Quando o angorá tem uma ideia em sua cabeça, pode ser difícil convence-lo a mudar de ideia sobre como ele deve se comportar, mas ele é tão encantador que você provavelmente não se importará.

Origem da raça Angorá

O gato Angora de pelos longos não é a fonte de material suéteres de angorá, embora seu pêlo seja certamente macio e bonito. Esta raça natural leva o nome da cidade de Ankara, na Turquia, que era conhecida anteriormente como Angora.

Turkish Angora (18 months old) in front of a white background

Durante séculos, os gatos foram lembranças atraentes para invasores ou visitantes da Turquia e podem ter sido os primeiros gatos de pelos longos a chegar à Europa. Uma teoria sugere que os vikings os trouxeram da Turquia há mais de mil anos.

Os gatos quase entraram em extinção e foram salvos apenas através de um programa de criação originário do zoológico de Ankara. 

As angorás foram trazidas para os Estados Unidos pela primeira vez em 1954. Os criadores se interessaram por eles, mas foi somente na década de 60 que a existência da raça foi reconhecida oficialmente na Associação de Cat Fanciers. 

O CFA começou a registrar os gatos em 1968 e concedeu reconhecimento total às angorás turcos brancos em 1972. Os angorás turcos coloridos foram aceitas em 1978. Hoje, os gatos são reconhecidos pela maioria dos registros de gatos norte-americanos.

Personalidade dos gatos Angorás

Bonito e elegante, o angora pode surpreender um amante de felinos desavisado com seu atletismo e inteligência.

Nenhuma estante é alta demais para ele, e nenhuma porta fechada está a salvo de ser aberta por suas patas. Embora ele certamente possa ter maneiras adoráveis, no geral eles são ativos e barulhentos em sua natureza, com uma esperteza que o torna infinitamente divertido

Ele gosta de jogar e fará o que for necessário para obter e manter sua atenção, mesmo que isso signifique se meter em problemas.

 Essa raça mantém seu comportamento de gatinho até na velhice. Ele é amigável com os hóspedes, mas ama apenas a sua família. Ele é do tipo sociável por isso é mais adequada para uma casa onde ele terá outro gato ou cachorro para fazer companhia se não tiver humanos em casa durante o dia.

  Quando você está em casa, o Angora pode se prender sobre seus ombros ou acomodar-se confortavelmente em seu colo. À noite, é provável que você o encontre próximo a você, com a cabeça apoiada no travesseiro.

O que preciso para viver bem com o meu gato?

Para viver feliz com um deles, você deve ter um senso de humor que corresponda ao dele, além de ser extremamente paciente. 

 Uma vez que ele pensa em agir é quase impossível fazer com que mude de ideia. Se paciência não é o seu forte, talvez precise considerar uma outra raça. 

 Este é um gato carinhoso e gentil, dedicado à sua família, mas sua inteligência precoce, desenvoltura, desejo de interação e brincadeira, e um curto tempo de atenção podem torná-lo um desafio para se conviver.

 Saúde dos felinos

Os angorás turcos são geralmente saudáveis, mas gatos brancos com um ou dois olhos azuis são propensos a surdez em um, ou ambos os ouvidos. Outros problemas observados na raça são ataxia e cardiomiopatia hipertrófica.
Ataxia é um distúrbio neuromuscular fatal que afeta gatinhos muito jovens com 2 a 4 semanas de idade. A triagem cuidadosa reduziu bastante a incidência da doença.

A cardiomiopatia hipertrófica é uma forma de doença cardíaca que causa o aumento do músculo cardíaco. Pode ser encontrada em gatos com e sem pedigree. As angoras turcas são uma das raças que podem ser afetadas por esta doença.

Quanto custa um angorá?

O preço pode variar entre 400 e 1000 reais.

Por que ter um Angorá em casa?

Perfeito para famílias ativas, ele gosta de brincar e de obter a atenção humana, e para isso fará várias palhaçadas. É amável com hóspedes e vai se acomodar ao seu lado ou no seu colo ao fim do dia.

Por que não ter um Angorá em casa? 

Raças inteligentes costumam ser também as mais teimosas, pois tem uma ideia clara do que devem fazer e como se comportar. Para ter um Angorá é preciso dose extra de paciência, pois lidar com a teimosia, curiosidade, senso de humor, engenhosidade, desejo de interação e vontade de brincar podem lhe dar a impressão de que há 100 gatos dentro de casa. 

Saiba mais sobre gatos aqui.

O Gato Angorá turco é elegante de assistir. Seu cabelo médio-longo também tem uma vantagem sobre outras raças com esta característica: um undercoat muito leve, que facilita muito sua escovação e, portanto, sua manutenção. 

O angorá turco é muito fácil. Ele se levanta facilmente. Ele não aprecia a solidão, mas é, paradoxalmente, bastante independente. Isso não o impede de amar a presença de seu dono, a quem ele é muito ligado.

Ágil, flexível, também é bastante esportivo. Gosta de brincar com crianças e a companhia de cães ou cachorros não o incomoda. Note que ele gosta particularmente de água e não hesitará em mergulhar em uma pia ou banheira.

gato-angora-pequeno-1024x682-7406189-3178282-7943247-1063933

Você está procurando uma raça rara de gato, que pode viver tão bem no apartamento como no campo? Você pode escolher o angora, gato alegre e inteligente, muito bonito que não vai deixar você indiferente. Espécie protegida, ele viajou o mundo por dois milênios para nos encontrar como uma raça natural.

Gato elegante e energético com olhos verdes, ele ama a sua independência, mas não a solidão. O padrão Angora é uma cabeça pequena a média com uma forma triangular suave. 

Seu focinho mal é arredondado e o queixo firme. Seus olhos são grandes em forma de amêndoa e ligeiramente inclinados. Suas orelhas são grandes e largas, colocadas no alto da cabeça. O decote é bastante longo, fino e gracioso.

gato-angora-esticado-1022x1024-1035513-9166668-3633684-1665895

O corpo deve ser longo, musculoso e fino ao mesmo tempo, ombros tão largos quanto os quadris. As pernas são longas, as patas traseiras mais longas que as anteriores. 

Os pés devem ser ovais, pequenos com tufos de pêlos entre os dedos. A cauda é larga, longa e afilada, bem mobiliada com uma forma de pena de avestruz. O cabelo deve ser médio-longo, sedoso e fino com muito pouco subpêlo.

gato-angora-peludo-867x1024-6940750-5850986-7435200-2181323

História da raça do Gato Angorá

O angorá turco é originário de Angora , como o próprio nome sugere, uma cidade da Turquia . A corrida é muito antiga, já que poderíamos voltar ao tempo do antigo Egito . 

Pêlos longos e pêlo branco foram muito apreciados pelos turcos. Ele oficialmente desembarcou na Europa em 17 th século. Sua aparição deve-se a um francês, Nicolas de Peiresc , e a um italiano, Pietro della Valle

Faz parte da corte de Luís XIII, Luís XIV, Luís XV e até Luís XVI. Seu cabelo comprido atrai a curiosidade desde então, os europeus foram principalmente voltados para gatos com pêlos curtos. Os pintores também são inspirados por esta raça, muito esbelta e agradável aos olhos.

No entanto, o angorá turco quase desapareceu. Na origem da criação dos persas , ele se torna uma vítima. Felizmente, os criadores americanos e europeus estão se unindo para dar a ele uma segunda vida. 

Ele voltou em força após a Segunda Guerra Mundial . Sua raça foi reconhecida em 1973 e a Federação Internacional Felina fez o mesmo em 1988. Na França, é um dos 15 gatos favoritos dos franceses. Muitas vezes é apresentado durante shows de gato.

gato-angora-correndoi-1024x640-7159995-9261141-5964109-6769558

Seu gato é um pequeno gato ativo, alegre, inteligente e brincalhão. Angora aceita a companhia do homem, mas é independente e ama a liberdade. 

Sociável, no entanto, será necessário estar firme com ele em sua educação. Mesmo que ele seja independente, ele não apoia a solidão e participará das tarefas de sua família.

Para ser entendido, ele é um seguidor de miados e se expressará por esse meio. Um jogador de angora de gatinho permanecerá isto toda a sua vida. 

Outros traços de caráter do angorá; Ele é caçador esportivo e muito bom, jogador que gosta de se esconder em todos os cantos da casa, gosta de se empoleirar nos móveis para observar, carinhoso, gosta de gozar no seu ombro.

gato-angora-jovem-1300881-1072716-8913656-9821791

Características físicas

Seu corpo : o angorá turco tem um corpo esbelto e esguio. Debaixo do cabelo, ele quer ser musculoso. Seu corpo permite que ele seja particularmente ágil e flexível, já que seu peso total não excede 5 kg. 
Seu cabelo  : Ele tem um cabelo meio longo. Ele é especialmente mais fornecido ao nível da barriga e do peito. Seu casaco parece uma pena e é muito agradável de tocar. Ele tem muito pouco subpêlo. 
Sua cor : As cores chocolate, canela, lilás ou fulvo não são aceitas. Todos os outros vestidos são tolerados. Naturalmente, o Angorá turco branco é o mais popular. 
Sua cabeça : Sua cabeça é bem pequena comparada com o resto do corpo. Forma um triângulo com pontas suavizadas. 
Seus olhos: Eles são ligeiramente tendenciosos, grandes o suficiente e em forma de amêndoa.  
Seus ouvidos : As orelhas do angorá turco são bastante grandes, apontadas mesmo que a extremidade superior esteja levemente arredondada. Eles têm um pouco de cabelo.     
Sua cauda : Ela tem muito cabelo. É grande o suficiente na base e depois desaparece como você vai.

Comportamento do angorá

O angorá turco é muito sociável, mesmo que ele também tenha paz . Ele é independente, mas ama as carícias de seu mestre ou de sua família. Ele gosta de estar no centro das atenções , tanto que ele pode ser um pote de cola de acordo com seu temperamento. 

Para este propósito, ele tem um caráter forte . Ele é ativo, animado, muito inteligente . É facilmente erguido. Ele tem um espírito brincalhão e gosta deste prazer com as crianças , que ele ama especialmente. Ele geralmente se dá bem com seus semelhantes e outros animais de estimação.

gato-angora-em-foco-1024x576-9345479-5038494-8372786-7875426

O angora turco adora amplos espaços abertos . Sua independência anda de mãos dadas com sua necessidade de liberdade . Assim, ele aproveitará a vida no campo . 

Leia também Gato macho ou fêmea: qual escolher?

Vida de apartamento pode ser um problema a longo prazo, a menos que você possa ir e voltar do lado de fora. Para este propósito, será necessário estar atento aos parasitas que ele poderia trazer de volta. Ele não ficará confortável trancado.

gato-angora-grane-1024x576-2098934-4629728-8946432-5904618

O angorá turco não contrai nenhuma doença em particular . Esta é uma espécie muito sólida . Nenhuma patologia genética é registrada. Será simplesmente necessário vacinar contra todas as doenças clássicas em gatos: raiva, tifo, leucose e coriza.

Sua manutenção é mais fácil que outro gato com cabelos longos. E por boas razões, quase não apresenta subpêlo. Assim, uma escovação regular semanal é suficiente. 

No verão, pode ser uma vez a cada duas semanas. No entanto, ele deve ser período de muda diariamente para impedir que engolir seu cabelo, o que resultaria na criação de bolas de pêlo, prejudiciais para o sistema digestivo.

O angorá turco simplesmente requer atenção especial durante a muda , especialmente em termos de escovação. Para o resto, é um gato muito limpo . 

Como com tudo, a condição de suas orelhas deve ser monitorada regularmente. Ele gosta de estar fora. Deve ser assegurado que não traz parasitas de volta para sua casa. By the way, este gato ama a água e não terá nenhum problema tomando banho de vez em quando.

gato-angora-filhote-1024x576-7245229-4203813-1355626-1398855

Alimentação

O angorá turco precisa de uma dieta rica em proteínas , oligoelementos e vitaminas, o que lhe permite manter um pêlo sedoso. Você também pode dar-lhe uma dieta rica em fibras , o que facilitará a eliminação das bolas de pêlo que podem se formar.  

Fim do post sobre Gato Angorá

Siga-nos em nossas redes sociais

Instagram: instagram.com/felipobellinipro/

Facebok: https://facebook.com/demonstrar

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk