Como todas as pessoas, todos os gatos têm personagens diferentes, no entanto, ainda existem traços que são encontrados em todos, independentemente da raça, idade ou sexo. Há muitos a priori sobre a natureza dos gatos: os machos são mais abraços, feminino tricolor mais agressivo … mas o que é realmente?

gato-branco-5183707-7946667-6872526-3057281

Um personagem de gato: o que é isso?

Todos os donos de gatos concordarão que cada gato é único, mas é possível estabelecer uma lista de características comuns a muitos dos nossos felinos:

  • Independência : provavelmente o traço de caráter mais conhecido do gato. Isso não significa que ele não mantém vínculo emocional com seu mestre pelo contrário, mas o gato é capaz de se defender ao contrário de um cão, por exemplo. Ele não precisa realmente de um dono, o gato precisa de um território.
  • Territorial : o gato está ligado ao seu território, não gosta de mudá-lo e defende todas as garras!
  • Hábito : o gato é um animal normalmente, ele não gosta de mudá-lo. Ele tem seu pequeno trem; de manhã ele vem para te acordar, pede comida e depois sai … sempre na mesma ordem. O gato também não gosta de mudar o ambiente em que vive, movimenta os móveis … muito pouco para ele.
  • Curioso : mas não necessariamente aventureiro. O gato gosta de deslizar sob a cortina para ver o que está acontecendo lá fora!
  • Neófito da dieta : o gato gosta da comida de mudança (e única comida), as diferentes texturas, sabores e perfumes, ele adora.
  • Abraço : até o gato mais esquisito adora abraçar, mas tenha cuidado, não a qualquer hora e não por ninguém!

Quais fatores influenciam o caráter do gato?

Mesmo que os gatos compartilhem traços comuns, existem certos fatores que moldam seu caráter individual. Podemos então citar: a raça , a vida na juventude e as experiências de cada um .

gato-branco-deitado-1024x640-5437426-3169210-1290378-1176487

A raça é um importante fator predisponente; mas cuidado, a individualidade de cada gato é tão importante quanto. Os criadores de gatos trabalhar duro para conversar com uma seleção caráter equilibrado, easy-going; gatos com problemas comportamentais (agressividade, medo …) geralmente estão longe da reprodução. Não faça um caso geral, mas é verdade que algumas raças de gatos são conhecidas por seu caráter dócil e fofo, outras por sua atividade e vivacidade ou por sua facilidade para conversar! Aqui estão alguns exemplos:

  • Gatos fofinhos e fofinhos: Shorthair britânico , Ragdoll , Burma sagrada ou somali .
  • Gatos vivos e ativos: Oriental , Bengala , Abissínio e Siamês .

Existem muitas raças de gatos que podem ter características de caráter, mas de qualquer maneira, quando você decide adotar um animal, aproveite para aprender sobre seu caráter, mas também sobre suas necessidades (escovação , atividade …).

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk