Podemos dar leite ao gato?

O leite é bom para o seu gato? Todos nós temos a imagem, em desenhos animados ou filmes, de gatos muito fofos bebendo seu leite. Este alimento é aconselhável na sua dieta felina? Pode ser perigoso? Em caso afirmativo, em que formas? Seu gato realmente precisa disso para viver? Nós trazemos-lhe todas as respostas.

gato filhote assustado

Em primeiro lugar, torcendo rumores. Não, o leite não é vital para o seu gato. Não, não é tóxico no primeiro sentido da palavra. Sim, pode ser perigoso em alguns casos. Sim, pode causar reações adversasno seu felino.

Gatinho e leite, inseparáveis

Até o desmame, por volta da oitava semana de vida, seu gatinho será alimentado com leite materno . Da mãe dele. É um alimento indispensável , pois fornece todos os nutrientes , vitaminas e forçasinseparáveis ​​de seu crescimento. Se ele não pode mamar sua mãe, ele deve ser dado leite com mamadeira . Tenha cuidado, nenhum leite de ruminante ! O leite não deve vir da vaca, cabra ou ovelha. De fato, este último não é rico o suficiente em proteína e gordura quando comparado com o leite materno.

Quando o desmame, é imperativo incluir gradualmente alimentos sólidos (kibble) para o seu gatinho. Ele gradualmente deixará o leite para voltar à sua dieta final. Além disso, o sistema digestivo do seu gato pode não suportar o leite tão bem quanto antes.

Leite para gato adulto é necessário?

Não, o seu gato não precisa de leite para viver . Uma dieta baseada em croquetes e água é mais que suficiente para satisfazê-lo. Alguns veterinários não vejo de desvantagem para um pouco de leite se as chamadas diárias. Isto é válido somente se ele tem nenhum intolerância à lactose . Deve-se saber que mais da metade dos gatos são. Se ele levar o leite, então desnatado, semi-desnatado ou leite integral não tem importância.

gato com aparencia de braco

Intolerância à lactose ou alergia

O leite nunca deve substituir a água. Especialmente para muitos gatos, intolerantes ou alérgicos às proteínas do leite ou lactose . Estas proteínas estão contidas no leite de vaca , que é recomendado para não dar ao seu gato. Na verdade, pode causar reacções alérgicas com sintomas como diarreia , a comichão, os problemas digestivos e vómitos . Neste caso, o leite é perigoso para a saúde do seu animal de estimação.

Seu gato está experimentando um declínio na capacidade de digerir a lactose , devido ao desaparecimento ou redução da lactase , a enzima em questão. Este é particularmente o caso de gatos que começam a consumir uma dose de leite, enquanto não bebem durante meses / anos.

E quanto a outros produtos lácteos?

lactose não é tão importante em outros produtos lácteos, como queijo , o iogurte ou queijo cottage . No entanto, você tem que ter muito cuidado . Um gato que não tem mais lactase (ou menos) não suportará melhor esses alimentos. Isto é particularmente o caso se o seu gato é alérgico a proteínas do leite. Estes estão presentes em todos os alimentos à base de leite. Então você tem que evitá-los a todo custo .

Não é recomendado dar estes produtos lácteos ao seu gato, independentemente da sua tolerância ou não. De fato, são alimentos gordurosos que promovem ganho de peso e podem levar à obesidade .

gatinho de olho azul

Seu gato gosta de leite?

Seu gato gosta do sabor do leite . Ele também acha isso refrescante . No entanto, para fazê-lo beber leite à custa da água não deve ser incentivado, muito pelo contrário. Seu gato estará em boa saúde com uma dieta clássica, baseada em croquetes e água. Este não é necessariamente o caso do leite, que também promove ganho de peso .

Em resumo

Dê leite ao seu gato não é um problema se:

  • Que ele não é alérgico a proteínas do leite.
  • Que ele suporta lactose.
  • Não dê a ele mais de 40 mL de leite por dia.
  • Não substitua o abastecimento de água.

Na maioria dos casos, o seu gato terá intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. O leite não é necessariamente bom para o seu felino. Em qualquer caso, ele não precisa viver além de seu desmame. Por outro lado, leite e produtos lácteos favorecem o ganho de peso, devido à importância dos lipídios que contêm.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20