Hierarquia e dominância entre cães

Hoje em dia, apesar das recentes descobertas, tendemos a comparar o cão a um lobo. E assim, usar o modelo social do lobo como referência para educar nossos cães. A semelhança entre o lobo e o cachorro é impressionante! Tanto quanto entre o macaco e o homem. No entanto, ambas as espécies são diferentes. Eles não devem ser abordados da mesma maneira. O lobo e o cão certamente têm um ancestral comum, mas 100.000 anos de evolução os separam. Vamos ver juntos as noções de dominância e hierarquia em cães.

dois cachorros brigando

AINDA ESTAMOS NOS 40 ANOS?

A teoria do líder do bando e do lobo alfa apareceu nos anos 40. Este estudo foi o primeiro. Muito curto, ela não havia observado corretamente o modelo social do lobo. Este estudo também precisou de muitos atalhos para explicar certos comportamentos. E isso não é tudo! Este estudo foi transposto para o modelo cão-lobo, cão e cão, e entre homem e cão.

As conseqüências na educação de nossos cães se tornaram dramáticas. Usando este modelo para a educação de nossos cães leva ao abandono ou eutanásia. Vamos ver porque.

No início do blog, achei esse modelo como um modelo real. Graças a algumas pessoas, percebi que este modelo não era o correto. Eu tive que pensar de forma diferente.

DOMÍNIO INTRA-ESPECÍFICO EM CÃES.

O domínio preocupações intra-específicas dominância entre os cães. A hierarquia está presente no cão, mas apenas entre eles. Outra coisa surpreendente: um cachorro dominante nem sempre é. Depende apenas das situações que ele encontra. Na maioria das vezes, o domínio é expresso para necessidades básicas, como comida ou reprodução. Permanece periódico e depende do ambiente.

  • Nenhum cão é dominante permanente.
  • Nenhum cão é dominante no absoluto, sem ter congêneres para dominar. 
  • Nenhum gene de dominância existe. 
  • Nenhuma raça de cão é mais dominante que outra. 

QUAL É O DOMÍNIO INTERESPECÍFICO?

O termo dominância interespecífica significa o inverso do termo intra-específico. Define relações de dominância e hierarquia entre duas espécies diferentes. Aqui estamos falando do homem e do cachorro. No momento, nenhum estudo prova a presença de dominância interespecífica entre nossas duas espécies. Imagino que o cachorro seja esperto o suficiente para saber que ele não é humano. Onde somos estúpidos o suficiente para acreditar que somos cães? Hmmm. Estou brincando 🙂

cachorros brigando
cachorros brigando

O que eu frequentemente noto em alguns mestres é querer impor sua força física em seu cachorro para mostrar ao cão quem é o chefe! Em geral, mostre quem é o líder da matilha. Essa interação com o cachorro é pesada e desnecessária.

Isso não sendo provado (dominância interespecífica), eu excluí esta teoria da minha cabeça e comecei a observar meu cão.

CONSEQUÊNCIA DO AMÁLGAMA SOBRE A DOMINÂNCIA E EDUCAÇÃO DOS NOSSOS CÃES.

Antes, achei que você não deveria alimentar seu cão primeiro. Eu achava que só o macho dominante tinha que comer primeiro, então eu, seu mestre. No lobo, é o dominante quem come primeiro porque ele deve estar em forma para proteger sua matilha. Mas eu te lembro, o cachorro não é um lobo! Antes, o cachorro frequentemente comia as sobras de seus mestres e ele só tinha que comer. É daí que vem esse hábito. Pessoalmente, mudei a minha maneira de fazer as coisas e dou comida aleatória ao meu cão: às vezes antes e às vezes depois de mim. Não muda nada sobre o comportamento dele.

cachorro novo latindo
cachorro novo latindo

Meu cachorro quer sair primeiro quando estou na frente da porta da frente. Ele quer me dominar? Francamente não, ele só queria p **** e ch ***! Eu também seria o primeiro na frente da porta no caso dele! Sua excitação continua problemática? Peça-lhe para se sentar e esperar que ele se acalme antes de sair para a caminhada.

Meu cachorro gosta de altos cargos. É dominante? Não, é curioso! O sofá é frequentemente proibido porque se pensa que o cão quer dominar se estiver no sofá. Na realidade, o sofá é mais confortável que as telhas. Meu cachorro Freesby não tem o direito de ir no sofá, não que eu considere o domínio do dominante-dominado, mas só porque ele coloca a sujeira em toda parte! Ele foi para o sofá enquanto estávamos fora? Para resolver o problema, dei-lhe um mini-sofá! Não há mais problema desde então!

Meu cachorro rosna quando eu o empurro do sofá. Ele quer me dominar? Não, ele simplesmente não está feliz por ser lançado assim! E eu também resmungo quando minha esposa me empurra do sofá;) Na realidade, o cachorro mostra seu descontentamento.

Espero que você tenha gostado deste artigo. Agradeço novamente ao autor Laurent Metzer pelo seu artigo de qualidade sobre hierarquia e domínio. Como penso de outra forma, a relação entre meu cachorro e eu não inclui mais a violência.

Conclusão:

Torne-se o líder, o guia! Mas não um dominante que impõe sua violência. Ter um pedido concluído antes de cada refeição (ou ação), como sentado. O mesmo quando ele quer sair primeiro. Então ele vai entender que é você quem possui os recursos da casa;).

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20