Nossos cachorrinhos têm memória. Muitas vezes, registram as emoções associadas a certos eventos e experiências, incluindo visitas ao veterinário. Quando eles retornam, esses mesmos sentimentos voltam e podem colocar os cães em estado de estresse. No entanto, é bem possível ajudá-lo a superar essas dificuldades.

cachorro-no-consultorio-medico-1024x640-5855355-2065881-4795157-2247591

Nem sempre vivemos visitas muito serenas ao médico. É exatamente o mesmo com nossos amigos caninos, que podem apreender a consulta com o veterinário . Estressado e ansioso , os cães são colocados desconfortável por uma variedade de coisas associadas com a empresa especialista: Vacina passado consultas com seus lotes, manipulação e outros exames desagradáveis, cheiros, outros animais, etc. Quando não tranquilizado, o cão pode complicar o progresso da visita e dificultar muito mais o trabalho do veterinário.

Acostume-se a ser manipulado

O cão deve estar acostumado a ser tocado, massageado e palpado desde cedo. Cabe ao proprietário familiarizá-lo com essas manipulações que serão posteriormente praticadas pelo veterinário.

cachorro-castrado-1024x640-8011279-4877054-1478743-6779742

Abra a boca para verificar a condição dos dentes, levante a pata para examinar mais de perto, levante as orelhas ou cauda para verificar se está tudo bem … Estas operações simples são para conseguir muito cedo e com muita gentileza para que o animal possa fazê-lo durante as suas consultas.

Claro, não devemos esquecer de recompensá-lo por sua boa atitude exibida após essas manipulações.

Para visitar o consultório veterinário com mais frequência

Ir ao veterinário com mais frequência também ajuda a desmistificar esse compromisso e torná-lo mais comum na mente do cão.

Além do check-up anual no veterinário , o cão pode ser levado ao consultório várias vezes por ano, mas não examinado. Desta forma, a visita ao veterinário não significa automaticamente que ele será examinado. A equipe do escritório irá saudá-lo e acariciá-lo calorosamente, o que aumentará a associação de um sentimento positivo com a visita à prática veterinária.

Faça-o exercitar antes da visita

Se o cão estiver um pouco estressado no dia da visita, podemos levá-lo para passear e brincar com ele de antemão.

pastor-belga-adulto-deitado-8296569-2264593-9310485-5110741

Essas atividades e trocas ajudarão a dissipar a ansiedade, ao mesmo tempo em que o acalmarão e o relaxarão. No entanto, eles não precisam ser realizadas apenas antes da consulta: devemos deixar a tempo o corpo do cão para voltar ao normal (deixar cair emoção, ritmo cardíaco, etc.).

Seja relaxado para que seja por sua vez

É importante não esquecer que os nossos cães são verdadeiras esponjas emoções e, como tal, nós lhes comunicar sem querer muito do que sentimos .

Quando alguém está estressado e ansioso, há uma boa chance de que o cão também esteja . Nossas atitudes, os sinais emitidos por nosso corpo e nosso organismo são perfeitamente capturados por nossos amigos de quatro patas. Devemos, portanto, ter certeza de que eles são positivos, de modo a diminuir o estado mental e o comportamento do cão.

Assim, é essencial estar totalmente relaxado e confiante ao ir ao veterinário. O cão vai perceber essa serenidade e vai sentir isso também.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk