Afinal, Qual anti-inflamatório posso dar para meu cachorro? Em quase todas as casas, é possível encontrar o ibuprofeno, um medicamento muito comum, que pode ser comprado sem receita médica e é frequentemente utilizado na medicina humana.

Qual anti-inflamatório posso dar para meu cachorro
Qual anti-inflamatório posso dar para meu cachorro

Isso pode fazer com que os cuidadores pensem que é um medicamento adequado para oferecer aos cachorros, sem nenhum controle veterinário, mas a verdade é que o ibuprofeno é capaz de causar envenenamento e até a morte em cachorros.

Ibuprofeno para cachorro é tóxico?

O ibuprofeno é um anti-inflamatório com propriedades analgésicas e antipiréticas comumente utilizado em humanos.

Pode ser comprado sem receita médica, e isso transmite a ideia de que é inofensivo e, como é eficaz, não é incomum que os tutores administrar esse medicamento a seus cachorros, acreditando que ele tem os mesmos efeitos que na medicina humana.

Infelizmente, o ibuprofeno pode ter consequências terríveis em cachorros, já que esses tipos de medicamentos, administrados sem nenhum controle de dose, podem causar envenenamento fatal.

Anti-inflamatório para cachorros

Os anti-inflamatórios para cachorros ou humanos são um tipo de medicamentos que aliviam a inflamação ea dor, sendo também úteis em alguns casos para baixar a febre. Eles estão divididos em dois tipos, não esteróides e esteróides.

Os não esteróides são os menos prejudiciais e agem cortando o percurso químico do processo inflamatório, diminuindo assim a inflamação ea dor. Tem menos efeitos secundários.

Os esteróides são os anti-inflamatórios à base de cortisona que se refletem negativamente na saúde do cachorro, uma vez que suprimem a resposta do seu sistema imunitário. Possuem um mecanismo de ação mais agressivo uma vez que, como dito anteriormente, atuam sobre o sistema de defesas.

Os anti-inflamatórios para cachorro devem ser sempre receitados por um veterinário. Eles costumam ser recomendados nos seguintes casos: inflamação, dor, cachorro mancando, febre, cirurgias e doenças como a artrose canina.

Posso dar Nimesulida para cachorro?

Somente com indicações veterinárias pois a dose de Nimesulida para cachorro não é a mesma que para humanos. Essa é uma dúvida comum já que a Nimesulida é um anti-inflamatório não-esteroide ‘humano’ que consta na literatura médica canina.

Efeitos colaterais dos anti-inflamatórios para cachorros

Ao cortar o percurso químico, os anti-inflamatórios não esteroides também inibem a síntese de substâncias chamadas prostaglandinas.

Qual anti-inflamatório posso dar para meu cachorro
Qual anti-inflamatório posso dar para meu cachorro

As prostaglandinas são essenciais para que o cachorro tenha a mucosa do estômago protegida. Quando estas substâncias não sintetizam de forma suficiente, a mucosa gástrica pode ficar irritada e desprotegida, podendo até desenvolver úlceras. Para evitar este efeito secundário comum na dosagem de anti-inflamatório para cachorro, é imprescindível que o cachorro tome a sua medicação sempre depois de comer.

Da mesma forma, é importante mencionar que um anti-inflamatório para cachorro não cura, servindo apenas para controlar os sintomas. Fale com o seu veterinário e procure solucionar as causas e o foco do problema ao invés de fazer tratamento sintomático.

O anti-inflamatório para cachorro deve ser usado apenas com prescrição do veterinário

Além da possibilidade de disfarçar algo mais sério, o medicamento errado pode agravar o quadro do seu amigo ainda mais se você der um anti-inflamatório humano para cachorro. O organismo do animal pode ter dificuldade de metabolizar todos os componentes que são digeridos com facilidade pelo nosso corpo.

Qual anti-inflamatório posso dar para meu cachorro
Qual anti-inflamatório posso dar para meu cachorro

Por isso, o ideal é que eles tomem apenas os remédios que são liberados para uso canino ou os anti-inflamatórios específicos para pets. Nos dois casos, a prescrição médica é o que vai garantir a utilização segura e eficiente. Outro problema do uso não supervisionado dos anti-inflamatórios em cachorros é a dosagem: se você exagerar, o animal pode ter uma quadro de intoxicação, esperamos que suas dúvidas tenham sido resolvidas.

Qual anti-inflamatório posso dar para meu cachorro e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como medicar seu cão e quer continuar aprendendo sobre cuidados com o Pet, aproveite para ler nossos artigos de temas diversos.