Afinal, Por que os cachorros uivam? vamos aprender um pouco sobre como funciona esse mecanismo dos cães e entender o que cada uivo pode significar.

Estresse

A principal razão pela qual os cães reclamam é o estresse. Suponha que você esteja em uma aula de treinamento e, de repente, Buddy comece a andar, se encolher, lamber os lábios ou ofegar, abaixar o rabo e parar de responder às suas sugestões. Então o gemido começa. Ele está lhe dizendo que está sob muito estresse e que você precisa mudar seu local ou método de treinamento. Ele atingiu seu limiar de estresse.

Apaziguamento

Por que os cachorros uivam
Por que os cachorros uivam

Quando você sai para passear com seu bebezinho e se depara com alguém que está passeando com ele, o que seu cão faz? Se ele está choramingando e dobrando as orelhas para trás, dobrando o rabo, rolando de costas, agachando-se e se recusando a fazer contato visual, ele não tem confiança. O lamento dele está lhe dizendo que ele não se sente seguro e está olhando para você em busca de segurança. Se seus esforços em socializá-lo fracassarem, pode ser necessário obter ajuda profissional de um instrutor para superá-lo.

Ansiedade de separação

Para muitos cães, ficar sozinho causa problemas graves de ansiedade. Embora alguns possam agir destruindo a casa, outros podem chorar, gemer ou uivar, mesmo por horas a fio. A intervenção pode incluir condicionar lentamente o cão para ficar sozinho por períodos cada vez mais longos, e existem outras maneiras de ajudar seu bebê a se sentir menos ansioso.

Uma câmera de estimação permite que você veja e interaja com seu cão remotamente quando ele ficar chateado. Conversar com seu cão ou fazer um tratamento remotamente para ele é um grande benefício para aqueles que precisam trabalhar e deixar seus cães em casa durante o dia de trabalho.

Dor

Curiosamente, cães com dor crônica raramente choram ou choram por causa disso. No entanto, dores agudas, como as agudas que acompanham o surgimento de um cão artrítico, certamente podem fazer com que ele expresse seu desconforto. Se o seu cão não tem uma condição que causa dor, mas está choramingando, uma visita ao veterinário é a melhor maneira de descobrir o que está acontecendo.

Atenção

Todo amante de cães que já criou um filhote sabe que, quando você deixa o filhote em paz, ele chora. Uma parte natural de aprender a ser um animal de estimação (talvez o único em sua casa), em vez de fazer parte de uma ninhada, os filhotes aprendem rapidamente que o choro trará atenção. Os cães mais velhos também aprendem esse truque, pedindo atenção sempre que se sentem ignorados.

Demência relacionada à idade

Por que os cachorros uivam
Por que os cachorros uivam

À medida que nossos cães envelhecem, como os humanos, às vezes desenvolvem problemas cognitivos. A confusão é muito estressante para um cão, e muitas vezes eles choram quando se sentem perdidos ou com medo. Desorientação e demência causam ansiedade, que produz choro, lamentações ou até uivos. Consulte o seu veterinário para medicamentos que podem ajudar.

Excitação

Se o seu Labrador Retriever desgrudar, gemer e latir quando alguém novo entrar pela porta, ele provavelmente também estará mexendo do nariz até a ponta do rabo, que está abanando como se caísse.

A comunicação dele é “Não consigo me controlar!” Ele precisa de ajuda para aprender maneiras mais moderadas de cumprimentar cães ou pessoas estranhas. Treinar ele para ir para a esteira quando a campainha tocar o ajudará a ficar mais calmo.

Um convite

Na natureza, os cães uivam para organizar sua matilha. Uivar ajuda os batedores a localizar o resto do bando e retornar a eles. Em cães domésticos, o uivo pode servir a um propósito semelhante. Se você passou o dia todo, o uivo dele espera levá-lo de volta para casa.

Estabelecendo limites

Às vezes, os cães uivam para estabelecer limites. Permitir que predadores em potencial ou até mesmo invasores saibam que entraram no território de um cão é motivo de um bom uivo longo. Muitos cães latem quando alguém chega à porta ou entra na garagem, mas outros uivam pela mesma razão. É uma forma de comunicação que alerta os invasores.

Descoberta

Por que os cachorros uivam
Por que os cachorros uivam

Especialmente nas raças de caça, os cães podem uivar para alertá-lo do fato de que encontraram algo. Para a maioria dos cães de caça, isso é instintivo, mas também pode ser treinado neles. Os cães de caça “soam” (uivam) quando pegam uma faixa que estão tentando seguir.

Disparar respostas

Parece que os cães adoram uivar em resposta a certos gatilhos. Sirenes, certas músicas, até alguém cantando pode começar um filhote uivando, procurando por todo o mundo como ele quer simplesmente participar. A ciência não foi capaz de explicar por que os cães uivam a partir de certos gatilhos. Talvez eles só querem contribuir para a celebração!

Falando palavras?

Algumas pessoas estão convencidas de que as vocalizações de seus cães são tentativas de falar palavras. De fato, quando os sons são seletivamente reforçados, eles parecem replicar a fala humana. De fato, parece que eles estão dizendo palavras. É improvável que seu bebê saiba o que significa quando ele diz “eu te amo”, mas as pessoas o incentivam.

Estamos aprendendo mais o tempo todo sobre como os cães pensam. Talvez, com o tempo, possamos entender verdadeiramente o que nossos peludos estão tentando dizer através de seus uivos, gemidos e choros.

Por que os cachorros uivam e muito mais!

Se você gostou de aprender com nosso artigo e quer continuar aprendendo cada vez mais com nossas dicas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Como tirar cheiro de cachorro do sofá.