Como tirar berne de cachorro

Você sabe como tirar berne de cachorro? Não? Então você está no lugar certo! Por que nessa matéria separamos as informações mais importantes e relevantes sobre o assunto para você prevenir e tratar essa doença que tanto afeta os nossos amigos caninos.

Como tirar berne de cachorro
Como tirar berne de cachorro

Sem dúvidas o cachorro é o melhor amigo do homem, e apesar de a procura por petshops nos últimos anos ter crescido bastante doenças como Berne e outras mazelas ainda são frequentes nos cães.

Seja de pequeno ou grande porte, nenhum cachorro está livre dessa doença que muitas vezes surpreende os donos de pets. Aprenda agora o que fazer para proteger o seu cachorro desse verme que dá tanta dor de cabeça. Entenda!

O que é Berne?

Berne não é uma doença nova no universo veterinário, ela acomete vários animais, porém são mais frequentes e visíveis em cães.

Ela é causada pelo depósito de larvas da mosca-varejeira sob a pele ou sob lesões na pele do cachorro.

A larva se multiplica com muita rapidez e a colonização acarreta em feridas com aparência muito feia fora o aumento do risco de infecções mais graves, podendo se espalhar por toda a extensão do corpo do cachorro.

Como tirar berne de cachorro
Como tirar berne de cachorro

Por isso se você tem em sua casa ou em sua fazendo um cachorro, é fundamental saber como prevenir e como tratar essa doença. Mas um aviso importante para você é se a doença estiver em estado avançado não arrisque a vida do seu melhor amigo, procure um veterinário.

Como evitar berne de cachorro

Infelizmente berne de cachorro pode acontecer em vários lugares, mas sem dúvidas é na área rural que os cães costumam sofrer mais. Isso se deve a presença mais frequente da mosca varejeira, que é a principal transmissora da Berne de cachorro.

Mas, os veterinários são unânimes ao afirmar que manter o ambiente sempre limpo e arejado é fundamental para evitar a mosca varejeira e também outras doenças terríveis que acometem cães e outros animais como equinos e bois.

Livre-se de fezes e lixo nos locais onde o seu cachorro mais frequenta e de vez em sempre utilize algum inseticida para espantar a mosca varejeira. Ah! Antes que eu me esqueça é primordial manter o seu cachorro longe de estábulos e currais.

Como tirar berne de cachorro?

O tratamento para tirar berne de cachorro não é algo muito fácil. Por isso requer cuidados muito especiais que geralmente só um veterinário pode fazer em uma ambiente controlado e limpo.

Como tirar berne de cachorro
Como tirar berne de cachorro

A recomendação de levar para uma clínica se deve ao fato de que a colonização dos vermes costuma abrir um buraco na pele e a ferida se não tratada adequadamente pode infeccionar e causar um dano maior ainda.

O tratamento deve ser feito com remédios aplicados direto sobre a ferida e/ou por via oral.

Lembrando que nem todos os medicamentos são indolores, principalmente os em aerosol, e isso pode ser bem incômodo pro seu amiguinho.

Após o diagnóstico e da prescrição do medicamento o veterinário vai dar alta para o cachorro permitindo que você leve de volta para casa. Se você seguir a prescrição a risca ainda assim precisará voltar para retirada do verme.

Consequências por não tirar berne de cachorro

Não tirar o berne de cachorro do seu animal pode ter consequências graves, e a principal delas é uma infecção generalizada. As ulcerações também podem ser uma porta de entrada para fungos e bactérias que podem agravar ainda mais o quadro.

Não tratar o berne de cachorro corretamente pode significar um risco para todos os humanos que têm contato com o cão. Sim, pois a doença também pode afetar os humanos e causar feridas na pele de qualquer animal.

Como tirar berne de cachorro e muito mais!

Agora que você aprendeu como tirar berne de cachorro não perca tempo e veja também outras de nossas matérias com temas diversos.

Como saber se o meu cachorro está com Berne?

Para u003cstrongu003eidentificaru003c/strongu003e é só verificar u003cstrongu003eseu003c/strongu003e há buracos na pele do cão e u003cstrongu003eseu003c/strongu003e esses buracos parecem inflamados e altos. É contraindicado o tratamento da u003cstrongu003eberneu003c/strongu003e em u003cstrongu003ecachorrosu003c/strongu003e em casa, pois o parasita forma um buraco dentro da pele do animal e esse machucado precisa ser tratado para não infeccionar.

Como fica a pele do cachorro com Berne?

Ao entrar no embaixo da u003cstrongu003epeleu003c/strongu003e, no tecido subcutâneo, a larva vai deixar um buraco na u003cstrongu003epele do cachorrou003c/strongu003e. Conforme a larva se desenvolve, o buraco pode u003cstrongu003eficaru003c/strongu003e maior. A área afetada também pode apresentar inchaço e, se houver inflamação, pus.

O que fazer quando se tem Berne?

A principal forma de eliminar as larvas é por asfixia. Esse tratamento costuma ser iniciado pelo fechamento da ferida, usualmente feito com vaselina. Dessa forma, impede-se que a larva respire. Depois disso, a criatura é extraída com a utilização de pinça.

Confira outras dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20