Por que meu cachorro morde suas patas?

Seu cachorro está mordendo suas patas e você não sabe como interpretar esse comportamento, ou como consertá-lo? Aqui estão algumas maneiras de primeiro entender por que seu cão mordeu suas patas e, especialmente, como pará-lo.

mastiff feliz

Meu cachorro está mordendo as patas: por quê?

Primeiro de tudo, existem várias razões que o seu cão pode morder suas patas:

  • Seu cachorro está mordendo suas patas porque elas são dolorosas

Na verdade, seu cão pode adotar esse comportamento devido à dor ou coceira . Isto pode ser causado, por exemplo, por uma lasca na almofada, uma picada de inseto, uma alergia, uma inflamação, etc.

Seu cão terá então esse reflexo para querer remover esse desconforto mordendo sua pata .

  • Seu cachorro está mordendo suas patas porque ele está estressado

Se nenhum problema físico for encontrado, é possível que o seu cão esteja sofrendo mais profundamente e psiquicamente.

Um cão sensível pode expressar rapidamente seu desconforto com o que é chamado de automutilação , como se para substituir um dano por outro.

  • Seu cachorro está mordendo seus pés porque ele está entediado

Na mesma lógica da causa anterior, não é incomum observar um cão que está entediado com esse comportamento.

cachorro enfaixando a pata

O tédio é devastador em cães e pode levá-los a desenvolver comportamentos compulsivos e obsessivos que são muito prejudiciais à sua saúde.

  • Seu cachorro está mordendo as patas para chamar sua atenção

Finalmente, a causa mais sutil, o cão mordendo as patas, porque ele entendeu que essa atitude preocupada e, portanto, atraiu a atenção de seus mestres.

Bastante raro e ainda real, esta causa é finalmente o fruto de um condicionamento criado inconscientemente pelos mestres.

Meu cachorro mordendo as patas: as soluções

Duas soluções estão disponíveis para você: a solução médica e a solução comportamental.

  • Solução # 1: A opção médica é fazer uma consulta rápida com o veterinário se forem observadas mastigações compulsivas por parte do cão. O veterinário pode então identificar a possível presença de um corpo estranho ou uma lesão que requer cuidados.

Em geral, o veterinário aconselha o uso de uma coleira e uma bandagem para evitar agravar a situação, lambendo e mordiscando adicionalmente.

  • Solução n ° 2: Se a razão física for descartada, será necessário entender o que desencadeia o mal-estar do seu cão para que ele possa viver de forma mais serena as situações que causam esse desconforto.

Várias linhas de pensamento para ajudá-lo a superar o problema

É um mal estar ligado à sua partida ? Nesse caso, será necessário garantir um distanciamento entre você e seu cão , para tornar suas saídas positivas e especialmente para ensinar seu cão a permanecer sozinho.

É ruim estar preso ao tédio ? Será uma questão de responder mais seriamente às necessidades de atividade física do seu cão , andando todos os dias fora do jardim, jogando com ele para jogos que estimulam o intelecto, mas também o sentido do olfato e, especialmente, deixando-o jogos de ocupação quando você a deixa sozinha.

É ruim estar ligado a um elemento externo ? Alguns cães sensíveis terão medo de uma pessoa, outro animal, um barulho ou outra coisa. Neste caso, ele fornecerá a dessensibilização do seu cão, mas também a socialização , porque pode ser que o seu cão tenha medo do que ele não conhece.

Para identificar a causa real do desconforto do seu cão e, especialmente, para fornecer soluções adequadas, a ajuda e o apoio de um profissional de educação e treinamento de cães será essencial para evitar erros e riscos. agravar a situação.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20