Você conhece o maltês cachorro? Considerado uma das raças mais antigas do mundo, o cachorro maltês foi criado no ano 500a.c. na República de Malta. Apesar de não parecer, o que muita gente não imagina é que esses cães tão lindos e aristocratas eram utilizados como rasteiros, ou seja, a função inicial do maltês era de caçar ratos e outros roedores. Seu tamanho, inclusive, sempre foi excelente para tal ofício já que era com facilidade que eles adentravam as tocas e “esconderijos” desses animais.
Trata-se de um cão inteligente, esperto, dócil e brincalhão. Com muita gentileza e aparência delicada, ele pode enganar muita gente. Isso porque, é um peludinho cheio de energia e, não à toa, é comumente utilizado para outras funções além de companhia. Ele se destaca como pet de terapia e concorre em competições de agility, tracking e obediência.
A pelagem do maltês deve sempre ser branca, composta por fios longos, lisos e macios. Seu rabo segue o mesmo padrão do corpo e, quando ficam com a pelagem comprida, chegam a arrastar no chão. Muitos pais de malteses, porém, optam por deixá-los com tosas mais curtas.
A tosa bebê/ tosa filhote é uma das mais pedidas, pois além de ser mais fácil de manter, confere ao pet uma aparência de filhotinho. Manchas em sua pelagem são comuns, especialmente na “barba”, próximo ao focinho e aos olhos. Converse com um médico veterinário para saber como evitar isso.
Essa raça é considerada um pouco peculiar por conta do seu temperamento enérgico, é uma ótima companhia durante o dia a dia e não existem muitos cuidados como outras raças exigem é claro que todo amor e ato de carinho é bem aceito pelos maltes e por qualquer outra raça de cachorro.
O malte é um cachorro extremamente carinhoso com seus donos por isso sempre separe um tempo para brincar com ele e dar o carinho que seu bichinho merece pois é uma raça que é muito suscetível à depressão, mantê-lo feliz e saudável é essencial para prolongar o tempo de vida desse animalzinho.
O temperamento dos maltes vai variar do treinamento e da socialização que o seu companheiro for submetido desde filhote. Geralmente eles costumam latir para estranhos ou em situações que eles consideram de risco, mas essa é uma característica de cão guardião que ele possui. No fundo eles são amorosos e adoram brincar com os seus tutores.
Lealdade é a qualidade mais evidente nessa cão, ele pode até dar cambalhotas de felicidades ao ver seus donos depois de um período sem ter contato com ele. deixar esse animalzinho sob um grande estresse pode ser perigoso pois seus sistema nervoso é diferente dos demais cachorros, ele pode acabar tendo uma parada cardíaca e vindo a óbito por passar por estresses excessivos
Esperamos que seu Malte Cachorro seja o mais bem tratado pois essa raça em especial é extremamente amorosa e sempre vai fazer de tudo para ver seu dono alegre, por ser um cachorro extremamente inteligente uma boa maneira de mantê-lo ativo é ensinar pequenos truques a ele.
Se você gostou de saber um pouco mais sobre Maltês Cachorro, e quer aprender mais sobre diversas raças com nossas dicas variadas, aproveite essa oportunidade para ler também nosso artigo sobre: Papillon Cachorro.
Notícias sobre o Mundo Animal
Deixe uma resposta