Sua cobaia pode viver por muitos anos se sua saúde o deixar sozinho. Você terá que cuidar disso pela atenção diária. Na menor urgência, você deve procurar um veterinário do NAC que forneça os cuidados apropriados. Tratamentos clássicos e especiais, dependendo da patologia presente no seu roedor.

porquinho-da-india-femea-1024x576-8804024-3745369-3190335-7679003

A escolha do veterinário

A escolha do seu veterinário é importante. Este último não irá apenas proceder à possível esterilizaçãoda sua cobaia. Não, ele também será seu confidente. Deve ser uma pessoa de confiança , tanto para você como para o seu animal de estimação. Sua suavidade e destreza terão que ser excelentes. Suas habilidades também.

Por isso, aconselhamos que você opte por um veterinário do NAC . Este último não será apenas generalista . Ele terá seguido um treinamento escrupuloso (UNISVET) levando à obtenção de um reconhecido diploma europeu concedido pelo Colégio Europeu de Medicina Zoológica. Seu conhecimento em NAC será inegável.

porquinho-da-india-na-areia-5470911-7056054-4551940-4174459

Este conhecimento será de grande utilidade no diagnóstico de doenças da sua cobaia. No diagnóstico, mas também no tratamento prestado , muitas vezes mais apropriado porque mais preciso. Cada roedor é diferente, sua cobaia não é exceção. Um veterinário geral também pode obter resultados muito bons, mas sua falta de conhecimento sobre os NACs devido a uma área sobrecarregada em seu treinamento pode ser uma desvantagem.

Preparando-se para a visita ao veterinário

Uma visita ao veterinário, por menor que seja, é estressante para a sua cobaia . Este último deve ser colocado a montante em uma gaiola especialmente projetada para o transporte . Ele terá que encontrar os acessórios básicos de sua vida, como uma liteira, uma área de descanso , uma tigela de comida e água . Não economize em seu conforto. Mesmo que o movimento seja curto, seu estresse nunca deve ser muito alto. Tranquilizá-lo, acariciá-lo antes da visita. Ele não deve ver o veterinário como um inimigo, mas deve tomá-lo como um jogo Sim, é mais fácil falar do que fazer.

porquinho-da-india-olhando-4224922-8320171-9703216-7927418

Cuidados comuns

O cuidado de rotina é bastante simples, básico e semelhante ao que pode ser feito para muitos roedores. A princípio, seu veterinário observará a condição dos dentes dele . A cavidade bucal é importante na cobaia, pois permite que ele coma, mas também que opere sua flora intestinal .

Além disso, uma inspeção ocular será realizada em cada visita para detectar qualquer infecção . Seu veterinário vai cuidar de rever seu casaco . O último deve ser lindo, brilhante, não sujo. Isso seria uma marca de potencial diarréia . Sua freqüência cardíaca será tomada .

Exames complementares

Infelizmente, nos casos mais graves, o veterinário será obrigado a intervir cirurgicamente . Isto é, por exemplo, indispensável no caso de um tumor ou abscesso . Este também pode ser o caso de um problema na dentição após um exame da cavidade oral.

porquinho-da-india-parada-6513870-2255192-2736282-8387308

O profissional de saúde pode realizar exames adicionais quando julgar necessário. Isso pode ser na forma de um exame de sangue ou de uma varredura para esclarecer o diagnóstico.

Além disso, não há vacina para sua cobaia. Por outro lado, você pode optar pela esterilização da fêmeaou pela castração do macho . Isso evita o calor e o comportamento flutuante de acordo com os períodos. Seu macho terá uma agressividade reduzida a nada e seu desejo de marcar seu território passará por ele.

Por favor, note que em cobaias é comum sentir problemas dentários . Isso leva à perda de apetite , perda de peso e, portanto, colocando em risco a vida de alguém. Você tem que assistir isso de perto. Na menor urgência, vá ao veterinário.

Visitas de controle

As visitas de acompanhamento não são obrigatórios , mas são úteis . Na verdade, eles permitem fazer uma visão rápida, mas precisa da saúde da sua cobaia. Um check-up completo que irá tranquilizá- lo tanto quanto demonstrará o bom comportamento do seu roedor.

Neste momento, o veterinário do NAC irá proceder passo a passo. Ele vai pesar o seu animal de estimação, medir a temperatura dele , analisar os dentes e medir a frequência cardíaca . A menor anomalia será detectada e, tomada antecipadamente, pode ser tratada.

porquinho-da-india-preta-comendo-3117712-1803451-4898865-8618039

Uma visita de controle possibilita antecipar uma possível patologia e tratá-la antes que piore. Também permite que seu veterinário aprenda sobre as coisas boas e ruins que você tem. Ele pode te dar conselhos, especialmente se for a primeira cobaia que você tem em casa.

O custo

A cirurgia após um tumor ou abcesso aumentará necessariamente a conta para algumas centenas de euros . Estes são os atos mais caros. Como regra geral, sua cobaia não requer um grande gasto de saúde . Uma visita de rotina custa entre 30 e 50 €. Tudo depende do veterinário encontrado e da estrutura.

Não há vacinação necessária para sua cobaia. O cuidado veterinário é essencialmente uma análise de seus dentes, pelagem, olhos e frequência cardíaca. Claro, sintomas sugestivos de uma doença podem aparecer. Neste caso, o seu veterinário irá proceder a uma bateria de exames que ele considera oportunos, a fim de detectar as causas e tratá-las o mais rapidamente possível. Nunca se esqueça de que a prevenção será seu melhor aliado.

porquinho-da-india-preta-e-branca-6810273-9670525-6780983-6983630

Os perigos das mordidas do porquinho-da-índia

A cobaia é um roedor. Sua particularidade? Tem dentes que crescem continuamente. Eles o servem para comer, mastigar, mas não só. Em alguns casos, seus dentes são sua melhor arma. Uma mordida do seu roedor não passa despercebida. Cada vez, a mordida está ligada a um motivo a ser determinado. Nós ajudamos você a ver mais claramente.

Não confunda mordida com mastigação

Sua cobaia, seja ela jovem ou jovem, é de natureza curiosa . Alguns assuntos são mais propensos a mastigar do que outros. Encontramos esse fenômeno nos mais jovens, porque eles geralmente mostram falta de jeito quando comem em suas mãos ou quando você os toma. Isso também é encontrado em adultos. O desejo da sua cobaia é descobrir o que a cerca . Sua curiosidade o leva a mordiscar alguns lugares do seu corpo, depende de onde você o colocou. Também pode mastigar seus dedosno caso de você lhe dar um tratamento, inadvertidamente. Ele também pode fazer isso se ele cheirar intrigante na sua mão.

Razões para uma mordida

Uma mordida na sua cobaia pode deixar vestígios . Sua mandíbula pode subir e descer, mas também para trás. Esta é uma arma real que ele não hesita em usar em diferentes situações.

  • Sua cobaia se sente ameaçada, em perigo . Sua única defesa é o ataque. Antes de morder, ele poderia começar a tagarelar, como vimos neste guia sobre sua linguagem corporal. Esse sentimento de insegurança pode vir do fato de ele não te conhecer ou de não tê-lo domado bem.
  • Às vezes esse comportamento pode seguir uma carícia que ele não necessariamente quer no momento T. Você o perturba, você o incomoda e ele faz você entender.
  • Você o segura de maneira inapropriada , de modo que ele sofra . Você o segura mal e ele não hesitará em mordê-lo para que você saiba também.
  • Você tem várias cobaias e tenta separá-las porque elas podem entrar em conflito. Se você levantar uma em suas mãos , ela poderá morder você . No entanto, isso é um risco, porque duas cobaias que vêm lutar podem ser perigosas. Eles não lutam sem razão e a luta geralmente termina com a morte de um dos dois protagonistas.
  • Algumas cobaias não são destinadas a ser pego nas mãos. Não importa o quão mansos eles sejam, eles permanecem selvagens .
  • Sua cobaia está doente . Ele sofre e não sabe como deixar você saber. Então ele vai te morder para que você o entenda. Veja um sinal de socorro em seu lugar .
  • Pode também e finalmente ser um distúrbio comportamental . Neste caso, você terá que pará-lo. Nunca bata nele, mas dê-lhe um “NÃO” firme assim que ele começar de novo, para que esse defeito desapareça, se possível.

O que fazer em caso de mordida?

O primeiro reflexo é desinfetar a ferida final , mesmo depois de lavar as mãos com sabão . Lembre-se também de colocar um curativo para proteger a ferida. Se você não notar qualquer alteração na sua saúde , sem sintomas , não vale a pena consultar. No entanto, se a ferida inchar, tornar-se dolorosa , deve consultar o seu médico ou ir ao pronto-socorro .

porquinho-da-india-preta-1024x680-8531350-3243082-6154024-3453337

Sua cobaia, como todos os roedores, pode potencialmente ter uma doença que é transmissível aos seres humanos (uma zoonose). Esses casos são raros, mas possíveis. Algumas patologias mais ou menos graves podem afetá-lo.

Conclusão

Uma picada de cobaia pode doer. Além disso, pode ser um vetor de transmissão de uma zoonose. Você deve ter cuidado e sempre desinfectar a ferida. Você também deve procurar o motivo dessa mordida repentina e imprevisível. Seu roedor não chega a isso sem uma razão válida: doença, medo, ansiedade, raiva … Cabe a você determinar isso.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk