrever a dar a ele.
  • Se o seu hamster está dobrado em si mesmo, ele não está em confiança, ele está com medo . Neste caso, você deve falar com ele em voz baixa, gentilmente, para ganhar sua confiança.
  • No caso do seu hamster guinchar , ele certamente tem dor em algum lugar . Leve-o ao seu veterinário para diagnosticar a causa desse mal-estar.

O que fazer em caso de mordida?

Na maioria dos casos, você só tem que desinfetar a ferida , muitas vezes pequena, causada pela picada do seu hamster. De fato, os dentes deste roedor contêm muitas bactérias . Em alguns casos, você pode experimentar um choque anafilático. É uma emergência vital . A ferida não deve ser muito profunda , pois o tendão é afetado . Cada vez, a desinfecção evita conseqüências preocupantes .

Se o seu hamster segurar , sopre suavemente sobre a cabeça, fale em voz baixa e tente removê-lo gentilmente. Também não é recomendado para uma criança menor de 12 anos lidar com isso.E

Muitas causas podem causar uma mordida (veja acima). Verifique se você não está em uma dessas situações. Lave sempre as mãos antes de manusear o roedor. Certifique-se de que o lugar onde o seu hamster vive é um lugar tranquilo para tirar o estresse desnecessário. Quando você com êxito manso , continuar a introduzir delicadamente e dar-lhe toda a ternura necessária . N ‘ não pegar o seu hamster de cima. Ele podia acreditar na chegada de um predador e se defender mordendo.

Em resumo

Uma mordida de um hamster deve sempre ser desinfetada para evitar complicações. Eles não são frequentes, mas podem se manifestar por vários motivos. Você deve conhecê-los para evitar encontrar-se em uma posição vulnerável. Seu roedor é um animal facilmente temido que não tem muitas maneiras de reagir ao que considera ataques. A mordida é uma delas.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk