Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo

Sabe aquele teimoso que você se pergunta como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo constantemente? Aquele que vive bagunçando ou não obedece suas ordens e ainda por cima faz xixi no seu sofá novinho.

Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo
Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo

Muitos acabam tendo constante dificuldade de lidar com esse fato, então é por isso, iremos ver algumas dicas que podem te ajudar bastante na hora de adestrar o animal para ele reconhecer sua área de necessidades e parar de esquentar sua cabeça com coisas desnecessárias.

Então vamo lá, aprenda de uma vez por todas como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo.

Mantenha-o confortável e fique atento aos cuidados

Sim, também há casos de cachorros que já foram adestrados mas simplesmente eles voltam a defecar ou urinar pela casa e o segredo é simples, mantenha-os confortáveis pois às vezes querendo chamar sua atenção ele pode recorrer a tal ação.

Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo
Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo

O dog também pode estar com falta de brincadeiras e passeios, ou isso também pode sinalizar algum problema de saúde, por isso se notar algo muito constante ou que o bichano esteja com agonia contacte o seu veterinário para mais informações.

Caso você agora seja dono de um cão adulto com estes maus modos, mas que não tenha sido adestrado saiba que sim, você pode adestrar cães adultos. O procedimento pode ser longo mas definitivamente será válido. É bom que você passe a ensinar o lugar correto de fazer xixi e cocô no primeiro dia que estiver em casa, isso vale para cães de todas as idades.

Trate-o bem quando for adestra-lo

Algo fundamental na hora de adestrar seus animais é tratá-lo bem, não dê broncas ou esfregue o focinho dele no xixi ou no cocô pois além de não gerar resultados, essas repreensões também podem agravar o quadro.

Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo
Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo

Muitos animais passam ter medo dos donos quando são censurados com muita frequência o que faz com que ele queira esconder suas fezes comendo-o ou procurando cantinhos escondidos difíceis de se achar.

Então para ensinar seu cão do melhor modo, o correto seria:

  1. Escolha um cantinho específico
  2. Crie uma rotina para o cãozinho
  3. Escolha se você pretende deixar ele mais solto ou preso no período de adaptação, isso pode influenciar no seu aprendizado
  4. Tenha muita paciência
  5. Seja atencioso em relação aos passeios
  6. Recompense-o quando acertar
  7. Jamais dê broncas
  8. Elimine o cheiro para que o cão possa entender que ali não é seu local, quando ele acertar deixe que fique com um pouco do seu cheiro

Com esse passo a passo tudo deve correr bem, mas caso tenha ficado alguma duvida, vamos explicar.

Explicando o passo a passo

Para melhorar seu entendimento de como adestra-lo, vamos ter uma breve explicação de todos os passos para que você possa seguir com mais cautela e precisão

Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo
Como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo

Escolha um cantinho específico: é bom escolher o cantinho que será o seu novo banheiro e é ideal que seja sempre o mesmo lugar que passará a frequentar. É bom que esteja um pouco distante, de preferência em locais contrários da caminha e dos seus potes de água e comida.

Crie uma rotina para o cãozinho: Ajuda que seu cão tenha hora para comer, dormir, brincar e até mesmo fazer cocô e xixi. Os filhotes tendem a fazer suas necessidades logo após comer, já os cães adultos costumam demorar de 15 a 30 minutos.

Opte se você pretende deixar ele mais solto ou preso no período de adaptação, isso pode influenciar no seu aprendizado:

Caso se trate de um filhote, não será necessário um espaço tão gigantesco então você pode reservar uma área mais fechada, depois de escolher o local no qual ele ficará forre uma boa parte do local com jornal ou tapete higiênico e, após suas refeições deixe-o lá um tempinho para defecar e urinar, lembre-se de recompensá-lo com algum petisco ou carinho quando fizer corretamente.

Caso prefira deixar ele livre pela casa, é bom espalhar bastante tapetinhos ou hornas pela casa, como alguns debaixo da mesa ou em frente as portas, no canto da sala etc. Como ele é pequeno não conseguirá se segurar e fará suas necessidades onde estiver, quando ele acertar e fazer as suas necessidades no lugar certo, recompense-o pois ele irá buscar por mais após perceber que aquele lugar o beneficia mais que os outros.

Tenha muita paciência: É como diz o passo, tenha bastante paciência e amor e logo tudo estará resolvido!

Seja atencioso em relação aos passeios: caso queira que ele faça suas necessidades em meio a um passeio, saia com ele após a refeição com suas vacinas em ciclo completo, caso seja um filhote leve-o no colo até a rua para evitar deslizes e já com cães adultos é ideal que faça de quatro a cinco passeios por dia. Primeiro, logo pela manhã antes da primeira refeição. Já os seguintes devem contemplar o pós-refeição.

Recompense-o quando acertar: É como está escrito, lembre-se de recompensá-lo sempre quando acertar, seja com carinho ou petiscos!

Jamais dê broncas: O cãozinho não entende o que está acontecendo e muito menos aprenderá o local certo dessa maneira, há também casos de cães que ficam resistentes as suas broncas e passam até mesmo fazer por onde receber uma apenas para ganhar atenção. A dica é ignorar os erros e limpar a sujeira sem o cão ver, se preciso prenda-o em outro cômodo enquanto você limpa o local.

Elimine o cheiro para que o cão possa entender que ali não é seu local, quando ele acertar deixe que fique com um pouco do seu cheiro: Higienize os locais errados com produtos adequados para eliminar todo o cheiro e evitar que o cão volte a procurar aquele local.

É importante ressaltar que remover o xixi e o cocô e depois passar um pano umedecido com água e em seguida usar apenas um desinfetante é bem mais eficiente que utilizar-se de produtos de limpeza diretamente.

Então é isso, caso você siga tudo direitinho não haverá tantos problemas. A primeira vista pode parecer difícil, você também pode optar por um adestrar ou procurar ajuda em sites da web, sempre existirá pessoas dispostas a ajudar e você pode até mesmo pedir para que um amigo ou amiga passeie algum dia com seu cachorro. Mantenha-se firme.

Recapitulando tudo aprendido até agora

Pode ser complicado à primeira vista, mas com muita dedicação, amor, paciência, muita persistência e consciência você chegará lá. O animal com certeza errará bastante de vez em quando mas não desista! Mantenha-se firme e o apoie sempre que poder.

Assim como as crianças, eles também estão começando a desenvolver suas habilidades de segurar as necessidades para chegar a tempo no banheiro, então é normal alguns cometerem deslizes até os seus seis meses de idade. Então basta tratar o cãozinho como seu filho, sendo atencioso sempre que for preciso.

Ensina-los ainda filhotes ajuda ?

Sim, se você cria ele desde pequeno , você deverá ensina-lo o local com jornais ou papeis no chão.

Como recompensar o cãozinho quando ele fizer as necessidades no lugar certo.

Procure recompensa-lo com um alimento que ele goste muito, mas não todas as vezes , caso contrario ele ficará mal acostumado.

O cão vai aprender se brigar com ele ?

Não, ele passará a ter medo dos donos e só irá prejudicar as tentativas de ensino.

Seja bastante cuidadoso sempre com todos os procedimentos e cuide bem do seu cãozinho, tenho certeza que ele ficará ainda mais apegado a você, evite as broncas e recompense-o sempre que acertar. Além disso, não esqueça de incentivar de boa maneira o animal a reconhecer seu lugar fazendo de uma forma que ele veja que irá se beneficiar-se sempre que fizer no local certo. Siga as dicas de petiscos, carinhos e cheiro no local correto. Boa sorte!


Para mais dicas acesse nosso site.https://demonstre.com/enciclopets/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20