Sejam cidades ou campos, o seu gato está exposto a muitos riscos devido ao seu estilo de vida, por vezes evasivo. Esconde de nós muitos segredos que não podemos ver, como a leucose felina. Suas defesas naturais podem ser grandemente diminuídas pela exposição de um dos principais retrovírus transmissíveis entre gatos e responsável por uma forma de imunodeficiência denominada leucose felina. Não deve ser confundida com a de FIV ou “gato AIDS” vírus Felv, no entanto, merece sua atenção para tomar medidas preventivas adequadas, antes ou depois do HIV detectados e prevenir a doença incurável, quando ela diz que não pode degradar a saúde e a qualidade de vida do seu gato.

gato-fofo-1024x512-7127405-3491349-2033407-3152112

70% dos gatos desenvolvem resistência natural ao contato

Difícil prever a evolução e a resistência natural do seu gato. Os gatinhos de menos de 3 meses são muitas vezes os mais vulneráveis e os mais suscetíveis , seguido gatos vadios como machos não castrados durante lutas e gatos que vivem na comunidade.

prolongada, o contato direto é necessário para a transmissão do vírus entre os gatos, uma mordida, um forte perto como uma preparação entre mãe e bebê, durante a gravidez ou enfermagem gatinhos, sangue numa transfusão e até mesmo em contato com urina e fezes em caixas de areia compartilhadas entre gatos.

O grau de suscetibilidade à infecção de cada gato é variável, individual. Alguns irão eliminá-lo por uma resposta imune eficaz; outros serão afetados e não resistirão nos primeiros 2 anos de vida antes de mostrar os primeiros sintomas clínicos.

gato-filhote-olhando-1024x786-3664436-5623177-6330716-4990089

Tumores e doenças orais algumas vezes escondem a Leucose

Um episódio febril simples pode ser observado no momento da contaminação. Quando a doença começa, ela assume diferentes formas . O aparecimento de certas doenças ou tumores , como os linfomas felinos, é freqüentemente associado à infecção pelo vírus Felv , uma infecção viral que permanece latente , sem sinais clínicos sugestivos por uma média de 2 anos. É na idade adulta que a leucose felina é pronunciada, é prensada quando as doenças que afetam a boca do gato são difíceis de tratar ou reincidir e incapacitar (13% delas, gengival, oral) ou quando certas feridas, lesões como resultado de mordidas entre gatos se curam mal, apesar dos tratamentos.

Não hesite em consultar o seu veterinário se o seu gato apresentar diferentes infecções pequenas de aparência inócua, se estiver perdido e parecer menos adequado. A ameaça à vida é fortemente comprometida quando a doença é declarada e apenas os tratamentos de suporte ajudarão seu gato a combater a expressão da doença; eles só retardarão a evolução desta doença fatal.

gato-com-olho-azul-6254401-3119411-4535797-5349686

Vacinação requer um exame de sangue rápido

Desde a existência e confiabilidade da vacinação contra Leucose Felina, apenas 5 a 10% dos gatos que estão doentes foram identificados . A triagem sistemática é uma opção quando você vacina pela primeira vez . Ele permitirá que você siga um simples teste rápido (algumas gotas de sangue são suficientes) para saber seu status. HIV negativo, o veterinário irá sugerir um protocolo de vacinação adequado, geralmente por 2 injeções no intervalo de um mês no primeiro ano e lembretes anuais, dependendo de como a sua exposição gato. Medidas de higiene da vida também são aconselhadas mais se o seu gato vagueia (esterilização, vigilância) ou vive em contato próximo com seus congêneres. umA soropositividade geralmente requer outro teste, às vezes diferente, para entender a evolução da contaminação e o grau de imunidade ou infecção do seu gato, uma soroconversão é possível.

gato-com-bigode-grande-1024x684-3384650-4452486-1845079-5082943

A medicina preventiva e a vacinação felina experimentaram “sua revolução” com a chegada da triagem e da vacina contra a Leucose. Agora você pode proteger seu gato e limitar a propagação de doenças consideradas contagiosas, fornecendo essa qualidade de cuidados preventivos no auge do carinho que você carrega.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk