Apesar de todas as nossas precauções, nossos cães nunca estão completamente seguros de envenenamento. Eles podem ingerir uma substância tóxica (produtos domésticos, alimentos não digeridos por cães, etc.) ou serem pegos por pessoas mal-intencionadas que lhes jogam almôndegas contendo veneno.

cachorro-velho-doente-1024x640-3268218-6600451-1686765-8491355

Em ambos os casos, você precisa reagir rapidamente . Para isso, é importante saber como detectar sintomas específicos.

Veja como fazer isso em 3 etapas …

1/3. Observe sua aparência

1. Inspecione o interior da boca dele

As gengivas e a língua do seu cão devem estar pálidas ou rosadas, mais ou menos escuras. Se eles são azuis, brancos, vermelhos brilhantes ou roxos, leve-os ao veterinário.

Outro teste: levante o lábio superior, pressione levemente o canino com o polegar e solte-o. Após 2 segundos, a cor da gengiva deve mudar de branco para rosa. Se isso durar mais de 3 segundos, entre em contato com o veterinário.

2. Examine seu pulso

Coloque a mão no lado esquerdo do peito, atrás do cotovelo. Conte o número de batidas por 15 segundos, depois multiplique por 4 para determinar o número de batidas por minuto. Se for maior que 180, leve-o ao veterinário.

cachorro-doente-7972909-9411709-7826314-7208900

3. Tome sua temperatura

Insira o termômetro retal para medir sua temperatura. Se estiver acima do normal (entre 38,3 e 39,2 ° C em cães) e você notar uma condição anormal, consulte seu veterinário. A febre não significa necessariamente envenenamento, mas pode ser um indicador.

2/3. Observe comportamentos incomuns

1. Observe o seu equilíbrio

Na maioria dos casos, o envenenamento afeta rapidamente o sistema nervoso. O cão pode perder o equilíbrio, ter dificuldade em andar corretamente ou até ficar de pé. Se você notar sinais de tontura ou desorientação, chame seu veterinário.

2. Vômitos e diarréia

Vômito e diarréia significa que o corpo do cão está tentando rejeitar um corpo estranho ou uma substância tóxica. Se o vômito e as fezes de seu cão parecerem incomuns, leve-o ao veterinário.

rottweiler-cansado-1024x678-5826003-6738028-8897066-6341440
Rottweiler-cansado

3. Assista sua respiração

Se o seu cão está ofegando profundamente e de forma sustentável (mais de 30 minutos), pode-se suspeitar de um distúrbio respiratório ou cardíaco, possivelmente resultante de envenenamento. Consulte sem demora.

4. Assista seu apetite

Se o seu cão apresentar uma queda significativa no apetite ou se recusar a se alimentar, leve-o ao veterinário.

3/3. Maximize as chances de atendimento bem sucedido

1. Faça alguns arranjos que tornem mais fácil para o veterinário. Registrar sintomas por escrito

Observe os sinais observados e o tempo de sua ocorrência. Descreva-os com o máximo de detalhes possível.

Enquanto isso, não dê nada ao seu cão para beber, de modo a não acelerar a propagação de veneno em seu corpo.

2. Determinar a fonte

Vá ao redor da casa, veja se uma caixa, frasco ou garrafa foi derramada ou estripada. Se você suspeitar de um produto em particular, leia o rótulo para sua composição. Produtos tóxicos geralmente incluem um número de telefone de help desk para ligar.

3. Ligue para o veterinário ou ligue para o número do centro de controle de veneno

Disque o número verde do centro de controle de veneno em sua área. Entre em contato com seu veterinário e descreva os sintomas e agendamentos, conforme observado anteriormente. Siga as instruções que ele lhe deu enquanto aguarda sua chegada ou leve-o ao seu escritório.

4. Dirija-o para a clínica veterinária

Quanto mais cedo você chegar lá, mais cedo seu cão será cuidado e maiores serão as chances de recuperação.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk