Como medir a temperatura do meu cachorro

Tomando a temperatura do seu cão é tão simples como salvar vidas. Permite, de fato, detectar uma possível doença e tratá-la rapidamente. O processo é fácil, mas deve ser aplicado nas regras da arte se você quiser obter um registro confiável e evitar ferir seu amigo peludo.

cachorro velho doente

Se você notar uma atitude anormal em seu cão, se ele parecer desanimado, fraco, perda de apetite e menos atento do que o habitual, pode ser útil verificar a temperatura do corpo dele . Este último continua a ser o melhor indicador do estado de saúde do animal. Permite notar uma possível febre e assim cuidar rapidamente dela. Como tirar a temperatura de forma eficaz e não traumática? O que fazer se o cão estiver com febre? Aqui estão algumas dicas para guiá-lo.

Um simples gesto, mas de grande importância

Assim como nós, seres humanos, devemos sempre ter esse reflexo para verificar a temperatura do cão quando ele mostra os sinais potencialmente anunciando uma doença. O aumento da febre é um prenúncio de uma condição mais ou menos grave. Isso pode variar de um resfriado simples a uma patologia muito mais séria que requer hospitalização urgente. Para ser claro, o melhor método para medir a temperatura do seu cão é o exame retal . Se nem sempre é agradável para o cão, você pode garantir que não é traumático, tomando algumas precauções e agindo sem pressa.

cachorro machucado

Como fazer isso?

Para tirar sua temperatura, você precisará, é claro, de um termômetro . O instrumento mercúrio clássico pode ser utilizado, mas o modelo electrónico com ponta macia é mais específico e prática suficiente. O termômetro eletrônico emitirá um bipe quando a temperatura for ajustada e avisa se ele foi colocado incorretamente.

Antes de realizar o teste, certifique-se de que o cão está calmo e espere por um bom tempo se você sair, já que a atividade física (como o estresse) aumenta a temperatura do corpo, o que pode levar a dados errados.

  • Umedeça a ponta do termômetro de antemão.
  • Então levante o rabo . Espere um pouco antes de introduzir o termômetro. Aproveite o tempo para acariciá-lo e conversar com ele enquanto segura o rabo para colocá-lo em confiança e tranqüilizá-lo .
  • Insira o termômetro suavemente.
  • Espere até que o dispositivo emita o sinal sonoro que indica que a temperatura foi bem aceite.
  • Removê-lo tão cuidadosamente e desinfectar – o .
  • Anote a temperatura indicada.

Não esqueça de parabenizar o cachorro depois de terminar.

O que fazer se ele tiver febre?

A temperatura normal de um cão saudável é entre 38 e 39 ° C . Portanto, é 1 ou 2 graus maior que o nosso. Se o termômetro indicar tal temperatura, não há necessidade de se preocupar muito. Por outro lado, se exceder os 39 ° C , pode significar que o seu cão está doente. Acima de 40 ° C , você tem que agir rapidamente .

Cavalier king charles spaniel deitado

Em caso de febre, portanto, uma visita ao veterinário é necessária. Enquanto isso, certifique-se de que seu cão receba hidratação suficiente, incentivando-o a beber. Se o aumento de temperatura for moderado, limpe uma toalha molhada sobre a cabeça e o resto do corpo e depois seque com uma toalha limpa e seca.

Se a febre estiver alta, dê-lhe um banho frio por até 10 minutos . Seque bem com uma toalha e depois com um secador de cabelos. Você também pode colocar cubos de gelo sob as patas traseiras para diminuir a temperatura do corpo.

Em qualquer caso, é importante que o seu cão seja examinado pelo veterinário. O médico realizaráexames adicionais para descobrir a origem da febre e prescrever os cuidados e tratamentos necessários de acordo com a natureza da doença. Finalmente, esteja ciente de que as medições da temperatura retal não devem ser muito frequentes para não irritar o ânus do seu cão. Não faça mais de 2 vezes ao dia .

termometro de cachorro

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20