Nem sempre é fácil saber se o seu cão está grávido ou não. Os cães podem ser discretos, mas há pequenos sinais que não estão mais em dúvida. Entre o acasalamento no momento da entrega, você geralmente pode contar entre 61 e 65 dias.

Buldogue Inglês filhote

raças pequenas , o urso fêmea de 1 a 4 filhotes enquanto que para as raças maiores gama oferece entre 8 e 12 menores, em média. Então, como reconhecer uma cadela grávida ? E acima de tudo, quais são os sinais físicos de uma cadela em plena gravidez?

Como reconhecer um cão grávido

Os primeiros sinais de uma cadela durante a gravidez são:

  • No início da gestação, algumas cadelas podem sentir perda de apetite ou perder o interesse pela refeição. Por conseguinte, adaptará a sua dieta em conformidade.
  • Os mamilos do cachorro incham por causa do aumento do suprimento de sangue no nível dos úberes.
  • Cerca de um mês após o acasalamento, um corrimento vaginal deve aparecer.
  • Um pequeno período de depressão também pode ser sentido
  • Antes do parto, o cão começa a mostrar sinais de nidificação , arranhando o chão ou a cesta.

Quais são as verificações veterinárias para diagnosticar a gravidez de uma cadela?

Se você detectou alguns desses sinais, consulte seu veterinário para confirmar suas suspeitas. Vários exames podem ser feitos a ele.

boxer-filhote-1024x682-9085687-3846762-6129650-3337831

Para descobrir se o seu cão está esperando os pequenos, o método atual é o ultra – som . Você pode usá-lo a partir de 28 dias de gestação. Mas tenha cuidado, ele não diz o número exato de filhotes na barriga do seu cão. Finalmente, você também tem o teste de ultrassom , muito confiável, que também lhe dirá se o seu cão está grávido.

thai-bangkaew-filhote-5172730-1115801-4579222-6808593

Aqui estão os diferentes passos e possíveis verificações veterinárias:

  • A partir dos 21 dias, uma palpação precisa do abdome pode ser realizada. Esta mancha é difícil em caso de nervosismo do cão ou ligeiramente acima do peso.
  • Entre 21 e 25 dias, existem testes para detectar a relaxina , um hormônio secretado pela mulher grávida.
  • A partir do 25º dia de gestação, você pode identificar o batimento cardíaco com um estetoscópio. No entanto, você não irá distinguir o número exato de filhotes.
  • Após 45 dias, é possível visualizar os esqueletos fetais e ver com precisão o número de filhotes . Para isso, você precisará usar radiografia . Mas este método é arriscado por causa do raio-X .

Em qualquer caso, peça conselhos ao seu veterinário e um acompanhamento permanente para o seu cão durante a gravidez.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk