• Início
  • Animais
  • Obstrução Digestiva em Cães – Sintomas e Tratamentos

Obstrução Digestiva em Cães – Sintomas e Tratamentos

Obstrução Digestiva em Cães não é um fenômeno raro, especialmente em cães jovens. Ele tende a engolir tudo o que encontra, seja seixos, pedaços de lã ou cordas, pedaços de sapatos ou mesmo objetos pontiagudos como agulhas. Ele não pode rejeitá-los.

cachorro-doente-1-3808319-2023992-5147230-6450595

O QUE ACONTECE ENTÃO?

Existem duas soluções. Ou tudo corre bem e o cão elimina o objeto em questão pelo vômito, ou este desce pelo trato digestivo e passa por canais naturais. Neste caso, não haverá complicação, mesmo que o seu cão, no momento, não aprecie realmente a dor que a passagem do objeto lhe causa. 

No entanto, ele deve beber depois para não sentir desconforto, especialmente na garganta. Pode causar tosse e irritação. 

Se o ‘item’ ingerido não sair sozinho, ele permanecerá bloqueado no trato digestivo. Nesse caso, é melhor reagir rapidamente, porque pode se transformar rapidamente em drama.

COMO SABER SE EXISTE UMA Obstrução Digestiva em Cães?

É essencial observar o comportamento e a condição geral do seu cão. Você vai perceber que, além de não comer mais, ele está enojado com a comida que vem diante de seus olhos. 

Ele rejeita tudo o que o fez querer até então. Seu estado geral é consideravelmente reduzido e isso em um tempo muito curto. Seus movimentos são particularmente lentos e suas costas permanecem curvas. 

É urgente levá-lo ao veterinário para um exame clínico. Ao toque de sua barriga, o cão mostrará sofrimento. Dependendo de onde o objeto está localizado, será necessário praticar um rádio.

Obstrução Digestiva em Cães
Obstrução Digestiva em Cães

QUAL TRATAMENTO ADOTAR?

O corpo estranho pode estar no esôfago. Neste caso, basta removê-lo com um endoscópio, solução que permanece pouco marcada pelo seu canino. 

Por outro lado, se é na parte posterior do trato digestivo, é necessário recorrer à intervenção cirúrgica. 

A endoscopia não pode ser praticada neste nível. É obrigatório agir rapidamente porque, mesmo quando está preso, o objeto engolido se movimenta nesse órgão. 

O intestino está danificado e é difícil restaurá-lo completamente.

cachorro-machucado-7276358-4696573-9370392-6614493

Em todos os casos, os profissionais de saúde animal dirão que você não deve deixar para trás pequenos objetos. 

Tudo é bom para agradar seu fiel companheiro. A tentativa seria uma vergonha, considerando as consequências que isso pode ter, especialmente se o seu cão é muito jovem e ele leva esses itens para brinquedos. Ele ainda não pode dizer a diferença entre brincar e perigo.

Como saber se o cachorro está com obstrução intestinal?

Falta de fome e sede;
Vômitos após ingestão de alimentos e água;
Desidratação;
Posição “acocorada” em gatos (quando eles ficam encolhidos como se fossem expelir uma bola de pelos);
Vômito com cheiro de fezes;
Ausência de fezes;
Animal constantemente cansado.

O que acontece se o cachorro comer plástico?

Os principais indícios: apatia, depressão, falta de apetite, vômito, cólicas, ausência de fezes ou fezes com sangue. Caso o objeto seja tóxico, o animal terá também os sintomas de envenenamento, como vômitos, salivação excessiva e diarreia.

Quando o cachorro não consegue evacuar?

Caso seu cachorro não consiga defecar você deve procurar ajuda de seu veterinário o quanto antes para que este problema seja corrigido a tempo . É comum cachorros adultos ou filhotes com dificuldade de defecar e isso pode ser causado por ressecamento ou por hernia perineal

O que é bom para regularizar o intestino do cachorro?

Nesse período, ele deve ser hidratado com água fresca, preferencialmente mineral, para que não tenha contato com resíduos químicos. Sirva uma alimentação mais natural, com alimentos frescos e cozidos, como legumes, frango e arroz, que ajuda a prender o intestino.

O que dar para o cachorro quando não consegue defecar?

Azeite de oliva: enriquecer a comida do seu cachorro com azeite de oliva é uma forma simples de aliviar a prisão de ventre, além disso deixará a comida mais apetitosa. Mais água: é fundamental que o cachorro ingira mais água. Você pode colocar um segundo recipiente de água em outro lugar de casa.

veja outros temas no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20