Gato Himalaio

O Himalaio é uma raça híbrida idêntica ao persa, mas diferenciada pelos pontos nas extremidades dos gatos (máscara facial, pés, orelhas e cauda) que resultam em um gato do tipo persa com padrão siamês. 

O Himalaia geralmente é um gato forte, com excelente desossa e musculatura, um gato bem equilibrado, que passa a impressão de ser gordo.

himalaio deitado
Um gato do Himalaia Flame Point louco, chateado e reclinado

Personalidade

“Himmies”, como são chamados às vezes, são maravilhosos companheiros felinos em ambientes fechados.

 Eles são gentis, calmos e de temperamento doce, e também possuem um lado divertido. O Himalaia vai se esticar ao seu lado, dormir na sua cama e até sentar no seu colo quando estiver de bom humor. Ele não se importar em ter novas rotinas e consegue fazer amizade facilmente.

Assim como os siameses, os Himalaias adoram brincar de pega-pega, e um pedaço de papel amassado ou um brinquedo de gatinho os entretém por horas, ou até a próxima soneca. 

Gato himalaio

Os Himalaias são devotados e dependem de seus humanos para companheirismo e proteção. Eles anseiam por muito carinho, o que é uma sorte, já que todo proprietário do Himalaia passa parte do dia fazendo exatamente isso. 

Como seus irmãos persas, eles são dóceis e não vão incomodá-lo em busca de atenção, como fazem algumas raças. Apesar de serem ativos no mesmo nível de um persa, eles não são vocais como os siameses, por isso não espere muita cantoria.

História do Himalaio

O primeiro cruzamento intencional entre siameses e persas foi realizado em 1924 por um geneticista sueco. 

Gato himalaio

Em 1935, nasceu o primeiro padrão pontudo de cabelos compridos. No início dos anos 30, dois pesquisadores médicos de Harvard cruzaram uma fêmea siamesa com um macho persa preto, não para criar uma raça, mas para compreender como alguns detalhes fisiológicos eram herdados. 

Este acasalamento produziu uma ninhada de gatinhos pretos de pêlo curto. Eles então cruzaram uma fêmea persa negra com um macho siamês. O resultado foi o mesmo. Isso não é surpreendente, uma vez que o cabelo comprido e o padrão de cor são governados por genes recessivos.

 Ambos os pais precisam possuir os genes para que as suas características sejam manifestadas em seus filhos.

 Cruzando uma fêmea da segunda ninhada com um macho da primeira, eles produziram um gato que possuía o tipo de corpo e padrão de cor dos siameses e os cabelos longos do persa. Durante o mesmo ano, os criadores britânicos e americanos esperavam produzir uma raça de padrão único com o tipo de formação de cabelos persas. 

Gato himalaio
himalayan cat looking at viewer with big blue eyes against

A Segunda Guerra Mundial interferiu nesses esforços. Porem em 1950, a americana Marguerita Goforth conseguiu criar o tão esperado colorpoint persa. O CFA e o ACFA reconheceram a raça em 1957 sob o nome Himalaio, nomeado pelo padrão de cores encontrado em outros animais, como o coelho do Himalaia. Em 1961, todas as principais associações de gatos dos EUA reconheceram o Himalaia.

Como os Himalaias são cruzados regularmente com os persas, muitas associações de gatos têm regras especiais para os híbridos entre Himalaia e Persa, geralmente permitindo que eles sejam mostrados como Himalaias ou Persas, dependendo da aparência. Independente do nome que escolham dar a raça, o Himalaia continua sendo uma raça popular, com muitos seguidores.

Gato himalaio
Close up to a five months old kitten, copy space. Himalayan or Himmie for short, also known as the Himmy and the Colorpoint Persian, are known for their full beautiful coats and round, flat faces and blue eyes. They are medium to large cats with short bodies. The Himalayan comes in a wide range of colors, in this photo there is a Blue Point Cat.

Recentemente, alguns registros dos Estados Unidos incorporaram o Himalaia à classe persa. Nestes registros, esta raça é considerada um persa diferente, mas às vezes é chamado de persa-himalaia ou himalaia-persa, além de apenas himalaia. O Himalaia sempre foi conhecido como o Colorpoint Longhair na Grã-Bretanha.

Atributos físicos do gato do himalaia

O Himalaia é a raça dos extremos. O corpo é curto, mas grosso, com pernas grossas e pescoço pequeno e grosso. A desossa é pesada, mas a cauda é curta e as orelhas são pequenas. A cabeça do Himalaia é redonda e tem grandes olhos redondos. Quando visto de perfil, o rosto é achatado, com a mudança de direção do nariz, de modo que você vê principalmente a pele colorida no nariz (couro do nariz).

Gato himalaio

CORPO

Firme, com proporções intermediária e bem arredondada. Tamanho médio a grande. O peito deve ser profundo; igualmente maciço nos ombros e na garupa, com abdômen e costelas curtos e bem arredondados; desossamento pesado, resistente e proporcional. Musculatura firme e bem desenvolvida, não excessivamente gorda.

CABEÇA

Redonda, larga, triangular com grande largura. Deve ser de tamanho médio a grande e proporcional ao corpo. Mandíbulas largas e poderosas com perfeita simetria dentária. As bochechas devem estar cheias e proeminentes. 

Possui geralmente uma expressão dócil. Queixo forte, cheio, bem desenvolvido e encaixando no rosto. Nariz quase tão largo quanto tempo, com narinas abertas. O focinho deve ser curto. No perfil curto, nariz arrebitado, icom espaço definido diretamente entre os olhos. Testa, nariz e queixo em linha reta. Pescoço curto, grosso e bem musculoso.

ORELHAS

Base pequena e redonda, mas não excessivamente. Afastadas, ajustando-se ao contorno da cabeça.

OLHOS

Grande, redondo e cheio. Posicionados nivelados e afastados, dando uma expressão doce ao rosto, a cor dos olhos tem igual importância para o tamanho e a forma. O azul mais profundo é o mais comum, mas também tem alguns gatos com os olhos na cor azul-claro a médio.

PERNAS E PATAS

O himalaio tem pernas com ossos grandes, bem desenvolvidos e com musculatura firme. Em vista frontal, as pernas dianteiras devem ser curtas e retas, a partir da largura do peito, isso aumenta a aparência robusta, mas não o suficiente para ter uma aparência de cachorro musculoso. Quando vistas de trás, as pernas devem estar retas. Pés redondos e grandes.

RABO

Curto e reto. Proporcional ao comprimento do corpo.

Pelagem

Longo em todo o corpo. Cheio de vida. Dando ao pêlo volume total. O pelo pode sofrer alterações dependendo do clima de onde ele está.

COR

Todas as cores e padrões com variações podem ser encontradas em um himalaio.  A coloração mais comum são as clara com sombra sutil entre alguns fios. Deve-se considerar áreas sombreadas mais escuras em casacos de gatos maduros. Deve haver um contraste definido entre o corpo e a cor das pontas. As pontas, são as orelhas, pernas, pés, cauda e máscara, devem mostrar a cor básica do gato.

Vivendo com:

O Himalaio precisa ter sua alimentação controlada para permanecer em boas condições físicas. Como a raça não é conhecida por ter um alto grau de exercícios físicos, deve-se prestar atenção à nutrição e desenvolver exercícios práticos.

O Himalaio precisa de exercícios para se manter em boas condições. Ele gosta de brincar com os pais e vai brincar com brinquedos interativos, perseguir bolas e atacar ratos de brinquedo, mas talvez você precise ficar provocando o seu gato himalaia para que ele possa se exercitar diariamente.

Gato himalaio

O pelo do Himalaia requer atenção diária. este deve ser escovado e penteado para evitar que toda a pelagem longa se enrole. Além disso, a face plana deve ser cuidadosamente limpa, pois as manchas de lagrimas podem se acumular ao redor dos olhos e marcar a face.

Saúde

Gato himalaio

Tanto gatos de raça pura quanto gatos de raças mistas têm diferentes casos de problemas de saúde que podem ser de natureza genética. Embora sejam lindos e doces, os gatos himalaios são propensos a vários problemas de saúde em potencial, geralmente estes problemas estão relacionados à sua estrutura facial:

  • Dificuldade respiratória ou respiração ruidosa causada por narinas contraídas
  • Má oclusão dentária, o que significa que os dentes não se misturam bem
  • Lacrimejamento excessivo
  • Condições oculares como olho de cereja, entrópia e atrofia progressiva da retina
  • Síndrome de hiperestesia felina, um distúrbio do sistema nervoso
  • Cabeça sensível
  • Doença renal policística, para a qual está disponível um teste genético
  • Predisposição para micose, uma infecção fúngica
  • Seborréia oleosa, uma condição da pele que causa coceiras, vermelhidão e perda de cabelo

Cuidado

A coisa mais importante a entender sobre como cuidar de um Himalaia é a necessidade de cuidados diários. Esse pelo longo e bonito não fica limpo e sem enroscar por conta própria. Ele deve ser penteado gentilmente, mas completamente todos os dias, e banhos regulares – pelo menos uma vez por mês – é uma boa idéia.

Outro fator a considerar é a questão da caixa de areia. O lixo pode ficar alojado nas patas ou no pelo do Himalaia. Se o gato e a caixa de areia não forem mantidos escrupulosamente limpos, é bem possível que um Himmie pare de usar a caixa.

Lacrimejamento excessivo pode ser um problema nesta raça; portanto, limpe os cantos dos olhos diariamente para evitar a formação de manchas nos olhos. Escove os dentes para evitar doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal é melhor que nada.

É uma boa ideia manter um Himalaia como um gato apenas para ambientes fechados. Ele não é um raspador e se sairia mal contra outros gatos, cães, coiotes e outros perigos que os gatos enfrentam ao ar livre. Os himalaias que vão ao ar livre também correm o risco de serem roubados por alguém que gostaria de ter um gato tão bonito sem pagar por isso.

Se você tem muitos filhos este não é o gato ideal para sua família, ele nao se importa de brincar com uma criança mas tudo tem o seu limite.

Qual a expectativa de vida de um himalaia?

Ele pode viver de 9 a 15 anos.

Qual o preço de um himalaio?

Ele pode custar de 1000 a 2000 reais.

Posso deixar o gato himalaio com crianças?

Ele não vai se importar em brincar um pouco com as crianças, mas ele tem os seus limites e pode ficar irritado dependendo da brincadeira.

Qual a diferença entre o persa e o himalaio?

Não existe muita diferença entre eles, o Himalaio é o resultado de um cruzamento entre persa e siames. Em alguns locais ele é conhecido como Himalaio-persa, ou gato persa do himalaia.

Encontre outras matérias sobre gatos em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20