Você já parou para pensar que seu melhor amigo não poderá viver muito? mas ele viverá quanto tempo? é isso que iremos discutir e, ainda iremos ver se as raças se diferenciam na estimativa de vida dos cachorros.

Seu companheiro precisa de sua ajuda e cuidados com alimentação, precisa de cuidados contra doenças, entre outros, para que eles possam viver o tempo certo.

Várias pessoas possuem cachorros como opção de animal, pois amam os animais, gostam de raças específicas, ou só se apaixonam pelo animalzinho dócil.

Mas é difícil pensar no tempo que ele viverá, é difícil pensar no que fazer para que ele consiga chegar até a idade máxima, pode ser difícil, mas o cuidado e o planejamento de vida do animal são essenciais para que eles possam viver em harmonia com o dono(a).

Quanto tempo vive um cachorro de acordo com a raça

Normalmente os cachorros podem viver de 10 a 13 anos, mas há casos de cachorros que chegaram aos 20, por isso varia muito. O peso influencia, a alimentação influencia, os cuidados contra doenças também influencia.

Mas será que as raças influenciam? sim influenciam, pois existem raças que possuem porte pequeno e existem as de porte grande, as espécies que possuem porte pequeno vivem mais do que as de porte grande.

As raças de porte grande crescem muito rápido, por isso eles perdem muito mais moléculas, que resulta na danificação das células.

  • O Shih Tzu é uma raça de pequeno porte e pode viver entre 10 á 16 anos. A altura dos machos são entre 20 á 28 cm, o mesmo do das fêmeas.
  • O Husky Siberiano é uma raça de grande porte e pode viver entre 12 á 15 anos. A altura dos machos é mais alta do que as fêmeas, aproximadamente 54 á 60 cm, já as fêmeas são de 50 á 56 cm.
  • O Pug é uma raça de pequeno porte e pode viver de 12 á 15 anos. A altura do macho é de 30 cm, já a das fêmeas são de 25 cm.
  • O Lhasa Apso é outra raça de pequeno porte e pode viver de 12 á 14 anos. A altura do macho é o mesmo do das fêmeas, aproximadamente 25 á 28 cm.
  • O Boxer é uma raça de grande porte e pode viver entre 10 á 12 anos. A altura é de 57 á 63 para machos, já as fêmeas é de 53 á 60 cm
  • O Rottweiler é uma raça de grande porte e pode viver entre 8 á 10 anos. A altura do macho é de 61 á 69 cm, já as fêmeas é de 56 á 63 cm.
  • O Pastor-Alemão é uma raça de grande porte e pode viver entre 9 á 13 anos. Sua altura é de 60 á 65 para os machos, já as são menores com 55 á 60 cm.

Entre muitas outras raças.

Finalizando

Os cuidados tem que ser sempre, mas temos que ter muito mais cuidados com os cachorros idosos, pois várias doenças os afetam, pois sua imunidade são baixíssimas.

Depois de tanto tempo que eles nos fizeram felizes eles merecem muito mais cuidados. As doenças que eles podem possuir quando ficam são:

Artrite, artrose, câncer, insuficiência renal, problemas na próstata, catarata, insuficiência cardíaca, entre outras.

Todas essas doenças podem diminuir o tempo de vida dos cachorros, por isso devemos tratá-los com muito amor e carinho.

Devemos fazer de tudo para que eles possam ter uma boa saúde. Devemos tentar conseguir fazer com que a vida deles se prolongue, pois foi dito que há casos que cachorros chegaram aos 20 anos de idade, deve ser por conta da saúde, que necessita de uma boa alimentação, e de bom cuidados.

Vida longa a nossos animais!

Quer aprender ainda mais dicas sobre seus Pets preferidos? então não perca a chance de ler também nessa matéria sobre: cachorro shih tzu.