O husky siberiano está na moda há vários anos, especialmente na internet. Certamente, a partir da fotogenia desta raça, sublime pele de dois tons e seus belos olhos azuis que emergem de sua máscara, tornando-os semelhantes aos lobos selvagens. A palavra “husky” significa “rouco” na língua Chukchi, lembrando o som produzido por seus latidos.

O que é lindo esse animal de olhos azuis e olhos penetrantes! Todos gostariam de possuir um, mas vivemos nas condições exigidas para o seu bom desenvolvimento? Não vamos esquecer que o husky siberiano é muito bom em puxar trenós. Assim, trazer-lhe amor é indispensável, certamente, mas o seu bem-estar pára aí? Vamos ver isso juntos!

husky-siberiano-olhando-7583716-8958722-5191030-8126130

HUSKY SIBERIANO: CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

O husky siberiano é usado há décadas como cão de trabalho, principalmente por seu tamanho médio, que o torna inteligente em muitos níveis. Suas proporções traem um equilíbrio impecável, juntamente com um corpo um pouco compacto, eles fazem dele um poderoso cão de trenó, rápido e duradouro. Sua musculatura é firme e bem desenvolvida, sem massa supérflua. Sua hereditariedade nórdica é particularmente perceptível em sua cauda, ​​em pincel e bem mobiliada, em forma de foice.


Suas orelhas triangulares são de tamanho médio, amarradas na cabeça e próximas umas das outras. Eles apontam para o céu. Seus olhos amendoados são ligeiramente espaçados e ligeiramente oblíquos. O padrão aceita cor marrom e azul, bem como heterocromia. A heterocromia é relativamente comum em husky: é essa característica física que permite ao cão ter um olho de uma cor e um olho de outra cor. 
Seu cabelo é grosso e relativamente comprido, mas ele não deve esconder as formas do animal. Todas as cores naturais de seu vestido são admitidas, do preto ao branco, passando pelo marrom, assim como todas as formas que podem aparecer em sua máscara, exclusivas da raça. Um tamanho rouco entre 50 e 60cm, dependendo do sexo, e pesa entre 15 e 28kg.

ORIGENS E HISTÓRIA DO HUSKY SIBERIANO

Como o nome sugere, o husky siberiano é originário da … Sibéria. Ele apareceu 2000 anos antes da nossa era, perto do povo Chukchi. Este povo vivia perto da bacia do rio Kolyma, a leste da atual Rússia. A tribo é isolada do resto do mundo, e seguindo uma rigorosa criação canina, o husky não parou de melhorar. O Chukchi removeu os cães agressivos da criação, que acabou produzindo um cão ideal para trenós e para a defesa de casas e propriedades, enquanto brincava com crianças. Estes cães faziam parte da família e viviam nas mesmas habitações que os homens.
Diz a lenda que o husky nasceu de uma noite de amor entre um lobo e a lua. Sua aparência é próxima do cão selvagem, e sua cauda é uma reminiscência de uma lua crescente. Ainda de acordo com a lenda, se os huskies e os lobos uivam nas noites de lua cheia, é para pedir que ele desça novamente na Terra.

Um dos primeiros contatos com o mundo exterior será a corrida All Seals Swashstakes de 1909. Nove huskies serão levados por um comerciante russo para realizar a corrida de 653km. Embora os cães fossem menores que o normal, eles terminaram em 3º. Um escocês, impressionado com essas performances e resistência, importou cerca de sessenta para conduzir três trenós diferentes para a corrida do ano seguinte. Eles terminaram em 1º, 2º e 4º. 
Em 1925, uma epidemia de difteria atingiu uma pequena aldeia no Alasca, em Nome. São várias equipes de huskies que entregarão os antídotos. Isso fez com que os cães fossem considerados heróis nacionais.
A corrida será reconhecida 5 anos depois pelo American Kennel Club. O Siberian Husky Club of America será fundado em 1938. Os primeiros huskies serão importados para a França em 1970, e depois registrados no Book of Origins 3 anos depois.

SEU FÍSICO, SUA SAÚDE

Após séculos de reprodução controlada, o husky é uma raça forte. Como todos os cães, está sujeito a parasitas (pulgas e carrapatos), que podem ser difíceis de encontrar entre os cabelos de comprimento médio. Seu capital de saúde é excepcional e a raça não está vinculada a nenhuma patologia específica. É possível notar seu estômago particular que não suporta todos os alimentos, então você deve aprender antes de dar qualquer coisa.
Displasia da anca, um problema comum em cães, é relativamente fraca em husky. A catarata é notada em menos de 20% dos huskies, logo eles são de origem controlada. Esta doença, mesmo notada, afeta muito pouco o campo de visão do cão, que viverá sem problemas uma vida saudável após a esterilização. Uma forma rara de catarata é muito mais agressiva, progredindo tão rápido que pode deixar o cão cego a partir dos 2 anos de idade. É tão raro que não é uma preocupação diária, mas é melhor ter o cão analisado para este tipo de problema de vez em quando.

Sempre no nível dos olhos, o husky pode estar sujeito a glaucoma, especialmente em linhas especialmente criadas para corridas. Este glaucoma pode ser doloroso e reduzir a visão do animal. A detecção a montante é preferível.
Finalmente, é possível que um husky sofra distrofia da córnea. O cachorro perde pouco a pouco a visão de seus 7 anos de idade. Alguns huskies podem até sofrer atrofia severa e progressiva da retina. Mais uma vez, isso está longe de afetar todos os cães. Esta doença é de origem genética, e a seleção rigorosa de criadores permitiu reduzir consideravelmente o número de casos dentro da raça. Mesmo que seja muito raro, é sempre bom ter os olhos do seu cão analisados, no entanto. Especialmente desde que a maioria dos possíveis problemas estão relacionados a ele. 
A esperança média de vida é de cerca de 13 anos.

CARÁTER E HABILIDADES DO HUSKY

O husky é conhecido por sua gentileza e doçura. Ele tem uma tendência a fugir. Ele não se apega furiosamente a ninguém e não suspeita de ninguém. Sem criação ou educação muito irresponsável, o husky não é de todo agressivo. Ele será jovial com todas as pessoas que conhece. Mesmo que ele ame seu mestre, ele reivindicará uma certa independência. Para evitar esses fugitivos, será necessário educá-lo antes de seus seis meses. Ele não deve andar sozinho, por exemplo.

husky-siberiano-filhote-929x1024-6346421-8823481-8390601-7092823


Ele ainda é usado como cão de trenó, mas na França ele é acima de tudo um cachorro de estimação. Certifique-se de entender seu temperamento antes de embarcar em adoção, ele é um dos tipos. O husky sendo um cão de carga, ele tem aquela solidão muito ruim. Ela é quem o faz fugir a maior parte do tempo. Deixe-o em paz por algumas horas e ele ficará entediado muito rapidamente. Quando um husky fica entediado, isso geralmente significa móveis e bugigangas em ruínas. Ele precisa cuidar, e isso é um absurdo. Se você está sempre longe, seria bom se abster, a menos que você adote um casal.

SUA EDUCAÇÃO E COMPORTAMENTO COM OUTROS ANIMAIS

O trabalho inicial do husky era executá-lo a grandes distâncias, a uma velocidade de cruzeiro e a um frio extremo. É uma corrida ainda muito próxima do lobo, mas em uma versão amigável, absolutamente segura. Isso pode ser um problema: esqueça o projeto de torná-lo um cão de guarda. É melhor deixá-lo morar em uma casa e só permitir que ele vá ao jardim se estiver bem cercado. Como ele precisa de muito exercício, é melhor evitar a vida no apartamento.
Seu lado lobo não é desenvolvido ao ponto que ele late toda noite, não se preocupe. Seu lado confiante é que ele não se curvará a cada distração, ele sabe ser discreto. Você será para ele o líder da matilha, seja um bom exemplo e não abuse da sua confiança. Ele está acordado e ficará feliz em interagir com todos, humanos, animais, adultos e crianças.

HIGIENE E MANUTENÇÃO

Um muera rouco a cada 6 meses. Por três semanas no mínimo, sua pele vai mudar completamente, ele terá que escovar diariamente, com o risco de vê-lo parecido com uma ovelha cortada mal. Fora do período de muda, ele raramente perde o cabelo. Mesmo em cães de estimação não é necessário enfeitá-lo, cortá-lo é inútil, seu pêlo atua tanto contra o frio quanto contra o calor. Ele está totalmente isolado do mundo exterior. No entanto, é recomendado monitorar as garras e até cortá-las em alguns casos. Se você mora em uma área coberta de neve ou a usa para corridas de trenó, considere tratar suas almofadas regularmente, pois elas estão em contato direto com a neve fria. O mesmo é verdadeiro para áreas quentes onde a queima do solo pode ser um problema.

husky-siberiano-bravo-1024x683-2500953-4950707-3847590-9624736

O husky é sem dúvida uma das mais belas raças de cães, seus lindos olhos azuis quebrariam qualquer pessoa que cruzasse seus olhos. A heterocromia também é fascinante, tornando este cão um ser único, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk