Quanto tempo dura o cio de uma cachorra

Muitos donos de cachorros tem dúvidas sobre quanto tempo dura o cio de uma cachorra, neste artigo iremos tirar essa e outras dúvidas que você provavelmente tem.

Os ciclos sexuais e de reprodução da cadela não estão relacionados com os ciclos hormonais que regem a sexualidade e a reprodução da espécie humana. É importante entender isto antes de continuar lendo esse artigo.

Quanto tempo dura o cio de uma cachorra?

Quanto tempo dura o cio de uma cachorra
Quanto tempo dura o cio de uma cachorra

Neste artigo, te explicaremos em que consiste o ciclo do cio da cadela, quanto tempo dura e em quais momentos a sua melhor amiga é fértil. Também vamos mostrar algumas mudanças hormonais que podem ser as causadoras da agressividade, dos choros ou do mal-estar geral.

Quais os sintomas de uma cadela no cio?

É muito comum que as pessoas tenham dúvida de quanto tempo dura o sangramento de uma cadela pois, muitas vezes, esse período passa despercebido. O primeiro cio da cadela ocorre entre os primeiros 6 meses e 1 ano de vida, embora isto dependa sempre do tipo de raça, em algumas cadelas de raça grande o primeiro cio pode demorar a aparecer até aos 2 anos. De uma forma geral, o primeiro cio costuma surgir mais cedo do que você imagina, confira a baixo.

  • Cadelas pequenas: entre os 6 e os 12 meses;
  • Cadelas médias e grandes: entre os 7 e os 13 meses;
  • Cadelas gigantes: entre os 16 e os 24 meses.

Esses tempos estimulados por nossa pesquisa pode varias um pouco, mas agora você já está por dentro de como mais ou menos começa o cio da sua cachorrinha.

De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio?

Geralmente este período de sangramento aparece 2 vezes por ano, a cada 6 meses. Tenha em conta que este período é variável em cada cadela e pode ser afetado pela idade ou pela alimentação.

Quanto tempo dura o cio de uma cachorra
Quanto tempo dura o cio de uma cachorra

Nas cadelas que se higienizam muito, pode ser difícil de notar, mas se olhar bem verá que a sua vulva está inflamada e que sai uma secreção sanguinolenta. Esta fase de sangramento conhece-se como proestro e dura de 6 a 11 dias, é importante que saiba que a sua cadela não é fértil neste momento.

Como reconhecer uma cadela no cio?

O primeiro passo é sempre observar o seu animal. Se perceber mudanças comportamentais como maior agitação e carência, se ela começar a andar com o rabo para cima ou para o lado e a urinar com maior frequência e se os cachorros machos se aproximarem com muita frequência latindo com maior frequência, as chances de você ter uma cadela no cio são grandes.

Para ter certeza, examine a “bundinha” do animal, a vulva estará mais inchada e escura. Nos primeiros dias pode haver sangramento o que fará com que a cadela se lamba mais do que o normal com o intuito de se manter limpa. Esse sangramento é mínimo e não se compara à menstruação humana.

Como cuidar da sua cadela quando ela estiver no cio?

A mudança hormonal muda o comportamento e causa stress, se a cachorrinha desobedecer alguma regra já imposta, corrija, mas não exagere na repreensão ou na punição. Paciência e carinho são de extrema importância. Para a higienização, existem fraudas e produtos para a limpeza da região da vulva.

Quanto tempo dura o cio de uma cachorra
Quanto tempo dura o cio de uma cachorra

É importante saber que durante o tempo de duração do cio de uma cadela ela vai exalar um cheiro que só outros cachorros sentirão, ele tem como objetivo atrair os machos, mas pode chamar a atenção de outras fêmeas que se aproximaram para brigar.

Por isso é recomendável manter o animal dentro de casa, mas caso ela tenha que sair, a atenção precisa estar redobrada. Isso tudo para evitar que ela se machuque, reproduza, contraia DSTs ou parasitas externos.

Cio da cadela, quais produtos de higiene usar?

Para que o cio da cadela seja o mais higiênico possível dentro de casa, poderá encontrar à venda fraudas ou calcinhas próprias para cadelas. Informe-se no pet shop que costuma frequentar sobre este tipo de produto, é muito útil e recomendado para evitar a bagunça em casa.

Castração de cachorro fêmea e como fazer uma prevenção?

Por vezes o processo fértil e de cio de cadela causa incômodos de todo o tipo, tanto para ela como para os tutores. Apesar de não ser uma decisão imediata, você deve considerar esterilizar o seu pet para uma melhoria na saúde, comportamento e prevenção de reprodução indesejada que pode terminar em abandono animal.

Lembre-se que se esterilizar a sua cadela antes do seu primeiro cio já reduzirá consideravelmente o aparecimento de diversos tipos de câncer. Além disso, trata-se de uma opção responsável e solidária com a quantidade de cães abandonados que existem no mundo, reduzindo de forma considerável as probabilidades da sua cadela ficar grávida.

Quantos dias a cachorra fica no cio depois do sangramento?

sangramento da cadela em cio pode durar entre 2 a 15 dias.

Como saber se o CIO da cadela acabou?

Você vai notar que a cadela voltou ao seu comportamento normal, a vulva voltou para seu tamanho natural e sua cor original. Isso acontece entre 3 e 4 semanas depois do início do sangramento.

Pode se dar injeção na cadela no cio?

O produto é indicado somente a partir do segundo cio do animal, quando a fêmea já passou da fase de puberdade.

Se você gostou de aprender com nossas dicas e quer continuar aprendendo, aproveite para ler ainda mais sobre como cuidar do seu Pet em nosso artigo sobre: Cachorro mais bonito do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20