Há um mito de que quanto maior um cachorro, mais perigoso ele é. Este mito obviamente não leva em conta o caso do Dogue Alemão, entre muitos outros. O tamanho de um cão não trai o caráter dele, e se o dinamarquês pode surpreender pelo seu tamanho, é importante notar que ele é bastante sociável, gentil e não representa nenhum perigo tão bem educado, como qualquer outra raça de cachorro. A única preocupação que você tem quando você considera adotar um Dogue é o lugar que você tem em sua casa. Comumente conhecido por sua interpretação na televisão sob o caráter de Scooby-Doo, o Great Dane é um amigo que você terá que mimar, e isso fará com que você se sinta bem!

dog-alemao-retrato-1024x729-4086148-8655784-9734382-5176899

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

O Dogue é um cão imponente, que terá dificuldade em passar despercebido. Não é nada menos que harmoniosamente constituído, o que lhe valeu o apelido de Apollo entre os amantes de cães. Seu corpo alongado pode atingir 80cm em machos e 72cm em fêmeas. No lado do peso, os machos pesam entre 55 e 70 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 45 e 65 kg. Em outras palavras, vai dar um passeio até a academia antes que você possa carregá-la em seus braços.

O Great Dane tem um cabelo curto, liso e brilhante; geralmente preto, azul, arlequim, tawny ou tigrado. Seu crânio é alongado e esculpido de maneira delicada, sua trufa é relativamente larga, seu focinho retangular e sua mandíbula larga. Suas orelhas estão amarradas e caídas. Seus olhos geralmente são escuros se o vestido não for azul ou arlequim. Sua cauda está amarrada e forma um ponto diminuto.

ORIGENS E HISTÓRIA

A controvérsia em torno de sua origem é flagrante e é até encontrada em seu nome. Muitas vezes chamado Grand Dane, o Great Dane não encontra suas raízes na Dinamarca. A raça está muito presente no reino dinamarquês, o que pode explicar a confusão. O Dogue seria um descendente de cães chamados “Alans”, pertencentes ao povo dos alanos, cavaleiros nômades do Irã. Eles conquistaram a Europa a partir do 4 º ao 6 º século, e até o final da Idade Média, seus cães foram valorizados por suas habilidades de caça excepcionais, especialmente quando se tratava de javali.

dog-alemao-olhando-5788229-7229925-8278397-2465574


A criação do Great Dane que conhecemos hoje durou vários séculos e cruzará muitas cruzes com mastins europeus. É possível rastrear seu ancestral mais moderno de Bullenbeisser, um cão poderoso entre um galgo em movimento rápido e um inglês. Será necessário esperar até 1878 antes que uma criação de Dogue realmente comece. O primeiro padrão da raça será escrito dois anos depois, e o clube da raça será criado em 1888 na Alemanha. Lado francês, o clube será criado em 1923, e o padrão escrito em 1991. A corrida é relativamente jovem na Europa..

SEU FÍSICO, SUA SAÚDE

O Great Dane precisará de você e de liberdade. Ele deve ser capaz de correr e brincar várias vezes ao dia, se possível. Ele é muito energético, uma vez liberado, mas ele permanece acima de tudo um cão calmo que sabe como se comportar se ele foi treinado habilmente. Não é aconselhável deixá-lo fora durante a noite, então esteja pronto para recebê-lo em sua casa. Sua sensibilidade ao frio torna-o relativamente frágil, e você deve prestar atenção à temperatura ambiente no inverno. Para ele, nada melhor do que estar em uma casa quente com sua família.

dog-alemao-nadando-1024x683-6865164-6532123-5900591-1753803


Embora seja imponente, não é realmente invasivo. Ele vai deixá-lo sozinho durante o dia, e você estará inclinado a cuidar dele e cuidar dele, da mesma forma que você poderia fazer com um cão menor. Durante sua juventude, a dieta do Dogue deve ser monitorada diariamente. Alguns pratos serão favorecidos, a ingestão de vitaminas será calculada com precisão. Uma vez adulta, será um cão robusto, mas ainda será necessário controlar o risco de displasia da anca que permanece comum na raça. Portanto, não é recomendado fazer nenhum exercício físico. Evite tanto quanto você pode fazer saltos e qualquer coisa que possa atingir seus ossos diretamente.
A expectativa de vida de um Great Dane é, infelizmente, apenas 9 anos de idade, em geral. É importante poder oferecer-lhe uma vida confortável e monitorizar a sua saúde com a maior regularidade possível, o acompanhamento veterinário é sobretudo para garantir o bem-estar do seu novo amigo. Certifique-se de mudar sua dieta de acordo com sua idade e oferecer-lhe jogos que correspondam à sua condição física do momento.

CARÁTER E HABILIDADES

O Dogue Alemão é acima de tudo um cão muito jogador, daí a necessidade de passar tempo com ele e oferecer-lhe um passeio por dia, no mínimo. Ele é gentil e protetor, então ele se torna um cão de guarda perfeito quando necessário. Seu físico é geralmente suficientemente dissuasivo e sua desconfiança de estranhos fará o resto. Ele é fiel aos seus mestres, então devemos pensar em socializar em breve. Seu entusiasmo, no entanto, às vezes pode exceder certos limites, por isso deve ser controlado e canalizar sua atenção para o que é importante. Com sua família ele será calmo, inteligente e muito dócil. Ele terá poucos conflitos com outros cães e outros animais. A coabitação com um gato é possível, é o felino que poderia começar as batalhas.

dog-alemao-gigante-9955471-5791336-5715646-7019921

O Dogue não é especialmente um fugitivo, mas ele odiará ficar trancado por muito tempo. Portanto, é proibido morar em um apartamento e evitar, tanto quanto possível, viajar em um veículo fechado. Mantenha as viagens ao mínimo.

SUA EDUCAÇÃO E COMPORTAMENTO COM OUTROS ANIMAIS

Como com todas as outras raças de cães, a educação de um Dogue deve começar nas primeiras semanas. Ele é um animal muito inteligente, então ele entenderá rapidamente os exercícios de educação, as recompensas e as repreensões. Seu treinamento é relativamente fácil e eficaz, mas não o exagere, caso contrário, ele assumirá o controle. Se você não for rigoroso o suficiente, ele pode fazer sessões de treinamento como jogos, sem aprender lições. Ele é naturalmente dotado de agilidade e possui habilidades incomparáveis, será necessário ter cuidado para explorá-los.


Trabalhe diariamente com o seu cão, o lema é a repetitividade. Quanto mais um exercício for repetido, mais cedo ele será assimilado e o Dogue não esquecerá suas ordens de uma sessão para outra. Evite gritos e golpes, eles nunca servem de aprendizado! 
É importante socializar, mas não tente forçá-lo a ser agressivo em relação aos intrusos, seu físico imponente será suficiente. Ele é naturalmente desconfiado de pessoas que ele não conhece e, portanto, pode ser ameaçador, sem nunca agir.

HIGIENE E MANUTENÇÃO

Antes de optar pela adoção de um Dogue Alemão, saiba que os custos mensais são muito altos, como muitas vezes com cães de grande porte. O preço de compra geralmente é entre 1000 e 1500 €, o que continua sendo um argumento a ser levado em conta. Esteja também preparado para gastar muito em cuidados veterinários por pelo menos os primeiros 12 meses da sua vida. Sua dieta requer uma quantidade significativa de alimentos, o que rapidamente aumenta as contas de manutenção.
Nível de preparação, o Great Dane deve ser escovado o mais regularmente possível. Você também precisará examinar seus ouvidos constantemente, para se certificar de que eles estão limpos e que a pele não está irritada. Pode ser necessário cortar as unhas e limpar os olhos de vez em quando. Um banho por mês é geralmente suficiente, não se esqueça de se acostumar a água muito cedo, ele pode até acabar gostando!

dog-alemao-deitado-1024x685-9460955-5132946-3623417-5301966

A adoção de um cão deve ser sempre ponderada, é importante levar em conta todas as incógnitas e as características da raça. O Dogue é um animal financeiramente exigente, e terá que ser capaz de brincar na grama pelo menos uma vez por dia. Uma vida de apartamento não é feliz para tal cão, então fará concessões, ou esperará alguns anos antes que você possa oferecer uma casa mais acolhedora. Esse grande jogador sempre será fiel ao seu mestre e você deverá devolvê-lo a ele. Também é importante notar que a otectomia, cortando as orelhas dos cães, é ilegal desde 2008 na França, exceto por motivo médico adiantado por um veterinário.Há muito tempo vítima desta prática, o Dogue deve agora tirar proveito de suas longas orelhas caindo!



Um animal cheio de majestade, elegância e nobreza, o mastim é referido como “o Apolo da raça canina”. Muito bonito e majestoso, ele conquistou terras e mares. Representa o personagem “Scooby-Doo”, o famoso desenho animado. Ele também tem seu papel especial em “Four Bassets for a Danish”, no qual ele interpretou Brutus. Tanta informação que nos faz pensar que o Great Dane tem qualidades reais.

dogue-alemao-olhando-1024x683-1123621-6488421-2384248-6375894

AS CARACTERÍSTICAS DO GREAT DANE

Tigrado, tawny, azul, arlequim ou preto, tudo depende da variedade do Great Dane, é o orgulho de seus mestres. Força e elegância estão nele, sua presença é devida à sua grandeza e poder. A forma de sua cabeça é bem alongada, enquanto permanece cinzelada e estreita, com orelhas altas.

dogue-alemao-marrom-7150466-7535790-8853655-7123153

No passado, a obrigação de cortá-los estava em ordem. Hoje em dia, eles podem ser deixados inteiros. Seu corpo é todo comprido, representando cerca de 5% de sua altura total. Seus cabelos são bons, o macho mede cerca de 80 cm, enquanto a fêmea não excede 72 cm. Já não está mal, certo?

Cachorro que você gosta muito, é claro que usá-los não é uma tarefa fácil. Por quê? Porque a faixa de peso do macho é de 55 a 70 kg. Para a fêmea, é de 45 a 65 kg.

ORIGEM

Ela é linda e bem estabelecida. Alemães, os mais velhos desta raça eram os Bullenbeisser, significando “caçador de touro”. Este último, enquanto isso, desempenhava um papel de caçador de porcas. Cães muito grandes, eles eram muito populares para caçar javalis, cervos e até mesmo ursos.

dogue-alemao-idoso-1024x900-6932308-1620681-2734840-2379576

Os primeiros mastins alemães provaram seu valor na Dinamarca, daí o nome “Great Dane”. A denominação mudou para que retenha suas origens reais em seu nome. É por isso que hoje, esse lindo cão é chamado de “Great Dane”.

CARÁTER DESTA RAÇA DE CACHORRO

Além de seu lado do jogador, o Great Dane também precisa realizar proezas físicas. Assim, o exercício diário é capital para o seu bem-estar. Muito macio e muito protetor, acaba sendo um ótimo cão de guarda. Seu enorme entusiasmo fez dele um cão para ser canalizado.

dogue-alemao-filhote-953x1024-3602298-5121630-9880286-5268204

Calmo e inteligente, ele é dócil. O Great Dane é um cão que gosta de estar na companhia de gatos e cães. Embora não seja fugitivo até agora, você deve saber que esta grande bola de cabelo não gosta de ficar trancada. É por esta razão que uma vida em um apartamento não combina com ele, assim como a viagem, trancada em um veículo.

CONDIÇÕES DE VIDA

O Great Dane é um cão que precisa de espaço para correr, brincar e desabafar. Ele precisa de liberdade. No entanto, seu temperamento calmo faz dele um cão que sabe se levantar. Tenha cuidado para não deixá-lo fora durante a noite. Ele não gosta de temperaturas frias. Ele gosta de se encontrar em seu aconchegante pequeno ninho no meio de sua família.

dogue-alemao-duas-cores-1024x766-6469442-8190699-3936812-3977175

Pouco invasivo, não vai incomodá-lo todos os dias. Você pode mimá-lo, assim como você faria com um cachorro pequeno.

SUA SAÚDE

Em sua juventude, o Dogue Alemão requer atenção especial, especialmente por sua dieta e vitaminas contidas em nutrientes. Como adulto, ele continua forte. Por favor, ainda verifique a displasia do quadril, que afeta muitos mastins alemães. Infelizmente para os mestres amorosos, a duração do Great Dane é muito curta. Oito ou nove anos no máximo.

dogue-alemao-na-grama-1024x730-9753632-1984826-1076167-1021609

EDUCAÇÃO

Quanto aos caninos, sua educação começa nas primeiras horas de sua vida. De fato, sua inteligência desenvolvida faz dele um canino que entende muito rapidamente, sejam elogios, como reprimendas. Como resultado, seu treinamento é bastante eficiente e fácil, mas tenha cuidado para não “estragar” também.

Ele pode em breve se acostumar a brincar em vez de aprender. Tudo lindo e fofo, suas habilidades são exemplares. Basta simplesmente dar-lhe a oportunidade de explorá-las. O trabalho diário é, portanto, essencial, para que os exercícios repetitivos sejam bem assimilados por ele mesmo e ele não os esqueça de uma sessão para outra. A educação positiva, claro, é importante para ele.

ALGUMAS DICAS

Você quer adquirir um mastim alemão? Você tem que estar pronto para cuidar dele, para investir em cuidados veterinários, pelo menos durante o primeiro ano de vida. É preciso também saber que ele come muito, não sendo pequeno. Como resultado, o Great Dane é relativamente caro para manter. Dito isto, nada é impossível, você pode se importar em amá-lo e amá-lo. Ele ficará tão feliz em compartilhar sua vida diária, com ou sem filhos. Pode o Great Dane tornar-se seu fiel companheiro nos próximos dias?

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk