Afinal, como saber a raça do meu cachorro? Se você adotou um cachorro, pode não ter muita informação sobre as origens dos pais ou a linhagem genética. Em outras palavras, seu cão é único e não pertence a nenhuma raça.

E, no entanto, pode ser tentador querer identificar as raças do seu cão, especialmente se ele tiver os lindos olhos azuis de um husky com a silhueta de um labrador. Um dos pais do seu cão pode ser uma raça identificada, mas você não pode ter certeza disso, a menos que ele esteja listado no registro nacional de raças do seu país (ex: Livre des Origines Françaises – LOF – da Société Centrale Canine na França )

Como saber a raça do meu cachorro
Como saber a raça do meu cachorro

Consequentemente, você terá que examinar atentamente as características morfológicas e comportamentais (aptidões) para tentar determinar o provável cruzamento de raças de onde vem seu companheiro canino. Isso pode ser complicado por conta própria, portanto, não hesite em consultar seu veterinário.

Ele ou ela vê uma variedade enorme de raças de cães o dia inteiro e certamente pode fornecer muitas informações úteis. Então confira os sites oficiais de raças e criadores que fornecem informações detalhadas sobre as características de cada uma das raças.

Por fim, não se esqueça de conversar com alguém que possa fornecer informações sobre o passado do seu cão. Se o seu cão é um filhote, pode ser difícil encontrar informações conclusivas, por isso é melhor esperar alguns meses até que ele cresça mais e então você possa iniciar sua avaliação novamente.

Você pode fazer um palpite com base na observação, mas se realmente quiser ter certeza das raças da herança genética do seu cão, faça um teste de DNA. A Mars Veterinary – parte do WALTHAM Center for Pet Nutrition – criou o – Wisdom Panel ‘- um kit que cria um relatório sobre o DNA do seu cão de raça misturada.

Há várias características morfológicas que você pode considerar, incluindo:

A forma da cabeça

Como saber a raça do meu cachorro
Como saber a raça do meu cachorro

As cabeças dos cães tendem a ser agrupadas em três grupos principais: cães dolicocefálicos ou de cabeça longa (por exemplo, o Collie ou o galgo afegão), cães braquicefálicos de crânio largo (ou seja, o Boxer ou Shih-Tzu) e o mesocefálico, que se refere a cães com cabeças e crânios de tamanho médio que se situam entre os dois grupos acima mencionados. O grupo mesocefálico inclui a maioria dos cães (exemplos: Labrador, Malinois, pastor australiano …).

Forma das orelhas

As orelhas do cão têm muitas formas diferentes (ou seja, botão, morcego (ou seja, semelhante às asas de um morcego), dobradas, longas, largas, em forma de V …), mas geralmente são categorizadas em três grupos principais. Estes incluem:

Orelhas caídas ou caídas (por exemplo, cães do grupo de cães de caça, como o Dachshund), orelhas eretas (por exemplo, West Highland White Terrier ou Pinscher ou Yorkshire terrier, pastores alemães ou Husky Siberiano) e orelhas semi-picadas ou inclinadas ( ou seja, o cão pastor Collie ou Shetland …).

Tipo de pelo e coloração do cão

Os cães têm uma grande variedade de texturas e comprimentos de pêlos, incluindo pelos curtos (por exemplo, o Beagle ou o Dogue Alemão), retorcidos (por exemplo, terriers como o Jack Russell Terrier), longos (por exemplo, Collie, Bouvier des Flandres, maltês …), e encaracolado (ou seja, Labradoodle, Cockapoo), entre outros.

Os casacos dos nossos amigos caninos também apresentam uma ampla variedade de padrões, incluindo bi colores ou um casaco com duas cores (por exemplo, coloração vermelha e branca de alguns spaniels), padrões manchados (por exemplo, o dálmata), o padrão tricolor (geralmente preto, castanho e branco, cães como o cão de montanha de Bernese), merle ou dappling (manchas com nuances mais escuras de cor sobre uma camada de base clara – vista em muitos collies, o pastor australiano)

Como saber a raça do meu cachorro
Como saber a raça do meu cachorro

E uma bela variedade de cores como preto e branco bronzeado, ouro, castanho, zibelina, vermelho, ferrugem, limão, chocolate, para citar apenas alguns. No entanto, lembre-se de que os padrões e as cores dos pêlos variam consideravelmente entre as raças; por exemplo, um Beagle pode ser tricolor ou bicolor.

Você também pode considerar a estrutura geral e a estrutura do seu cão (esbelta, pesada ou atarracada, etc.), se ele possui móveis como barba ou bigode (como o terrier escocês ou Schnauzer), bem como seu peso, altura e o carro de cauda.

Características exclusivas

Certas raças também estão associadas a um traço de caráter, temperamento ou aptidão específicos, para que você possa considerar o comportamento e as reações do seu cão em diferentes situações.

No entanto, lembre-se de que existe uma grande variedade de aparência e comportamento em cada raça. Em outras palavras, existem os dois lados de um espectro em todas as raças.

Dito isto, há uma probabilidade consideravelmente maior de obter um cão com uma aparência ou comportamento específico se você escolher uma raça em vez de um cão de raça mista.

Alguns pontos a serem considerados: ele é calmo e plácido ou é um latido e constantemente alerta (ou seja, West Highland white terrier, beagle)? Ele guarda a casa? (ou seja, pastor alemão). Ele é protetor de membros da família (por exemplo, Malinois belga ou Labrador Retriever)?

Ele está constantemente cavando (ou seja, Terriers, Boxer)? Ele ama a água (ou seja, Poodles, Labrador Retriever, Terra Nova) ou tem excelentes características de recuperação (ou seja, Golden ou Labrador)?

Ele exibe instintos de pastoreio (ou seja, border collies, cães de gado australianos, Bouvier)? Ele rastreia continuamente um perfume ou faixa (ou seja, Beagle ou Ponteiro)?

Ele é altamente enérgico (ou seja, Collie, Jack Russell)? Ele tem um senso altamente desenvolvido da matilha, bem como uma intensa necessidade de atividade física e liberdade (ou seja, cães de puxar trenós)?

Termos comuns para cães

-Uma raça pura nasceu de dois cães da mesma raça pura. Um cachorro de raça pura é um raça pura cuja ascendência é registrada ou registrada no registro nacional de raças de cães de cada país.

Como saber a raça do meu cachorro
Como saber a raça do meu cachorro

No entanto, as duas palavras são às vezes usadas de forma intercambiável.
-Um cão de raça cruzada é um cão cujos pais são conhecidos e são de duas raças diferentes de cães. Às vezes, esse termo é usado para se referir a cães que foram criados intencionalmente.
-Um cão de raça misturada é um cão cujos pais são de raças diferentes.

Como identificar as raças do seu cão?

Aqui estão alguns critérios para guiá-lo:

Este cão apresenta todos os traços típicos do Beauceron: a cor preta e ferrugem, o perfil retilíneo com um focinho longo, nem estreito nem pontiagudo, um pêlo curto e mal definido.

No entanto, os belos olhos azuis do Husky Siberiano e as orelhas pontudas, triangulares, eretas ou picadas são inconfundíveis. Este exemplo de cruzamento mostra a forte dominância das características do Beauceron sobre as do Husky Siberiano.

Se você pode ver nesta raça mista, uma garra dupla nas patas traseiras, essa é uma característica típica do Beauceron.

Tipo Spaniel (cocker ou bretão) * Pastor ou Labrador

Este cão de tamanho médio tem algumas características típicas de certos cães de caça, como o Spaniel, com orelhas bastante curtas, triangulares e caídas, pêlos de comprimento médio com quedas nas orelhas e nas pernas e olhos levemente amendoados. No entanto, a cor toda preta com manchas ligeiramente brancas no peito não é comum em Spaniels.

O focinho de formato longo com uma parada apenas ligeiramente definida parece indicar uma mistura de raças com um labrador retriever ou um pastor alemão (ou um cruzamento dessas raças).

Esta raça mista mostra as características predominantes de cães de caça, como o Spaniel, no sentido mais amplo, com certas características que sugerem uma mistura de pastor ou labrador. Nesse caso, dada a incerteza envolvida, esse cão poderia ser considerado uma raça cruzada do tipo Spaniel.

Tipo Griffon (Griffon Korthals * raça não identificada que poderia ser um cão pastor dos Pirinéus….)

As orelhas flexíveis e traseiras deste cão, pêlo áspero de comprimento médio, com sobrancelhas e bigodes e um focinho longo e quadrado sugerem um Griffon Korthals. No entanto, suas grandes proporções sugeririam um cruzamento com uma raça de cães de tamanho grande.

Aqui, você tem predominantemente características morfológicas de Griffon Korthals, mas com uma pelagem toda branca, o que indica uma cruz original, pois é difícil identificar a segunda raça.

Bichon frise * Poodle

O pêlo todo branco, o pêlo médio, fino, sedoso e levemente encaracolado, as orelhas caídas, suas proporções médias com uma cabeça bastante retilínea e olhos redondos pretos são características mais típicas de um frise de Bichon do que de um poodle grande .

Yorkshire terrier cruzado * raça provável, Pinscher ou outro terrier

O pelo preto e cor de ferrugem, a corça na cabeça e nas pernas, o tamanho médio com um corpo um pouco mais longo que o mais alto, o focinho longo, com uma parada mal definida, tudo sugeriria um cruzamento com o pastor ou o terrier.

No entanto, o pelo curto e áspero, as sobrancelhas e os bigodes, orelhas eretas e pontudas e a borda externa escura das pálpebras apontam para a presença de um terrier.

As características morfológicas deste cão são bastante variadas e sugerem a predominância de características do terrier, apesar da ausência de cor azul aço no corpo, típica do Yorkshire terrier. É necessário um olhar experiente para fazer uma avaliação mais precisa desse mix de raças.

Pastor alemão * Collie

O casaco de cor castanha remendado com branco, o decote do pescoço, seu tamanho médio, o focinho muito comprido e o pelo curto a médio são características facilmente identificáveis.

No entanto, a análise é mais complicada pela altura importante da cernelha, pelo fato de esse cão poder facilmente colocar a cabeça em uma mesa, pelo transporte das orelhas levemente dobradas, mas flexíveis, e pelo tipo de cauda (foice ou espada). cauda) – que sugerem uma cruz com algum tipo de cão pastor.

Aqui, você tem uma mistura equilibrada entre as características morfológicas de um pastor alemão e as de um Collie. Os pais são conhecidos, os filhotes da ninhada têm características mais ou menos distintas, do pastor alemão ao Collie. Este cão é um dos filhotes que representam um equilíbrio de 50/50 entre as características de ambas as raças.

Cross Jack Russell terrier

As características do Jack Russell podem ser vistas no jaleco branco, com manchas de preto, castanho e ferrugem, principalmente na cabeça e na cauda, ​​com pêlos ásperos, orelhas eretas, cauda ereta reta e altura da cernelha pequena, bem como na altura razoavelmente média. tamanho, mas quadrado construção de peito.

Nesse caso específico, existem poucos critérios para ajudar a determinar a outra raça de cão sem maiores investigações. É provável que a cruz tenha sido com outra raça de terrier, talvez uma raça cruzada de Schnauzer ou Pirinéus.

Tipo Labrador (apenas um dos pais identificado como Labrador)

A morfologia dominante é a do labrador com seu casaco preto e ligeiras manchas brancas sob o peito.

Nesse caso específico, existem poucos critérios para ajudar a determinar a outra raça do cão sem maiores investigações sobre outros cães na área. O tamanho da cernelha, a largura dos ombros e o tipo de cauda podem ser úteis, mas é muito provável que o outro progenitor desse cão seja de raça mista.

Labrador * Husky

A cabeça redonda deste cão, as orelhas flexíveis e o casaco amarelo curto são características do labrador retriever. No entanto, os distintos olhos azuis e pálpebras negras são típicos do Husky.

Aqui você tem uma mistura original dos aspectos morfológicos do labrador amarelo e do husky siberiano. No entanto, é provável que haja outros tipos de raças na genética deste cão.

Como saber a raça do meu cachorro e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais com as dicas do nosso site e quer continuar aprendendo cada vez mais sobre assuntos diversos, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como saber se a cachorra esta prenha.