Como o cachorro marca seu território?

Uma das primeiras coisas que um cachorro faz quando chega em sua nova casa é delinear o que ele vê como seu território. Ele marca os marcos ao urinar em lugares diferentes.

Old English Sheepdog - Bobtail correndo

O comportamento natural do cão é marcado por seu instinto territorial , profundamente enraizado em sua herança domesticada de animais silvestres. O correto , portanto, requer tempo e paciência.

O significado do território: um princípio herdado do meio selvagem

senso de território ainda está muito presente nos cães domésticos. Eles herdaram de seus congêneres selvagens, que evoluem em pacotes e delimitam suas áreas de controle . Assim, eles deixam claro para outros indivíduos ou grupos, principalmente através dos espetáculos de urina , que estes territórios pertencem a eles e que quem ousar se arriscar deve ser repelido por eles militarmente.

Porém, o cão não mantém um território estritamente falando, é de fato só uma mensagem, marca a sua passagem e deixa, atrás dele, muita informação ao sentido desenvolvido dos outros cães . É um meio de comunicação .

Em casa, nas ruas ao redor e durante os passeios no parque, seu cão reproduzirá esse comportamento territorial. Ele fará isso instintivamente quando chegar em sua casa.

Urina, o principal marcador do território

Em breve, seu filhote considerará que sua casa ou parte dela se tornará seu território. Ele começará a marcar sua presença em vários lugares para começar a delinear sua zona de controle e, quando estiver mais velho, adotará um comportamento hostil em relação a qualquer invasão individual em seu território.

Cocker spaniel americano pulando

Para definir o território, seu cão usará sua urina como marcador principal . Através deste último, envia sinais para potenciais intrusos, fazendo-os compreender que estão ou estão se aproximando de sua zona de “exclusão” ou “exclusividade”, e que eles se expõem. portanto, em risco de retaliação da parte dele.

Ele fará o mesmo fora de casa. Ele vai, de fato, desfrutar de passeios para marcar sua urina em vários lugares nas ruas ao redor e no parque. Esta imagem do cão parando em frente a uma lâmpada de rua ou hidrante , levantando uma pata traseira e urinar sobre ele é um clássico.

O que fazer para impedir esse comportamento em casa?

Para reduzir as emissões de urina em casa, seja territorial ou não, é essencial aprender a limpar o seu cão desde cedo .

Não vai ajudar você a repreendê-lo ou puni-lo quando ele mijar, quanto mais colocar a trufa nele. Você só vai traumatizá-lo , sem que ele seja capaz de fazer a ligação entre a punição e o acidente da limpeza.

Em vez disso, tire-o com frequência e parabenize-o toda vez que ele urinar. Enquanto cresce, prepare horas de passeios fixos para que ele se acostume a regular seus desejos e fazê-lo se conter até que esteja do lado de fora.

Como qualquer aprendizado básico, a limpeza leva tempo para ser totalmente integrada pelo cão. Arme-se com paciência , compreensão e fortalecimento positivo , recompensando e incentivando o bom comportamento, em vez de punir.

Em resumo

Seu cão não marca realmente um território do qual ele não domina os princípios. Um cão doméstico deseja especialmente afirmar-se através de uma marcação urinária. Ele se comunica com seus pares. É um comportamento natural.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20