Por que meu cachorro rola na lama?

Seja durante um passeio ou logo após o banho, seu cão tem o hábito de rolar em tudo o que encontra, especialmente na lama, para sua diversão, não é? ?

Eu sugiro que você descubra as razões que explicam esse comportamento que pode nos fazer rir tanto quanto nos desesperamos às vezes.

Pastor Alemão na grama

Por que meu cachorro rola na lama?

Para esconder seu cheiro

Uma das principais razões que leva nossos amigos a rolar na lama ou em carniça ou terra, para nosso maior prazer, é uma razão genética .

De fato, orgulhosos ancestrais dos lobos, os cães mantinham algumas técnicas de caça peculiares àquelas dos lobos que consiste em mascarar seu odor para não ser feito para localizar presas à vista.

Rolar na lama é, então, para o cão, um instinto ancestral que não devemos proibir ou punir com o risco de ir contra a verdadeira natureza do cão.

No entanto, para não mencionar a proibição do comportamento instintivo, pode ser controlado e matizado. Podemos, então, colocar em prática indicações de renúncia positiva para não frustrar seu cão, aceitando, às vezes, que ele role de fato na lama, porque não podemos remover completamente um instinto natural e especialmente bem ancorado.

Para encontrar seu cheiro natural

Esta é certamente a razão, se não a mais irritante para os mestres, pelo menos a mais frustrante. Na verdade, é muitas vezes depois de um shampoo que o cão vai querer e, especialmente, precisa rolar no chão (e se é na lama … pena) encontrar o seu cheiro natural .

Também vamos notar mais esse comportamento quando serão utilizados produtos com um cheiro muito forte , seja xampu ou perfume.

é, em qualquer caso, não recomendado o uso de produtos com odor forte, embora seja bom para nós, isso raramente é o mesmo para os nossos amigos de quatro patas que acham mais incomodado com o cheiro, antinatural para eles.

Para externalizar muita energia

Um cão que não é caminhado ou estimulado diariamente pode encontrar nessa atividade de rocambole uma forma de externalização de energia , especialmente se ela passa o dia todo sozinha em casa por exemplo.

No entanto, se este for o caso do seu cão, muitos outros comportamentos (muitas vezes “ruins” aos olhos dos mestres) acompanharão o rolar na lama, como o latido excessivo, a destruição, etc.

Cavalier king charles spaniel na grama

Neste caso, será importante resolver o nascimento do problema e não os sintomas aparentes: estimule seu cão e gaste o suficiente para que ele possa ser plenamente realizado.

Para se divertir

Finalmente, este comportamento pode não ter qualquer razão particular, nem física nem genética, no sentido de que rolar na lama será uma atividade de prazer para o seu cão , uma atividade que lhe permitirá desabafar, mas também ser feliz simplesmente.

Costumava dizer que quanto mais sujo é um cão, mais feliz ele é … E que os nossos cães fiquem o mais felizes possível e não deixem que o aspeto limpeza / higiene nos impeça de passear ou de os deixar expresse-se plenamente.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20