Massagem em gatos – Benefícios e indicações

Os gatos são como seres humanos, sensíveis ao contato e alguns deles são até seguidores da massagem. A massagem é uma técnica que só pode ser colocada em prática se o seu gato estiver perto o suficiente de você, para que você possa lidar com isso facilmente.

gato sentado branco 768x1024 6665008 4105005 1069966

Por que massagear seu gato?

A massagem pode ser realizada por diferentes razões:

  • Compartilhe o tempo com seu gato, um momento de ternura e cumplicidade
  • Relaxe seu gato, mas também você. Este momento de relaxamento é válido para ambas as partes
  • Curar após uma cirurgia, o veterinário pode pedir-lhe para massagear uma área particular.
gato mostrando a lingua

Como se preparar para massagem?

Há treinamentos para aprender a massagear seu gato, mas você pode começar sem ter seguido. Gatos que são usados ​​e gostam de ser acariciados e manipulados são os melhores candidatos para massagem. Escute seu gato, provavelmente há áreas que ele não gosta que procuramos – abaixo da barriga, parte inferior das costas … – não insista e permaneça em lugares que lhe dão prazer.

Comece por se estabelecer em um lugar calmo onde seu gato se sente bem. Não há necessidade de instalá-lo em uma mesa, deve ser bom e você também (o sofá parece tudo bem). Ele pode estar de joelhos ou sentado ou mesmo deitado ao seu lado, sem regras; O importante é que você esteja bem acomodado e seu gato também.

gato e cachorro dormindo 1024x640 8356224 2361795 9569972

Não tente massagear seu gato em uma situação em que seria desconfortável, até mesmo estressado : visita ao veterinário , viagem de carro … espere ele voltar para casa e recuperar o ânimo.

Para acalmar o seu gato antes de uma sessão de massagem, pode usar produtos à base de óleos essenciais ou feromonas calmantes – peça conselhos ao seu médico veterinário.

Algumas áreas que você pode massagear:

  • cabeça : o topo do crânio, a volta das orelhas, a parada (quebra entre a testa e o nariz), a testa, as bochechas.
  • O pescoço : da parte inferior da garganta até a nuca.
  • Dorso : dos ombros até a lombar, descendo suavemente nos flancos.

Também é possível massagear a barriga, ou as patas do seu gato, mas às vezes são áreas extremamente “sensíveis” do gato que podem se sentir tocadas em sua intimidade. Nesta situação, não insista.

gato dormindo

A massagem deve parecer um toque mais do que o habitual, mas não deve “palpar” a pele. O gato é muito sensível, esta pressão pode ser sentida como dolorosa.

Para o seu gato desfrutar da massagem, ele vai se acostumar com isso desde tenra idade . Alguns pequenos gatos são seguidores imediatamente, outros precisarão se acostumar antes de se tornarem completamente viciados! Aproveite o tempo que você precisa, minuto a minuto, conforme você vai; Não é necessário praticar diariamente, somente quando você e seu gato estiverem em uma situação calma e relaxante.

No caso em que seu gato está retendo massagens, será necessário se contentar com as carícias e carinhos que já são um prazer compartilhado!

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20