Como os cachorros enxergam?

Você sabe Como os cachorros enxergam? Em outros lugares, lidamos com o mito de que os cães envelhecem sete anos a cada ano humano, mas há outro equívoco popular por aí. Esta é a crença de que os cães vêem apenas em preto e branco.

A Visão de um cachorro

Embora sua visão de cores seja um pouco limitada e diferente da nossa, eles vêem cores, e uma olhada no mundo através dos olhos de um cachorro pode fornecer uma visão de como eles percebem o mundo.

Como os cachorros enxergam
Como os cachorros enxergam

Os seres humanos veem o mundo em cores porque (geralmente) temos três tipos de células receptoras de cores, ou cones, em nossos olhos. Eles são sensíveis individualmente à luz vermelha, verde e azul, e as diferentes intensidades e proporções dessas três cores, vistas pelos nossos olhos, são reunidas pelo cérebro para criar o mundo colorido como o conhecemos.

Alguns humanos, no entanto, são daltônicos, que é um termo genérico para várias alterações na percepção das cores, dependendo de quais receptores estão com defeito. Dois dos tipos mais comuns são vermelho-verde e azul-amarelo, nos quais uma pessoa não pode distinguir as duas cores nomeadas.

A daltonismo humano é muito mais comum em homens do que em mulheres, pois está freqüentemente ligada ao cromossomo X. Os homens têm apenas um X. Portanto, se estiver com defeito, eles não terão sorte. As mulheres têm um X extra, então precisam ter dois cromossomos defeituosos, um de cada progenitor, para ter o defeito na visão.

De fato, as mulheres (apenas) também são suscetíveis a uma condição visual na qual possuem um receptor de cor extra e, portanto, podem realmente ver uma gama mais ampla de cores do que as pessoas com visão normal.

Visão colorida para cães

Para os cães, sua visão de cores é mais semelhante a um ser humano com daltonismo vermelho-verde, embora existam outras diferenças. Os cães são menos sensíveis às variações de tons de cinza do que os humanos, e apenas metade da sensibilidade às mudanças de brilho.

Como os cachorros enxergam
Visão colorida para cães

Os cães também tendem a ser míopes em diferentes graus. Estima-se que um poodle, por exemplo, tenha o que chamamos de visão 20/75 nos EUA (cerca de 24/6 em outras partes do mundo).

No entanto, os cães superam os seres humanos em algumas habilidades visuais. Os cães são muito mais sensíveis ao movimento à distância – de 10 a 20 vezes mais sensíveis que os humanos. A visão deles também é adequada para caçar durante o amanhecer e o anoitecer.

Combinando sua sensibilidade ao movimento e ao crepúsculo com um grau mais amplo de visão periférica que os humanos, os olhos de um cão são perfeitamente adequados para caçar presas velozes – mas sua visão evoluiu dessa maneira para torná-los melhores caçadores?

Como a visão do cão evoluiu?

A resposta para essa pergunta é um pouco mais complicada do que apenas sim ou não. Como se vê, a visão em cores surgiu bastante cedo no desenvolvimento evolutivo do olho. Entre alguns peixes, répteis, pássaros e insetos, quatro ou mais receptores de cores diferentes não são incomuns.

As borboletas têm cinco, mas o vencedor incontestável na categoria de visão de cores é provavelmente o camarão mantis, que tem incríveis dezesseis receptores de cores diferentes em seus olhos.

Como os cachorros enxergam
Como a visão do cão evoluiu?

Ao longo do caminho, os mamíferos começaram a perder todos os receptores extras até restarem apenas dois. Como isso não colocou cães ou outros predadores em uma desvantagem específica para a caça, não fez muita diferença. Foi apenas mais tarde que alguns primatas, incluindo os humanos, evoluíram novamente e adicionaram um receptor adicional que nos dá uma visão em cores.

Como você vê

Portanto, na próxima vez em que seu cão não encontrar a bola vermelha que você jogou em um gramado verde, lembre-se de que o mundo deles, embora ainda cheio de azuis e amarelos vívidos, é provavelmente um pouco menos colorido que o seu.

Mas não sinta pena dos cães por causa disso. O que lhes falta na capacidade visual, compensam no olfato. Estima-se que o nariz deles seja 100 milhões de vezes mais sensível que o seu. Sua visão pode ser limitada, mas eles podem cheirar em 3D, IMAX e TechnicolorTM.

Como os cachorros enxergam os humanos?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cães apesar de não enxergarem todas as cores como nós, humanos, eles não vêem o mundo em preto e branco. … Os cachorros possuem a visão bem diferente da nossa em diversos fatores, isto é, possuem baixa capacidade de diferenciação de cores.

Como é a visão de um cachorro?

Os cães veem com menos detalhes e em menor número de cores que os humanos. Enxergam em nuances de cinza, azul e amarelo, e não conseguem diferenciar o vermelho, do verde e do alaranjado. Sendo assim, dê preferência aos produtos azuis, cinzas ou amarelos, pois facilitará ao cãozinho a identificação de seus acessórios.

Quais as cores que os cães enxergam?

Ao invés de ver as cores do arco-íris como laranja, amarelo, verde, azul e violeta como os humanos os cães enxergam as seguintes cores: preto, amarelo escuro (mais ou menos um marrom), amarelo claro, cinza, branco, azul claro, azul escuro. Basicamente os cachorros veem as cores do mundo em amarelo, cinza e azul.

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como os cachorros enxergam e quer continuar aprendendo sobre assuntos diversos, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre:
Como dar remédio para cachorro
.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20