Você provavelmente terá um profundo e sincero apego ao seu hamster. No entanto, antes de adotar um, você deve escolher o caminho certo. Seja macho ou fêmea, seu futuro roedor pode ter características diferentes. 

Escolha uma raça de hamster

Existem 5 raças de hamsters reunidas em 2 grupos. O hamster dourado e o hamster anão.

Hamster Dourado (ou Sírio)

Como o próprio nome sugere, o seu país de origem é a Síria,  O hamster de ouro é um pouco maior que suas contrapartes anãs. Também é dito que é mais fácil de domar e manipular.  Tenha cuidado com possíveis mordidas, e não tenha medo de abraçar seu bichinho, porque eles amam ser abraçados,

No entanto, você deve criá-lo sozinho. Hamsters sírios não suportam a companhia de outros da sua espécie, se for colocado com outro, eles vão entrar em conflito até que apenas um deles continue vivo.

Hamster anão

Várias raças hamster estão reunidas na categoria de hamsters anões. Cada um possui características especificas. os anões não se importam em conviver com outros, desde que essa convivência exista desde filhotinho. Se um hamster adulto entrar em uma gaiola de outro, com certeza haverá uma luta entre eles e um vai acabar morto.

Hamster de Roborovsky

Ele vem da Mongólia e do norte da China. Também é um hamster apenas para ficar observando, ele nao é sociável e dificilmente vai interagir com qualquer outro ser vivo.

Hamster chinês

Este é um hamster bastante tímido, reservado, calmo. É um hamster difícil de conviver, ele é do tipo selvagem e não gosta de ser incomodado, pode ser difícil de domar e contra o seu gênio forte. A unica oportunidade de pega-lo sem receber uma mordida é para fazer caricias que seja de seu agrado.

European Hamster, Cricetus cricetus, also known as the Black-bellied Hamster

Hamster Anão Campbell

Este tipo de hamster não é encontrado em lojas de animais.  o hamster de Campbell é o mais agressivo, ele odeia ser abraçado e tocado, dificilmente você vai conseguir chegar perto sem receber uma mordida.

O hamster russo

Ao contrário dos outros ele é sociável desde que ele pode viver com outros hamsters. Mais uma vez, no entanto, você terá que observar possíveis sinais de agressão.  O hamster russo tem a vantagem de ser particularmente dócil, calmo e muito carinhoso

hamster

Um macho ou uma fêmea?

Se você for adotar um casal isso só sera possível com um Hamster anão, desde eles tenham sido criados juntos desde que nasceram. Mas lembre-se que deve ser um macho e uma fêmea, se for os dois do mesmo sexo em algum momento vão entrar em conflito mortal.  Se decidir ter apenas um escolha um Hamster dourado, eles são solitários por natureza e não querem companhia da própria espécie.

Independente da espécie, os Machos são mais calmos do que as fêmeas, então se nao quer ter dor de cabeça escolha um macho.

Qual lugar escolher para o seu hamster?

Como cães e gatos, você pode encontrar seu hamster em vários lugares, pode encontrar em lojas de animais, criadouros ou dependendo da região na natureza. Também é possível encontrar alguém que cria um casal doando os filhotes.

Conclusão

Antes de adotar o seu hamster, você terá que escolher entre:

  • Várias raças diferentes: hamster dourado ou anão (reúne vários tipos)
  • Um hamster masculino ou feminino
  • Um hamster de um indivíduo, criador, associação ou pet shop
  • Você deve verificar a boa saúde do seu animal de estimação

Como muitos animais, seu hamster não lhe custará muito, porque são animais baratos em quase todo lugar, mas existem gastos extras como gaiolas, rodinhas de exercícios, alimentação, local para dormir, além disso é necessário conhecer bem o animal para nao agir de forma incorreta para com ele.

Por ser um animal relativamente frágil tenha certeza de ter o ambiente correto para criar o seu, e tempo para se dedicar a ele.

Saiba mais sobre outros animais aqui.