Uma pessoa que possui uma cadela, quando descobri que ela terá filhotinhos, essa pessoa abraça as dúvidas, pois ele quer o melhor para ela e para os filhotinhos que chegará em breve.

Uma das dúvidas que as pessoas mais tem, é “quanto tempo dura a gestação de uma cadela” e o que ele pode fazer para que ela seja bem cuidada ao longo do processo de gestação. Devem cuidar muito bem dela, pois esse momento é muito especial, tanto para o dono, como para a cadela.

O ideal para a pessoa que não quer que sua cachorra tenha filhotes, é castrá-la antes do ocorrido, mas se essa pessoa quiser que a cachorra reproduza, terá que conhecer as particularidades desse período muito delicado e ainda se assegurar a saúde da futura mamãe.

Sintomas e duração de uma gestação

Quanto tempo dura a gestação de um cachorro
Quanto tempo dura a gestação de um cachorro

Fique atento para reconhecer os sintomas da gestão e poder oferecer os melhores cuidados para a futura mamãe:

  • A gestação de uma cadela só dura uns 63 dias, que pode variar de 58 a 68 dias, independente da raça ou do porte do cachorro. Muito diferente da gestação humana, que dura longos meses de gestação.
  • O hábito do animal pode realmente mostrar se ela está grávida, por isso as pessoas precisam muito prestar atenção nos hábitos do seu animal. A redução de apetite pode ser apresentado numa cadela prenha e ainda apresentam inchaço das mamas e mudanças de comportamento.
  • Se você notar esses sinais em seu cachorro, você precisa levá-lo para um veterinário, para que ele possa ver o que seu animal realmente possui, para que ele possa descartar qualquer outras possíveis alterações, que pode ser uma gravidez psicológica, tumores de mama, infecção do útero e muitos outros.

Para que você possa confirmar a gestação, você deve, desde o cruzamento, contar 21 dias e que, portanto, pode ter ocorrido a fecundação, e submeter a cadela a uma ultrassonografia de abdômen. É a partir da terceira semana de gestação que esse exame poderá identificar a presença de vesículas embrionárias.

Tenha cuidado

Quanto tempo dura a gestação de um cachorro
Quanto tempo dura a gestação de um cachorro

A cadela pode ter uma gestação tranquila, mas ela precisa que sua saúde esteja em dia. Desta maneira, como um dos primeiros cuidados da gestação, você precisa levá-la a um médico veterinário para que ele possa fazer um exame físico, checar vacinas e vermifugação, ele pode também fazer exame de sangue, caso haja necessidade.

É muito importante que ela receba acompanhamento, com passagem pelo veterinário. Eles irão observá-la e farão muitas outras coisas, como o pré natal, que ele pode mostrar quantos são os filhotes e em que posição estão. Por isso a presença de um veterinário pode ser essencial para a gestação de uma cadela.

Fique atento na alimentação

A alimentação pode contribuir para a boa saúde da mamãe e dos filhotes, sempre ofereça alimentos de boa qualidade, que possa oferecer uma maior absorção de nutrientes. Se você for trocar a ração, tenha primeiro uma orientação profissional, para que o animal não tenha problema gastrointestinal.

É muito importante que você mantenha ela hidratada, sempre deixe água a disposição dela, porém água fresca e limpa.
Por fim

Agora que você sabe quanto tempo dura uma gestação, e como tratar a sua cadela em momentos delicados, mas ainda mantenha a higiene e o bem-estar.

Ela se sentirá cansada durante a gestação. Você ainda deve fazer passeios com ela, porém passeios mais curtos e sempre mantenha ela hidratada durante o percurso.

Banhos são fundamentais para sua cadela, mas sempre tenha cuidado e, nunca tenha estresse nesses momentos. Sempre evite momentos de tensão, pois pode ajudar na gestação da cadela, principalmente nas últimas semanas.

No tempo de gestação sempre mantenha esses requisitos, para que tudo dê certo e que os filhotes nascem bem.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como cuidar do seu Pet, não perca a chance de continuar aprendendo, leia nosso artigo sobre: Cachorro bravo.