Gato siamês

Considerados sociáveis e leais, o gato siamês é um dos felinos favoritos dos amantes de gatos. Siameses adoram brincar com adultos e crianças, se apegam facilmente aos humanos que fazem parte da sua vida. Além de adorar a companhia humana, eles se dão muito bem com animais de outras especieis.

Por gostarem muito de chamar atenção, estão sempre miando e pedindo por carinho. Uma característica marcante são seus olhos azul-safira.

Gato siamês deitado
Gato siamês relaxando no chão de madeira em sua casa na Tailândia

Originário da Tailândia, a raça siamesa é considerada a primeira do oriente, não se sabe exatamente quando ele surgiu porem, sabemos que era muito amado pela realeza.

Os gatos siameses possuem uma ligação com a realeza desde o seculo XIV, era comum o imperador da Tailândia usar esta especie como animais de segurança, os gatos eram posicionados nas proximidades do trono e quando alguém ameaçava o imperador, o felino pulava em cima do criminoso.

Uma antiga lenda diz que as torções presentes nas caldas dos gatinhos se desenvolveram porque era onde as princesas guardavam os anéis.

O Siamês é uma raça rara de ser encontrada, principalmente no Brasil, podemos ver muitos gatos com cores parecidas, mas dificilmente será um siames de verdade.

Pelagem do Gato Siamês

Os siameses tem pelos curtos e finos, as cores podem variar entre chocolate, preto, bege, creme ou branco. O corpo, as patas, a cauda e focinho possuem uma coloração mais clara, deixando um tipo de marca.

lindo-gato-marrom-e-bege_1715-2223-3872729-4614005
pelos finos com tonalidade única é uma marca registrada dos siameses

Cuidados com a Saúde do Gato Siamês

veterinario-verificando-a-saude-do-gato_1398-4336-7889042-1723543
apesar de atléticos podem desenvolver doenças genéticas

de um Por serem muito ativos e brincalhões, costumam ser saudáveis. Porem, como muitos animais, os siameses possuem alguns problemas genéticos que podem causar doenças. As principais estão ligadas ao trato respiratório.

Por serem considerados relativamente atléticos e saudáveis, esses gatos tem uma expectativa de vida bem longa, podem viver de 15 a 20 anos. Mas é bom prestar atenção aos problemas de saúde que esta raça pode ter.

Os problemas que podem afetar a saúde de um siames

O bichano pode sofrer com asma, bronquite, problemas cardíacos como estenose aórtica. Calculo na bexiga, doenças nos rins e obstrução nasal.

Outro problema que pode afetar o gato e necessitar de ajuda profissional é uma doença chamada amiloidose, que é provocado pela presença da proteína amiloide nos órgãos do felino.

Temperamento dos siameses

gato-de-retrato-com-olhos-azuis-no-jardim-ao-ar-livre_100800-3203-9634998-5555467
Ele pode até ser brincalhão, mas também gosta de um pouco de sossego

Geralmente, são considerados gatos amáveis, doceis, brincalhões e muito companheiros, mas assim como qualquer pessoa eles podem mudar de uma hora para outra. então é meio difícil saber se seu gato estará em busca de atenção ou apenas querendo ficar um tempo sozinho.

Inteligencia do gatinho siames

siamese-cat-2709467
lindo gato siamês de raça pura na frente de fundo branco

Essa é uma espécie muito esperta, muito curiosos e gostam de explorar a casa, o quintal ou o jardim, por isso é necessário ter muito cuidado. Eles também podem aprender alguns truques, no entanto, apesar de ser dócil, e amável, este fiel companheiro não é um exemplo de obediência.

Eles podem acompanhar seus donos durante suas atividades diárias, mas os siameses gostam de se sentir livres para fazer o que tiver vontade. Além disso, são gatos bastante expressivos e vão fazer barulho até conseguir o que querem.

Cuidados básicos para ter um gato siamês

Por serem muitos ativos, os gatos siameses precisam de constante atenção e tempo dedicado exclusivamente para ele. Para manter seu gato distraído é sempre bom ter brinquedos e arranhadores.

Outra opção seria conseguir outro gato que também seja ativo, assim eles podem brincar juntos.

No entanto por serem curiosos, eles podem acabar indo para rua ou parar na casa de algum vizinho, por isso é necessário por telas nas grades e fixar bem, para que o seu gatinho não crie um jeito de escapar.

Como cuidar de um gato siamês?

O principal cuidado é com a saúde, com a alimentação correta, varias doenças podem ser evitadas.

O que dar para comer a um gato siamês?

Alimentos frescos e saudáveis como: peru, frango, bacalhau e merluza. Outra opção é fiambre cru.

Como saber se um gato siamês é puro?

A cabeça é triangular, com o nariz levemente afinado, os olhos são azuis e a máscara ao redor da cara acentuam a beleza do felino.

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o gato siamês compartilhe com os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20