Sphynx – o 1º gato sem pelo

Este é um felino de porte médio, que não possui pelagem. seu corpo é coberto com uma espécie de pano macio que é quase imperceptível aos olhos e ao toque. 

Gatos sem pêlos são conhecidos há gerações; alguns historiadores acreditam que os astecas criavam alguma espécie de gato sem pêlos. 

Historia do sphynx

O gato Sphynx é a primeira raça de gatos sem pêlos que foi criada especificamente para essa característica. O programa de criação começou em 1966 em Ontário, Canadá, quando um gato de estimação deu à luz á um gatinho sem pêlos. No entanto, a maioria dos gatos Sphynx nascidos hoje é descendente de três gatinhos sem pêlos encontrados em Toronto em 1978.

A primeira menção contemporanea desta raça, vem da frança quando um par de gatos siameses produziram uma ninhada onde três gatos nasceram completamente sem pêlos, este feito foi único e não se repetiu nas ninhadas sequentes.

Sphynx – o 1º gato sem pelo

O caso do gato sem pelo do Canadá, aconteceu em 66, quando um gato preto e branco deu à luz e novamente nasceu um felino sem pelo que foi chamado de Prune por sua falta de pelo e por causa de sua pele enrugada.

Nem todos os filhotes nascem sem pelo, mas aqueles que nasciam assim foram chamados de Sphynx devido a sua forte semelhança a uma antiga imagem de um gato egípcio com o mesmo nome.

Entre 75 e 78 muitos gatos nascem sem pelo em Minnesota; um fazendeiro chegou a vender dois gatos para um criador de felinos que passou a desenvolver a raça sem pelos.

Características de um Sphynx

dan-wayman-6iuda0mxeyu-unsplash-9842327-5030846
gato atencioso em buca do dono

Seu corpo enrugado pode ser comprado a um pêssego ou a uma toalha aquecida. Seu corpo é quente e mais sensível ao toque do que outras espécies de gato

O gato Sphynx é extrovertido, gosta de estar com pessoas e adora atenção. Esses gatos costumam cumprimentar seus donos quando chegam em casa e são muito tagarelas. 

Eles são altamente inteligentes, brincalhões e fofinhos. Sphynxes são ronronadores campeões. Eles gostam de dormir com seus donos – debaixo das cobertas. Sua temperatura corporal é um grau ou dois acima da média para gatos normais e eles comem muito para compensar todo o calor perdido.

No geral ele não tem bigode, e os que têm são tão finos que mal dá para ver. 

Nem todos Sphynx são totalmente sem pêlos e existem diferentes graus de pelagens. Pode haver uma penugem no corpo que faz o gato parecer um pêssego quente.

Alguns pêlos curtos geralmente aparecem no nariz, orelhas e, às vezes, nos dedos dos pés e na cauda. Alterações sazonais e hormonais no gato também podem afetar o desenvolvimento do cabelo.

A textura da pele de Sphynx foi comparada a uma garrafa de água quente de camurça ou a uma camurça quente, e alguns gatos quase têm uma sensação amanteigada da pele. A pele está solta no corpo, o que leva a esse efeito extra de rugas que você vê no gato.

Sphynx – o 1º gato sem pelo
Sphynx (7 years old) in front of a white background

Sphynx é muito fiel à família e por gostar das pessoas se apega facilmente aos humanos. Por isso, quando fica sozinho costuma emitir um forte e longo miado para chamar atenção. Seu mundo é um parque de diversões, por isso ele gosta de subir em coisas e brincar com tudo que estiver a seu alcance.

Se um objeto pode se mover, fazer barulho ou ser lançado no chão o Sphynx vai transformar em um brinquedo.

Ele é muito bom com crianças, mas não tolera a presença de outros animais até mesmo outros gatos.

Devido a sua falta de pelo, ele possui mais oleosidade, o que torna a necessidade de banho mais frequente, apesar da oleosidade natural é necessário passar hidratante ou loções suaves para evitar queimaduras com o sol.

Para o inverno é importante ele ter uma roupa porque sua falta de pelo te torna uma vítima fácil do frio.

Todas as cores e padrões são possíveis e podem ser apresentados em qualquer estágio da maturidade. A cor e / ou padrão do gato são vistos no pigmento da pele e nos poucos pelos que estão presentes. 

Uma das perguntas mais frequentes sobre o Sphynx é: “Eles não esfriam?” Se estiver frio demais para você, provavelmente estará frio demais para um gato sem pêlos. No entanto, esses gatos são espertos o suficiente para encontrar um local quente em casa, ou ficar enrolado com um cachorro, ou gato, ou um ser humano quente, em cima do computador, ou ficarão aconchegados sob as cobertas da cama.

Como cuidar da saúde do seu Sphynx

A raça é propensa a problemas de pele, incluindo o desenvolvimento de erupções cutâneas e infecções por fungos. O maior cuidado a ser tomado é para proteger o gato Sphynx das queimaduras solares. Como todos os gatos, os gatos Sphynx se beneficiam da proteção contra doenças através da vacinação e precisam de exames veterinários anuais de saúde.

dois-sphynx-1280x720-5285261-4448665
filhotinhos

Os donos devem prestar atenção meticulosa e manter a pele do gato Sphynx limpa e macia. A pele precisa ser banhada ou limpa a cada semana para remover suas secreções oleosas. As secreções oleosas também devem ser limpas regularmente do ouvido externo para evitar infecções no ouvido.

raca-gato-sphynx-adestramento-positivo-pets-9794369-6013845
sphnyx negro de olhos azuis

Cuidados especiais também devem ser tomados para proteger esses gatos de queimaduras solares e danos à pele, bem como de temperaturas baixas, embora o sphynx tenda a ser um especialista em encontrar lugares confortáveis ​​para se aconchegar e se aquecer. 

No entanto, blusas e casacos feitos sob medida para o gato sphynx estão disponíveis comercialmente. As orelhas também devem ser verificadas semanalmente quanto ao acúmulo de cera e limpas delicadamente com uma bola de algodão embebida em uma solução suave de limpeza de orelhas, conforme necessário

Descrição

porte: médio

área de criação: pequena

tipo de pelo: sem pelo, porem possuiu uma pele com textura de camurça

Expectativa de vida: 15 a 20 anos

u003cstrongu003ePor que ter um Sphynx em casa?u003c/strongu003e

Ele é um animal sociável e energético que pode servir de grande ajuda em tratamentos u003cstrongu003eterapêuticosu003c/strongu003e.u003cbru003eEnquanto a aparência incomum do sphynx chama a atenção e pode até ser estranha para algumas pessoas, o que esses gatos não têm no pelo, ele compensa na personalidade.u003cbru003eEmbora os donos de sphynx sejam frequentemente atraídos inicialmente pelo valor chocante de ter um gato sem pêlos, a maioria dirá que eles se apaixonaram por seu sphynx, que provou ser um animal de estimação maravilhoso. Se você está procurando um companheiro divertido e afetuoso, o sphynx pode ser a sua escolha.

u003cstrongu003ePor que não ter um Sphynx em casa?u003c/strongu003e

Você quer espaço pessoal? Tempo sozinho para praticar seus hobbies? Impossível com gatos u003cstrongu003eSphynx u003c/strongu003eem casa. não importa para aonde vá, e nem o que esta fazendo, ele vai te seguir por todos os lados, e nem pense em deixa-los sozinhos, porque se isso acontecer farão o máximo de barulho possível para chamar a sua atenção.u003cbru003eEle é um animal para quem tem tempo de se dedicar a ele, precisa de cuidados constantes e ambiente apropriado. E ao contrário do que muitos imaginam ele nao é recomendado para pessoas alérgicas. apesar de não ter muito pelo, eles ainda produzem a proteína que causa alergia, por isso é bom ter cuidado a levar um para casa.

O que ele come?

Gatos precisam ter o alimento, a sua disposição, então é importante ter um comedouro e bebedouro abastecido. Esta especie tem uma preferência por água corrente por isso é bom ensiná-lo a beber água da torneira, ou deixar uma fonte de água disponível para ele.u003cbru003eQuando filhote como deu003cstrongu003e 30 a 60 gramas por diau003c/strongu003e, quando adulto a média pode ser de 40 a 60 gramas por dia.

Saiba mais sobre gatos aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20