Gato vira-lata ou sem raça definida são aqueles felinos domesticos que não possuem pedigree, ou seja não existe um certificado que aponte a origem da sua raça.

Podem ser encontrados facilmente nas ruas ou em casas de abrigo para adoção. Eles podem ter uma aparência que lembre gatos de raça famosa como um siames ou um persa, isso acontece porque um vira-lata pode ser fruto de uma mistura de raças.

Vira-lata pode ter aparência de um siames

Por causa dessa mistura, é impossível definir alguns detalhes como o tipo de pelo, quantos filhotes poderá ter ou a personalidade.

Condição física de um vira-lata

Não da pra saber se o gato será ativo ou preguiçoso, calmo ou agitado, isso vai variar de gato para gato. Por isso é importante estar preparado para todas as possibilidades. No geral um vira-lata tem tamanho medio, mas isso não é uma regra.

por causa de todas essas incertezas, é sempre bom ter um acompanhamento veterinário, este pode avaliar o desenvolvimento do seu gato e saber o tipo certo de alimento, atividades e como se comportar com seu bichano.

O fator da imprevisibilidade é algo atraente neste tipo de gato, ele pode ter qualquer tamanho, qualquer tipo de pelo e qualquer tipo de comportamento. apesar disso existem fatores que se repetem em quase todos os gatos, por exemplo: ele pode gostar de subir nos moveis da casa, podem começar a correr sem motivo, ou apresentar uma extrema preguiça com grandes alterações de humor.

As cores podem variar com uma mistura de várias raças em um único animal.

Famosos gatos do Brasil

Tabby kitten in box

Os gatos vira-lata são os mais populares nas famílias brasileiras, segundo uma pesquisa da comissão de animais de compania, 80% dos gatos domesticos que vivem em lares brasileiros, não possuem raça definida. Cada um desses felinos possui sua própria peculiaridade, que são misturas das raças que levaram a sua existencia.

Comportamento de um SRD

Os amantes de gatos no Brasil afirmam que os vira-latas são muito doceis. Gostam da companhia humana e estão sempre prontos para interagir com as pessoas ao seu redor.

Origem dos queridinhos do Brasil

não se sabe com certeza qual a origem do nome “vira-lata”, mas existe uma crença popular que diz que este nome é uma referência aos gatos em situação de rua, por falta de alimento eles reviram latas de lixo em busca de algo para se alimentar. por ser uma mistura de diversas raças, esses felinos não podem ter pedigree, por falta de interferência humana na sua existência, a maioria surge de modo natural.

Muitos possuem pelagem que fazem lembrar gatos de raça famosa.

Por se desenvolverem nas ruas, os gatos vira-lata acabaram proliferando exageradamente no Brasil.

Vira-lata na Cultura brasileira

Por muito tempo, os gatos de rua foram vítimas de preconceito, eles eram vistos como algo inferior, foi dai que surgiu o termo, “complexo de vira-lata” para se referir a uma pessoa com baixa autoestima. Hoje em dia a coisa mudou de figura e esses bichinhos são muito amados.

filhote vira-lata

Por terem diferentes tipos de pelo, os cuidados podem variar, aqueles com pelos mais curtos podem ser escovados uma vez por semana, já os que tem pleo maior, podem precisar de um cuidado extra e ter uma escovação completa 3 vezes por semana.

Qual a raça do gato Vira-lata?

gatos vira-lata não possuem uma raça definida, por isso não ah como afirmar sua origem.

Qual o valor de um vira-lata?

um vira lata podem ser encontrado gratuitamente em casas de abrigo de animais.

Quanto tempo vive um vira-lata?

gatos sem raça definida podem viver mais que os outros gatos, a expectativa media e de 15 a 20 anos, mas alguns chegaram aos 30 anos ou até mais.

Saiba mais sobre outras raças aqui.