A passagem para o ato é particular no cão. O acoplamento segue uma seqüência precisa. Só pode ocorrer quando certas condições são cumpridas. Quais? Quais são os passos? Como devemos agir? Nós lhe damos algumas indicações. Ciclo sexual, esterilização, gravidez, calor ou ciclo hormonal, são noções importantes que seria útil saber.

mastiff-femea-1024x609-4191813-3072396-5832977-9276008


Embora a sexualidade dos cães seja um processo natural , ainda pode exigir alguma atenção de você e algumas vezes, algumas decisões para o bem-estar de seu companheiro. Masculino ou feminino , o ciclo sexual não é de todo igual.

O desejo sexual existe em todos os seres vivos. O cachorro não é exceção. Após o seu desenvolvimento, o seu cão irá desenvolver o seu primeiro calor. O mesmo vale para o seu cachorro macho.

Como seres humanos, tudo começa com uma reunião. A chance de vida. O cachorro e a cadela estão cheirando um ao outro. Sedução opera. O cão macho vai sentir o traseiro da cadela para ver se está no cio (Oestrus). Esta é a condição sine qua non para a cópula.

Aquece na mulher

Em um ano, uma fêmea geralmente conhece dois períodos de calor . A primeira vez em sua vida, ela ocorre entre a idade de 6 meses e a idade de 15 meses (depende das raças). Esses aquecimentos geralmente duram entre 2 e 3 semanas . Existem 3 coisas essenciais para saber:

  • O primeiro calor não deve ser interrompido com o risco de o seu cão apanhar infecções
  • Embora seja fecundável desde o primeiro cio, é melhor esperar pelo menos 2 anos e meio pela primeira ninhada do seu cão; uma certa maturidade é essencial para ela cuidar de seus filhotes.
  • Não há limite de idade para o calor, então o seu cão pode acasalar e ter bebês, mesmo se ela é muito velha. No entanto, não é recomendado deixar o seu cão acasalar após 6 anos . Esta idade representa uma média e varia de uma raça para outra, porque as expectativas de vida são diferentes.

Note que em certos casos de calor em risco , é necessário consultar um veterinário :

  • Aquecimentos que duram mais de 21 dias
  • Chaleur muito freqüente (menos de 4 meses de intervalo)
  • Chaleur muito longe (mais de 8 meses de intervalo)
  • Calor inexistente

Para saber se o seu cachorro está no cio , deve-se verificar se a vulva tem um fluxo mais espesso e uma cor branco-amarelada. O ciclo estro ocorre apenas duas vezes por ano e dura em média vinte dias.

Para se tornar fértil, a cadela deve esperar até que suas perdas vulvares fiquem brancas. Sua receptividade é vista quando sua cauda se desvia lateralmente assim que se toca a região perineal.

pastor-de-shetland-femea-1024x794-1493430-2334019-5721581-5520277

Rotina no macho

Por outro lado, um macho fica com tesão logo que ele está na presença de uma mulher no cio. Não tem ciclos previsíveis. No homem, é preferível, para uma questão de hormônios e qualidade de espermatozóides, esperar até que ele atinja a idade de 10 a 15 meses para seu primeiro acasalamento .

O acasalamento é feito idealmente quando a fêmea está ovulando, ou seja, entre o 11º e o 15º dia do calor.

Acasalamento ou reprodução: como escolher o parceiro certo?

Se você cria um macho e uma fêmea, as coisas devem ser feitas naturalmente. Caso contrário, será necessário realizar uma projeção : esta consiste em escolher o parceiro ideal (e) para seu acompanhante com 4 pernas. A escolha leva em consideração vários critérios, dos quais os mais importantes são raça , tamanho e ausência de doenças contagiosas .

doberman-na-escada-1024x683-8757012-3018896-7061877-1066647

Finalmente, um cão ou cadela não é obrigado (e) a fazer sexo, a acasalar ou a dar à luz. Para isso, existem várias escolhas possíveis, incluindo a castração (para o macho) ou a esterilização (para a fêmea).

O jogo antes da copulação

Quando todas as condições são adequadas para um acasalamento, o cão e a cadela estão se virando. Eles se divertem, brincam . O cão avalia a força de seu companheiro. Quando ela aceita o macho, ela para e apresenta sua vulva , eleva a garupa . A penetração do macho é facilitada.

Um cão experiente realizará uma protusão em menos de um minuto, com massa bem colocada nos lados da cadela. Por outro lado, se o seu macho é um tanto iniciante no exercício, as primeiras tentativas podem ser infrutíferas e duram várias horas.

Ejaculação e amarração

Ou seja, o pênis será totalmente ereto uma vez totalmente introduzido. Então, o macho faz alguns movimentos bruscos da pélvis. Às vezes a fêmea o acompanha nesse movimento. É quando o bulbo da glande ergue. Geralmente dilata até 8 cm. A partir de então, os 2 animais são atados. É impossível separá-los. Este período de amarração dura cerca de quinze minutos . É importante não separá-los à força para evitar que a protuberância seja completa e também para evitar uma fratura do osso presente no pênis do cão.

Em relação à ejaculação do próprio cão, ocorre em três etapas. Um primeiro da penetração. Este ejaculado geralmente não contém muito espermatozóide. O segundo é menos de um minuto depois. Então a última etapa acontece durante o período de subordinação. Daí a importância de deixar os dois amantes acasalados até o fim.

O que fazer do seu lado?

Você os observará à distância. Mas fique de olho neles. É importante monitorá-los para evitar que sejam feridos durante a reprodução durante a fase de amarração. Mais uma vez, não os separe quando o ato à primeira vista terminar. Isso pode resultar em hemorragia vaginal ou fratura do osso pélvico no macho.

malamute-do-alasca-tomando-sol-1024x715-5774928-1976273-2690582-8777026

No final da cópula, os dois animais lambem respectivamente as regiões genitais. Uma breve lambida. O cão recalece. Por seu turno, a cadela deve observar um período de calma nos dias seguintes. Se ela é fértil ou não.

Contracepção canina, castração e esterilização: escolha ou obrigação?

Tudo depende do seu caso. Pode ser que você esteja preocupado em viver esses calores, o estresse de criar e / ou dar à luz várias vezes na vida de seu animal de estimação. Isso pode levá-lo a optar pela solução médica , consultando seu veterinário.

contraceptivo é um método médico com base em hormonas e impede que têm ninhadas. Estas são injeções que têm a vantagem de não ter efeitos irreversíveis. No entanto, tenha cuidado para não abusar,correndo o risco de contrair infecções na sua fêmea.

leonberger-na-grama-1024x768-9025588-6961597-6291477-8493303

Em troca, castração e esterilização são operações cirúrgicas e seus efeitos são finais . Esses métodos têm a vantagem de eliminar infecções e diminuir o risco de tumores. Haverá sempre prós e contras, você está sozinho (e) julgar o interesse de seu cão. A única obrigação é quando há uma indicação médica para cirurgia (cães com certas doenças, coletadas na rua, guias para cegos).

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk