Por que meu cachorro corre atrás de sua cauda?

Você assiste regularmente seu cão correr atrás de sua cauda e você não sabe como interpretar esse comportamento. Isso é normal? É para jogar ou devo me preocupar? Todas as respostas às suas perguntas sobre esse comportamento, engraçadas de se ver, certamente, mas às vezes difíceis de decifrar.

Pastor da picardia correndo

Existem várias razões pelas quais um cachorro corre atrás dele, aqui estão as mais frequentes:

Razão # 1: jogar

Você observará esse comportamento especialmente em filhotes e até mesmo em alguns cães adultos maduros.

O que fazer?

Em geral, esse comportamento é completamente normal e não requer nenhuma intervenção de sua parte. Por outro lado, se se torna excessivo, até obsessivo: é importante reagir.

De fato, a normalidade de tal comportamento tem limite apenas sua regularidade. Se esse comportamento é adotado pelo cachorro ou pelo cachorro com muita frequência e que a auto-mutilação é gerada (arranhando a lesão, etc.), será necessário cavar o problema e encontrar sua causa real.

cachorro-correndo

Além disso, você pode distrair o seu cão de comportamento excessivo, oferecendo uma atividade que ele ou ela gosta particularmente.

Razão # 2: externalizar o desconforto emocional

A ação de perseguir sua cauda também pode se traduzir no desconforto emocional do cão .

De fato, quando um cão está muito desconfortável em uma situação e está em um estado emocional instável , não é incomum ver o comportamento agressivo sendo redirecionado.

Esses comportamentos agressivos podem então se voltar para objetos / pessoas externos ou para o próprio cão através de mutilações e outras atividades substitutas (aqui, correndo atrás de sua cauda, ​​pegando-o, mordendo-o, etc.).

O estado emocional instável do cão pode estar relacionado a estresse pontual, mudança ambiental, frustração, tédio ou até mesmo muita energia para evacuar.

O que fazer?

Neste caso, devemos reagir muito rapidamente e não hesitar em consultar o conselho de um veterinário , mas também um especialista em comportamento e treinamento de cães.

Esses profissionais ajudarão você a determinar a causa da instabilidade emocional do seu cão e, assim, acalmar seu animal de estimação e, assim, limitar esse comportamento compulsivo.

Especialmente, quando um cão tenta pegar sua cauda para externar o desconforto emocional, ele não deve simplesmente proibi-lo de fazê-lo , caso em que apenas a parte visível do iceberg seria controlada. É necessário aqui analisar mais profundamente a causa do problema.

Talvez o seu cão não apoie suas ausências , talvez ele não esteja gastando o suficiente , talvez ele não esteja confortável quando os convidados chegarem, talvez ele medo de um objeto, uma pessoa ou outro animal presente em sua casa, etc.

Cabe a você observar o que desencadeia em seu cão a ação de girar em círculos para pegar sua cauda e então você pode começar um reequilíbrio emocional.

Razão # 3: para atrair atenção

Também é bem possível que um cão corra atrás de sua cauda apenas para atrair a atenção de seus mestres . Muitas vezes, eles são cães bastante inteligentes e atentos, que entendem rapidamente que esse comportamento lhes permite obter toda a atenção que procuram.

O que fazer?

Para ter certeza de que é realmente por esse motivo que seu cão adota esse comportamento, nada mais simples: ignorá-lo sistematicamente , quando ele age assim e você vai ver!

  • Se continuar, é porque outra razão está escondida sob essa atitude.
  • Se ele pára, é porque ele entendeu que esse comportamento não lhe permitia obter satisfação. Mas tenha cuidado, ele certamente encontrará outra coisa para atrair sua atenção!

E lembre-se, ignorar um cachorro é: não olhe para ele, não toque nele nem fale com ele! Apenas vire as costas e siga em frente.

Razão # 4: Para tentar limitar o desconforto físico

Finalmente, um cão pode infelizmente correr atrás de sua cauda, ​​pegá-lo, morder / roer / lamber ou outro, para externar um dano físico .

De fato, se esta é a verdadeira causa da atitude de seu cão, você observará esse comportamento quase sempre acompanhado de gemidos .

Além disso, alguns cães podem correr atrás de sua cauda por razões genéticas , diz-se que é uma tara devido à disfunção neurológica . Este problema genético diz respeito apenas a algumas raças, como o Bull Terrier ou o Pastor Alemão . Converse com seu veterinário.

O que fazer?

Quer se trate de uma lesão, uma mordida, uma coceira, uma infecção da pele, um problema genético ou qualquer outro problema, marcar uma consulta com o veterinário para tratar o problema do seu animal de estimação.

Não hesite em comprar um colar para o seu cão para evitar que com a saliva dele, não agrave o problema.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20