Seu gato tem os 5 sentidos semelhantes aos humanos. Ou seja, audição, visão, olfato, paladar e tato. No entanto, o seu gato tem dois sentidos adicionais que o diferenciam de todas as formas do humano.

gato-com-olho-azul-6254401-3119411-4535797-5349686

A vista

Seu gato é nyctalope . Isto é, ele consegue ver a noite. Na verdade, o seu gato tem mais bastões do que humanos, permitindo que ele veja mesmo com quase nenhuma luz. Deve estar presente. Na escuridão total, seu gato só veria preto. A pupila do seu gato se adapta de acordo com o brilho . Pode ser redondo, oval ou fendido, bem como largo, estreito ou vertical dependendo da luz, mais ou menos intenso.

À noite, não é incomum ver seu gato e apreciar seus olhos brilhantes. É devido à sua camada de célulasna sua retina .

campo de visão do seu gato é de 260 ° contra 230 em humanos. No entanto, seu gato tem uma certa miopia, pois ele só vê objetos próximos a ele. Ele usa seus bigodes (nunca corta) para detectá-los.

Seu gato percebe certas cores , mas não todas por causa de um número de células fotorreceptorasabaixo do humano. Assim, se ele percebe azul e amarelo, o vermelho é totalmente desconhecido para ele.

gato-com-bola-de-la-1024x768-6469947-9776829-8963032-1181824

Toque

Os bigodes do seu gato permitem que ele detecte objetos ao seu redor. O toque é particularmente desenvolvido em casa. Suas almofadas , no nível das pernas, suas áreas anal e genital são particularmente sensíveis e receptivas . Finalmente, a pele do seu gato é muito sensível às mudanças de temperatura . É assim que pode pegar frio facilmente.

Audição

Se o ouvido humano não consegue ouvir ultrassons acima de 20.000 Hz, seu gato pode atingir 30.000 Hz. Sua capacidade de girar os ouvidos para a direita e para a esquerda também é um ativo significativo em sua percepção de vários sons, mesmo à distância. Sua capacidade de detectar a menor vibraçãotambém é um dos seus pontos fortes.

gato-com-aparencia-de-braco-1024x512-9878316-2537116-2602934-3725964

O gosto

Seu gato tem um sabor muito menos poderoso que o seu. De fato, tem quase cinco vezes menos papilas gustativas que os humanos. Além disso, apenas a ponta da língua é receptiva ao paladar. Assim, o seu gato será sensível ao doce, salgado, amargo e azedo , desde que seja pronunciado.

Note que seu gato tem a particularidade de ser sensível ao gosto da água . Assim, ele pode se recusar a beber se a água não lhe servir.

Cheiro

Seu gato não tem o desempenho olfativo que o cão. No entanto, o cheiro do seu gato é muito melhorque o seu. Seu olfato lhe permite delimitar seu território, localizá-lo, mas também evitar comer alimentos que não são bons para sua saúde.

gato-bravo-no-mato-3705725-9597800-6218615-6269655

Órgão de Jacobson

É do seu gato. O órgão de Jacobson está localizado no cofre do seu palácio. Ele vem desempenhar um grande papel no sentido de olfato e paladar do seu gato. De fato, ao rolar os lábios, seu gato ativará o órgão que detectará odores e permitirá que ele os analise. Em outras palavras, seu gato pode ” engolir cheiros ” graças à reação de Flehmen .

Seu sistema vestibular

Seu gato tem um senso de equilíbrio fora do comum. É um órgão, localizado no ouvido interno, muito mais desenvolvido que em humanos. Graças a este, seu gato tem um notável senso de equilíbrio.

Você entende melhor porque seu gato sempre cai (ou quase) em suas quatro pernas. Este órgão permite-lhe conhecer o posicionamento da sua cabeça no espaço , a pressão à sua volta.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk