Durante toda a sua vida, sua cobaia deve ser capaz de viver em um ambiente próspero. Você também deve dar-lhe cuidados quase diários. Sua higiene deve ser irrepreensível para fazê-lo evoluir em boa saúde. Um campo que é vasto e preciso, onde certos gestos devem se tornar um hábito. Nós aconselhamos sobre isso.
Sua cobaia normalmente se prepara . No entanto, você deve estar presente ao seu lado para completar este banheiro, para que ele não desenvolva nenhuma doença . Além disso, você deve ter certeza de sua boa nutrição , seu ambiente de vida e certos aspectos físicos que lhe dizem respeito.
Sua cobaia vai passar a maior parte de seus dias em sua gaiola . Deve ser ao mesmo tempo espaçoso , mas não muito alto. Não é um roedor de escalada . Você pode optar por uma gaiola de coelho ou uma gaiola de furão , como mostramos neste guia . Tão importante quanto sua gaiola, sua maca . Você preferirá cânhamo, linho ou celulose . Você evitará lascas de madeira e jornais , que são lixo nocivo . Seu animal de estimação deve se moverem uma superfície agradável, suave e não irritante.
Nós falamos sobre isso em mais detalhes aqui, mas sua cobaia deve ter acessórios essenciais dentro de sua gaiola. Eles se enquadram na categoria de cuidado e atenção para trazê-lo. Então, você não vai esquecer sua tigela e sua garrafa , um rack para o feno . Em sua área de descanso, você terá que construir uma casa com um telhado plano . Para entretenimento, ele terá túneis e pequenos tubos . Claro, não esconda a rede , uma vantagem real para ele.
Uma dieta respeitada ajuda a minimizar o risco de doença. Você evitará deixar o caminho marcado. Sua cobaia é um roedor herbívoro que só se alimenta de feno, legumes e frutas . Evite doces e frutas muito doces . Além disso, considere dar-lhe um suplemento de vitamina C através de uma mini-seringa .
Sua cobaia não é necessariamente frágil em termos de saúde. No entanto, ele pode, durante sua vida, desenvolver patologias. Alguns são evitáveis pela atenção diária . Você deve observar sua cobaia. Primeiro, se o casaco dele ficar brilhante e sedoso . Nunca deve ser aborrecido ou sujo. Isso poderia ser um sinal de uma patologia .
Não há vacina para sua cobaia. Isso não impede que você visite seu veterinário de tempos em tempos. Do seu lado, você fornecerá cuidados básicos , como verificar os olhos e os dentes . Este último nunca deve ser muito longo ou torto, caso contrário ele pode causar uma má oclusão ou uma infecção mais grave da cavidade oral.
Caso sua cobaia tenha cabelos compridos, não hesite em escová- la regularmente. Você manterá seu vestido e a qualidade deste último, impedindo que o cabelo fique emaranhado .
Mais uma vez, a base da manutenção de sua cobaia e seus cuidados passarão por sua gaiola . Seu interior deve ser irrepreensível em todos os aspectos. A higiene deve ser respeitada . Você deve trocar as roupas de cama regularmente e desinfetar os acessórios de tempos em tempos. Sua água deve ser renovada e sua tigela lavada .
Para o resto, não se esqueça de colocar sua gaiola em um local tranquilo. Evite quartos com muita passagem. Isso pode ser uma fonte de estresse para o seu roedor. Ele realmente não precisa disso.
Opte por um local bem ventilado e temperado onde os rascunhos estejam ausentes.
O cuidado para levar a sua cobaia deve ser regular , mesmo diariamente . O cuidado passa pela sua saúde , mas também, e especialmente pelas condições de detenção , pela sua alimentação , pela sua escovação e pela qualidade do seu ambiente . Sua cobaia tem uma higiene muitas vezes impecável, mas às vezes precisa de ajuda. Você deve aprender e repetir essas ações sempre que possível. Eles garantem uma vida calma, relaxante e saudável.
A expectativa de vida da sua cobaia é de cerca de 7 anos de idade. Se sua dieta é adequada, ele não sofre de qualquer deficiência e que seu desenvolvimento está no ponto de encontro, ele viverá normalmente até esta idade sem conhecer falhas importantes na saúde. No entanto, alguns podem intervir sem aviso prévio. Essas doenças comuns às vezes são benignas, às vezes fatais. Quais? Como reconhecer e evitá-los? Nosso conselho.
Doente, sua cobaia pode ter vários sintomas. Todos devem trazer para ver um veterinário o mais rapidamente possível.
Como quase todos os roedores, a sua cobaia pode sofrer de má oclusão dentária , causada por uma dieta muito pobre em fibras , devido a um choque, devido à implantação pobre de dentes … Os roedores têm a distinção de ter dentes Com crescimento contínuo, eles devem comer alimentos que limitem o crescimento dos dentes (feno essencial, grânulos …).
Isso causa uma rápida perda de peso em sua cobaia que não pode mais comer como deveria. Apenas consulta com seu veterinário, para que este último opera sua cobaia, pode resolver este problema. Qualquer mudança no comportamento alimentar de sua cobaia deve levá-lo a consultar um veterinário.
Às vezes as almofadas da sua cobaia têm uma doença muito dolorosa chamada pododermatite . É uma infecção da pele que muitas vezes deriva na necrose. É o resultado da falta de higiene da gaiola da sua cobaia ou de uma ninhada inadequada , suja, molhada; A falta de vitamina C é um fator que favorece o desenvolvimento dessa patologia.
Se a pododermatite não for tratada, pode levar à morte por sepse. Parece apropriado ir ao seu veterinário, que irá prescrever um tratamento medicamentoso bastante longo, incluindo pomada e vestir-se no caso de uma doença já avançada. A roupa de cama à base de madeira pode ser traumática para a pele dos pés, e o cuidado da gaiola precisa ser feito várias vezes por semana para manter a cama seca.
O resfriado comum causa uma infecção respiratória à sua cobaia. Como no gato, a coriza é um conjunto de sintomas que, uma vez reunidos, fazem dela uma doença por si só. A doença pode variar de resfriados a pneumonia com risco de vida. Assim, sua cobaia apresentará todos os sintomas de um resfriado comum: nariz escorrendo, olho. As vias aéreas estarão congestionadas.
Seu veterinário, prontamente consultado, estudará a respiração de sua cobaia, também fará análises adicionais como um raio X. O tratamento medicamentoso pode colocar sua cobaia nas pernas em poucos dias. Cobaias são animais sensíveis a variações de temperatura e correntes de ar, tenha cuidado para protegê-los do frio no inverno e ar condicionado no verão.
É raramente encontrado em roedores, exceto em sua cobaia. De fato, ele pode estar sujeito por causa de uma dieta hiperglicídica ou excessiva. Os sintomas desta doença nem sempre são fáceis de observar em primeiro lugar: flutuante apetite (comer muito e perda de apetite), polyuropolydypsie (bebidas lotes e lotes de urina), fadiga. Esses sintomas exigirão que você consulte um veterinário, que fará um exame de sangue para garantir diabetes mellitus. Não há tratamento de diabetes mellitus na cobaia, que será, portanto, monitorar o fornecimento de alimentos limitantes ricos em açúcar , como banana, cenoura … A curto prazo prognóstico para esta condição é ruim .
É manifestado em particular pelo que é chamado de escorbuto . É uma deficiência bastante comum em cobaias, que ao contrário de outros animais não sintetiza vitamina C. É uma vitamina essencial para a vida da cobaia, por isso não deixe de trazê-la diariamente. Esta ingestão pode ser feita em forma líquida com uma seringa sem agulha, na forma de pó para colocar em água ou frutas frescas e vegetais ricos em vitamina C (salsa, tangerina, pimenta …).
Sem isso, ele sofrerá de deficiência . Esta falta de vitamina C provoca uma fraqueza geral da sua cobaia, que também pode apresentar articulações inchadas ou deformadas . O tratamento é a administração de vitamina C em altas doses por uma semana ou mais. Aproxime-se do seu veterinário.
Deve-se saber que alimentos secos (grânulos, pellets …) de boa qualidade são enriquecidos em vitamina C para limitar esse problema de deficiência, mas cuidado com o armazenamento deles. Eles devem ser armazenados longe da luz para não perder suas vitaminas.
Referências
https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk
Notícias sobre o Mundo Animal
Deixe uma resposta