Micose em gatos – Como evitar e tratar

Micose, também conhecida como dermatofitose, é uma condição causada por fungos microscópicos. Várias razões explicam sua aparição no felino, mas não só. De fato, a micose também é uma doença comum em cães. Além disso, é transmitido para muitos mamíferos e para humanos. Sim, é uma zoonose patológica. Nós explicamos o que é em detalhes, como evitá-lo, combatê-lo e erradicá-lo.

gato branco deitado

Micose felina, o que é isso?

É uma infecção fúngica causada por um fungo microscópico e filamentoso . Este fungo é chamado dermatófito. É definido em particular em duas espécies encontradas: Microsporum canis e Trichophyton mentagrophytes . Esses fungos se estabelecem, se estabelecem e sobrevivem muito bem na base dos cabelos , unhas . Como resultado, causam lesões na pele e pronunciada depilação em diferentes partes do corpo, mas especialmente na cabeça e nas costas. Depilação em que virá crostas. Tenha cuidado, o seu gato não tem que se coçar. Micose não necessariamente coceira . Assim, o fungo pode se desenvolver sem que nenhum sintoma seja visível no início. O diagnóstico de micose é feito por um veterinário.

Transmissão de micose

Seu gato é a principal fonte de transmissão de micose em humanos. É transmitido quando há contatocom a pele ou cabelo com o animal em questão. Também pode ser transmitido indiretamente . Seja via lençóis , um sofá , roupa de cama , carpete . Com efeito, a micose vive muito bem em um ambiente ao ar livre, uma vez que vivem mais de um ano sem necessariamente estar em um ser vivo.

gato deitado 6129101 3862586 2267142

O diagnóstico de micose

Um diagnóstico deve ser feito pelo seu veterinário . Só este último pode certificar a presença de micose . De fato, ele usará vários instrumentos, como a lâmpada de Wood . Esta é uma lâmpada que emite luz ultravioleta. Os cabelos que carregam o fungo parecem fluorescentes. No entanto, alguns fungos podem não fluorescer. Assim, a ausência de fluorescência não deve descartar a hipótese de micose. Ela não está confirmada.

Para ser claro, o veterinário irá realizar um exame microscópico do cabelo . Os cabelos infectados com tinea têm uma aparência característica que determinará formalmente o fungo. Finalmente, se os 2 exames se mostrarem negativos, ou não muito convincentes, então o veterinário poderá tomar certos cabelos para transmiti-los a um laboratório de análises médicas . Este último, através do cultivo, determinará com certeza a presença ou ausência de micose em seu felino.

gato filhote prestando atencao

Tratamento contra micose

O tratamento é longo e tedioso . Baseia-se essencialmente na aplicação de champôs fungicidas , bem como pomada ou loção antimicótica . Além disso, uma medicação oral (antifúngica) pode ser administrada por via oral. O tratamento geralmente dura um mês e deve ser escrupulosamente respeitado ao  da letra, a fim de ter chances de restaurar a situação e erradicar o fungo.

Além do mais, este tratamento não é apenas sobre o seu gato. Todos os animais da sua casa devem ser tratados desta maneira para evitar a transmissão.

No final do tratamento, serão colhidas 2 amostras com intervalos de 15 dias. Micose é considerada erradicada se ambas as culturas são negativas. Porque infecções fúngicas podem persistir apesar dos cuidados prestados, e podem promover o ressurgimento do fungo quando o tratamento é interrompido.

By the way, o tratamento em seu gato e animais não é suficiente. Você deve desinfetar completamente sua casa . Da roupa de cama às roupas , como o sofá, os tapetes . Seu tapete deve ser lavado corretamente. Use água sanitária, cloro e / ou sprays bactericidas e fungicidas. É hora de fazer uma grande limpeza de primavera.

gato se escondendo

Prevenção

A melhor coisa, além de tratar a micose, ainda é antecipar isso . Micose não impede. Por isso, você não pode contar com a presença de nenhuma vacina . O melhor é manter seu gato saudável , com comida de qualidade , uma qualidade de vida perfeita. Qualquer redução do sistema imunológico pode favorecer o aparecimento de micose. Note-se que alguns gatos, como a Abissínia e persa são mais afectados do que outros por esta doença de pele , não necessariamente sério, mas muito chato para exterminar.

Conclusão

Micose é uma doença de pele causada pelo aparecimento de fungos. Somente um veterinário irá determinar, depois de 3 exames com mais frequência, esta doença e formalizá-la. Neste caso, um tratamento de um mês irá intervir em seu felino, mas também todos os animais da casa. Além disso, sua casa precisará ser completamente desinfetada. Trata-se também de limitar o contágio de uma doença que é transmitida até aos seres humanos. Melhor prevenir.

A melhor coisa, além de tratar a micose, ainda é antecipar isso . Micose não impede. Por isso, você não pode contar com a presença de nenhuma vacina . O melhor é manter seu gato saudável , com comida de qualidade , uma qualidade de vida perfeita. Qualquer redução do sistema imunológico pode favorecer o aparecimento de micose. Note-se que alguns gatos, como a Abissínia e persa são mais afectados do que outros por esta doença de pele , não necessariamente sério, mas muito chato para exterminar.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20