Meu gato tem medo de veterinário – Como lidar

Seu gato precisa ser seguido regularmente por um veterinário. Como tal, recomenda-se visitar um profissional de saúde pelo menos uma vez por ano. Infelizmente, alguns felinos têm medo desses veterinários e estão ficando incrivelmente ansiosos quando se aproximam desses lugares inóspitos à primeira vista. Como detectar essa fobia? Quais são as características e como tratá-lo? Nós vemos isso abaixo.

gato filhote brincando

Quando ir ver o veterinário para o seu gato?

Visitar um veterinário deve ser feito regularmente , sem sintomas aparentes ou suspeita de doença. Trata-se de ter um cheque anual , pelo menos, para lembrar de vacinas essenciais , mas também para fazer um exame de saúde do seu gato. Isto evita, por vezes, o desenvolvimento de patologias tomadas a montante e, portanto, tratadas rapidamente.

Naturalmente, há muitos casos em que é urgente consultar um veterinário . Quando a saúde do seu gato depende dele ou quando sintomas sugestivos de múltiplas doenças são observados.

Por que seu gato está com medo?

Seu gato não é “vacinado” contra o medo, fobias . Como o ser humano, ele também pode sentir essas emoções, ser afetado por uma paralisia incomum , uma ansiedade significativa , a ponto de não ser capaz de se mover , ou querer esconder a todo custo de acordo com alguns situações.

O medo de se manifestar por miados incomuns , por posturas que não são as de seu gato, pela posição dos ouvidos, bigodes , o que sugere um forte sentimento de estresse, desconforto . Alguns gatos não gostam do vácuo quando você passa, outros estão nervosos sobre ir ao veterinário. Como tal, o transporte também desempenha um papel, como muitos felinos também estão com medo do carro ou viajar. Isso corresponde bem à psicologia desses animais, que não apreciam, do ponto de vista geral, a mudança .

gato filhote assustado

Como eles reagem? Não há verdade verdadeira. Alguns gatos saltam, atacam, outros estão em posição defensiva, fugindo e refugiando-se em um lugar seguro para eles.

O medo do veterinário

Isso geralmente acontece se o seu gato teve uma primeira experiência traumática com um veterinário. Ele também pode ter visto conespecíficos em más posturas na sala de espera . Hipóteses sugerem que odores tão específicos das clínicas veterinárias (e do mundo hospitalar) nem sempre agradam as narinas desses animais. Finalmente, há também o fato de que os gatos são como esponjas e sentem suas próprias emoções.

gato olhando

Se você está estressado, preocupado com um veterinário operando seu gato, ele vai sentir isso e estar no mesmo estado que você .

Como consertar isso?

Não há receita milagrosa. A boa socialização é a base de tudo. Ele permite que seu gato entre em contato mais facilmente com os outros, sejam congêneres ou seres humanos. Seu felino, portanto, terá mais facilidade em aceitar o manuseio de um veterinário . Além disso, se o seu gato está acostumado a ser manipulado desde cedo, esse processo será melhor.

Indo cedo para um profissional de saúde também promove a boa relação futura entre um e outro. Melhor, um bom manuseio em primeiro lugar permite que seu gato seja colocado em confiança e a garantia de que ele não terá medo no futuro.

Evite estressar em vez de seu animal de estimação. Ele vai sentir isso. Evite também instalá-lo no último minuto em sua gaiola de transporte . Ele deve ter tempo para se acalmar e saber que vai dar uma volta.

Conclusão

Seu gato pode ter muitos medos ao longo de sua vida. Um deles pode dizer respeito ao seu veterinário. Isso pode ser o resultado de uma experiência traumática do passado ou simplesmente uma falta de socialização. Existe uma cura para todas as causas. O objetivo é identificá-lo. Em caso de fobia, seu gato pode ter várias reações: o ataque, o vôo ou simplesmente ficar paralisado e não conseguir se mover.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20