Um cachorro chorando não derramar lágrimas, é claro, não, ele grita, ele lamenta, ele geme ou lobos! E as causas de tal comportamento podem ser múltiplas …

dachshund-chorando-1024x576-7524930-7331452-6329924-9569212

O choro do cachorro: um meio de comunicação

O cão tem entre suas muitas ferramentas de comunicação as vocalizações para se expressar. Em muitos casos, é para expressar um mal-estar , seja profundo ou superficial!

Na verdade, um cão gritando ou cachorro chorando para seu saco de ração será um cão depois de tudo perfeitamente normal que manifesta a sua impaciência tempo hábil. Podemos então considerar seu choro como superficial e, portanto, não perturbador.

Por outro lado, para um cão que chora incessantemente , sem motivo aparente e que adote esse comportamento de maneira excessiva , então será a hora de fazer as perguntas certas e agir ao invés de sofrer!

Por que meu cachorro chora?

Para entender por que seu cão chora, será necessário observar os elementos que desencadeiam esse comportamento, mas também o ambiente em que o cão está e o que o rodeia no momento das lágrimas!

Meu cachorro chora quando está sozinho

Estes comportamentos de choro são frequentemente observados durante a noite para filhotes recém-chegados. E nós não podemos culpá-los claramente! Eles ainda passam um irmão soldado e reconfortante 24h / 24h para um ambiente desconhecido e explorado de forma solitária.

Neste caso, será necessário, antes de trazer o filhote para casa, preparar um ninho aconchegante , recuperar das toalhas ou mantas do criador para que o filhote encontre cheiros familiares , etc.

Após a chegada em casa, você pode oferecer aos seus colares de cachorro ou difusores de feromônios calmantes que reproduzem aqueles que a mãe emite em seu estado natural para tranqüilizar seus pequenos. É a marca Adaptil que oferece muitas soluções (colar, comprimidos, difusores) para resolver problemas de estresse, seja em filhotes ou em cães adultos em outros lugares.

boiadeiro-de-berna-focando-1024x683-2341583-9331022-6091726-8899657

Essas ferramentas podem ajudar, mas não resolvem tudo! Para o seu cachorro ou cão ser mais calmo à noite e quando está sozinho geralmente mesmo dia, você vai, por exemplo, reduzir a sua área de dormir , oferecer-lhe um refúgio onde ele pode se sentir seguro. Junto com tudo isso, você também deve ensinar-lhe a solidão.

Por exemplo, ignore o seu cão quando você vai trabalhar, não diga adeus e não o cubra com carícias, ele tenderá a estressar em vez de tranquilizar! Da mesma forma, quando você voltar, espere o seu cão se acalmar antes de dizer olá. Então, dê ao seu cão algumas ocupações em sua ausência, faça-o entender que estar sozinho pode ser positivo dando-lhe, por exemplo, um tipo de brinquedo cheio de guloseimas, etc.

Meu cachorro chora quando ouve um som agudo

À primeira vista, pode parecer engraçado, mas os cães se comunicam uns com os outros e, às vezes, um som próximo ao barulho que um cachorro pode fazer pode desencadear o “choro” de vocês.

É de fato o caso quando os cães fazem o lobo , eles respondem geralmente a um barulho que considera semelhante. Este é um comportamento de cão perfeitamente natural que não deve ser suprimido, mas sim controlado se o “choro” se tornar excessivo. Nós então colocaremos em prática indicações de renúncia e cessação.

Meu cachorro chora quando ele não tem minha atenção

Este é um problema de comportamento bastante comum! De fato, muitos cães entendem rapidamente que o choro atrai imediatamente a atenção do mestre ! Então, eles decidem usar essa técnica mais do que eficaz para atrair a atenção!

Depois disso, você nunca deve responder porque você só reforçaria o comportamento do seu cão.

doberman-deitado-1024x640-3222527-9067256-9498311-9947985

Então, diferente de se diverte você, não valide seu cão quando ele chorar para chamar sua atenção. Ignore-o e espere até que ele pare para lhe oferecer uma interação. Isso também ajuda a ensinar seu cão a lidar adequadamente com uma emoção significativa: frustração!

Então, seu cão vai entender que quando ele chora, você não o conhece, mas quando ele está calmo e silencioso, você cuida dele!

Meu cachorro está chorando porque está entediado

Um cão que está entediado pode mostrá-lo de mil maneiras e você será informado muito rapidamente! De fato, o choro não é sistemático nesses casos, mas se eles são acompanhados de destruição , atividades de substituição, latidos excessivos . Você pode ter certeza de que seu cão lhe enviará uma mensagem: cuide de mim, caminhe, estimule-me, enfim! Faça alguma coisa!

Longe de querer fortalecer o condicionamento visto no ponto anterior, trata-se aqui de responder corretamente às necessidades de seu cão e satisfazê-lo às suas expectativas.

Um cão não é um bicho de pelúcia ou um simples alarme em caso de intrusão, você deve atender às suas necessidades físicas, mentais, sociais e olfativas para que ele esteja bem em suas patas, todos os dias!

Meu cachorro está chorando de dor

Se você tem um cachorro mais velho , você também pode se preocupar com sua boa saúde se ele começar a chorar durante a noite sem motivo aparente! Vá ao veterinário para descartar qualquer doença ou problema físico.

Não se preocupe com o aparecimento de novos comportamentos, eles estão claramente relacionados com a idade avançada do seu cãozinho. No entanto, isso não impede que você consulte seu veterinário para verificar essa hipótese.

Em resumo, e se meu cachorro chorar?

  • Se acontecer de um dia para o outro sem aviso, vá ao seu veterinário para que ele possa examinar seu animal de estimação e detectar uma possível doença que causaria dor ao seu cão.
  • Não fortaleça o seu cão tentando acalmá-lo ou tranquilizá-lo quando ele estiver fazendo isso.
  • Não o repreenda, e procure identificar a causa de tal comportamento para resolvê-lo em profundidade.
  • Ensine seu cão a controlar a solidão, por um lado, mas também a frustração para que ele aceite mais natural e serenamente as várias situações que lhe são impostas.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk