Meu gato tem medo de outros gatos – O que fazer

Um gato que tem medo de outros gatos não é tão raro assim. Este é um problema que muitos proprietários estão enfrentando. O que vale e o que pode ser feito para diminuir seu impacto?

medo não é anormal, nem no bate-papo ou em outros seres vivos. É até algo instintivo e vital , já que permite ao gato escapar dos perigos . Mas é quando se torna sistemático e insalubre que isso representa um problema , especialmente quando é despertado por outros gatos .

gato querendo sair

Um gato não deve ter medo dos outros, exceto por aqueles que são muito agressivos . O medo de outros gatos é motivo de preocupação para o proprietário, mas isso não é inevitável.

Como um cão manifesta seu medo?

Um gato que tem medo de outros gatos (ou qualquer outra coisa) vai preferir evitar e escapar . Ele procurará abrigos prioritários em altura para ficar fora do alcance de seus congêneres, ele percebe como ameaças e observa de longe para poder reagir a qualquer momento.

Do lado da linguagem corporal , o medo se manifesta no gato por uma postura característica, misturando medo e defesa : costas curvadas, cabelos eriçados …

Quais são as causas do medo de outros gatos?

Por que um gato pode ter medo dos outros? Isto é, normalmente, na experiência do animal para procurar.

gato descontraido

Ele pode ter experimentado uma ou mais experiências traumáticas com outros gatos, como agressão,enquanto ele era jovem.

A origem do medo de outros gatos também pode estar em uma socialização insuficiente e / ou no desmame precoce . O gatinho precisa passar o máximo de tempo com sua mãe, irmãos para aprender a interagir com os outros. Assim como ele precisa, posteriormente, entrar em contato com outros gatos, animais e humanos. Ser privado de tais experiências importantes prepara o terreno para todos os tipos de problemas comportamentais em gatos, incluindo o medo dos outros.

Finalmente, o medo de outros gatos também pode ser um traço de caráter . Enquanto alguns gatos são naturalmente dominantes, outros são dominados .

Quais são as conseqüências?

A primeira das conseqüências do medo de outros gatos é a fuga sistemática. Sempre que ele vê um congênere, o gato procura uma maneira de fugir e fugir , como explicado acima.

gato bravo no mato

agressividade é muitas vezes relacionada a temer. Se o gato não tem outra saída, o confronto e o contra-ataque, mesmo os breves, tornam-se inevitáveis. Para o dono do gato temendo seus congêneres, o problema também é que se torna difícil para ele adotar outros felinos, se assim o desejar.

Como ajudar seu gato a não ter mais medo de seus semelhantes?

Então, como você pode limitar o impacto do medo de outros gatos e tornar o animal mais sereno na presença de outras pessoas?

gato branco deitado

Se os gatos vivem sob o mesmo teto, a primeira coisa a fazer é separar seus territórios para evitar conflitos . Cada um deles deve ter sua própria cesta, tigela e caixa de areia. Será então necessário deixar que as coisas sejam feitas naturalmente .

Quando o gato está em uma situação de medo e estresse, os feromônios calmantes podem ser difundidos para tranqüilizá-lo.

A opinião do veterinário , de preferência um behaviorista , é essencial. Ele está em melhor posição para decifrar as causas e mecanismos do medo de outros gatos e depois encontrar uma solução . Isso pode ser medicado .

Em qualquer caso, é importante não forçar um gato que tem medo de seus colegas para ir até eles. Isso só pioraria seu medo, especialmente em caso de movimento súbito da parte deles.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20