Raça Ariégeois

A raça do cão Ariégeois é bastante comum, de tamanho médio, bem construída para a caça, e dá uma impressão de elegância e leveza. Sua cauda, ​​transportada na lâmina de sabre, está bem fixada e fina em sua extremidade. Seu crânio é de largura média, com uma protuberância occipital muito leve. Tem um chanfro ligeiramente enganchado que tem o mesmo comprimento do crânio. Suas orelhas são finas, macias e salpicadas, amarradas e chegam ao nascimento de sua trufa. Os olhos dos Ariégeois são castanhos e bem abertos. O Ariège é um  cão comum com a particularidade de ser dotado de um nariz fino e uma voz bonita.

O Ariégeois é acima de tudo conhecido por seu talento infalível, resistência a qualquer teste. Ele é o companheiro ideal do caçador. Ele adora jogo como perdiz ou galinhola. Além de suas habilidades de caça, o Ariégeois é um companheiro ideal para o ser humano. Ele é muito inteligente, cativante, gentil e sensível. Às vezes teimoso, certamente, ele sempre tentará encher seu dono. Particularmente sociável com crianças, mas também com outros animais, que ele aceita sem reclamar da empresa. Além disso, ele tem ótimas habilidades de aprendizado.

Muito longo e ainda muito usado para caçar lebres ou javalis, o Ariégeois é também um excelente companheiro para a caça nas montanhas e em lugares íngremes. Ele é principalmente conhecido como um companheiro de caça, porque ele é um cão pack rápido e limpo. mas ele também prova ser um cão de estimação perfeito, muito ligado ao seu mestre e ansioso para agradá-lo. É também uma raça cada vez mais escolhida para compartilhar uma casa ou fazer companhia a uma família.

Mas tenha cuidado, não confunda com o Braque de l’Ariège.

As origens do cão Ariégeois

O Ariégeois existe há muito tempo e encontra sua origem no sul da França, especialmente em Ariège, cujo nome vem do sopé dos Pireneus. Uma lenda diz que o cão Ariégeois nasceu de um cruzamento entre cadelas de países, usado principalmente por caçadores, o velho isqueiro e um cão de ordem (um azul da Gasconha ou um Gascon saintongeois). Seria o conde Elie de Vézins quem o criou para obter um caçador superior a todos os seus antepassados.

O Ariégeois origina, como o nome sugere, de Ariège, na região de Languedoc-Roussillon-Midi-Pyrénées. A raça é o resultado de um cruzamento entre um cão mais leve do país e um cão de ordem, provavelmente o azul da Gasconha , entre o final do século XIX e o início do século XX. É ao conde Elie de Vézins (1835-1920) que atribuímos a paternidade e o desenvolvimento. O objetivo era desenvolver uma raça chamada para se destacar na caça às lebres .

Hoje, é uma área em que os Ariégeois são sempre a seu favor, mesmo que também brilhe contra o javali. Sua capacidade de evoluir em terrenos difíceis na floresta ou na montanha sempre foi apreciada pelos caçadores que a usaram. Especialmente presente no sul, é muito mais raro no resto da França e, a fortiori, no resto do mundo. Depois de quase desaparecer durante a Segunda Guerra Mundial, a corrida tem sido lentamente uma beleza. A raça foi definitivamente reconhecida pela Fédération Cynologique Internationale (FCI) em 1 de outubro de 1954.

O caráter e comportamento da raça Ariégeois

Com um caráter muito gentil e afetuoso, o Ariégeois é de temperamento dócil e calmo; ele é bom com as crianças e também se dá bem com seus pares, com quem ele coabita e trabalha sem preocupações. Ele é descrito nos padrões da raça como alegre, sociável e aplicado, mas capaz de mostrar iniciativa.

A alimentação do cão Ariégeois

Na bacia do Ariege, como no de seus pares, ele vai colocar uma dieta equilibrada e de boa qualidade, adequado ao seu peso, idade e atividades (para ser consistente se em grupos de caça ) e que você pode encontrar entre a grande oferta de croquetes industriais.

A saúde da raça do cão Ariégeois

O Ariégeois é de uma saúde robusta e não atende a preocupações particulares. Mas tenha cuidado, porque se você caçar com ele ou fizer longas caminhadas na floresta, é importante verificar com cuidado os olhos e ouvidos que podem ficar irritados, especialmente se ele vasculhar arbustos ou vegetação rasteira. Como todos os caninos com longas orelhas penduradas, pode ser incomodado por corpos estranhos que poderiam ser um problema se não fossem removidos.

Esperança de vida dos Ariégeois

Sua expectativa de vida média é de cerca de 12 anos.

Higiene para o cão Ariégeois

A manutenção dos Ariégeois, por seus cabelos curtos e sua saúde sólida, é bastante fácil e sem restrições particulares. Apenas certifique-se de controlar e limpar seus ouvidos regularmente.

A educação de um cão Ariégeois

O Ariege é um cão fácil de treinar, porque ele é inteligente, sensível e ansioso para agradar seu mestre e para agradá-Lo. Isso o torna apto para o trabalho sem muita dificuldade. A educação dos Ariégeois deve ser realizada em uma idade jovem, com grande delicadeza e paciência para conviver de forma otimizada.

O Ariégeois é um cachorro cheio de joie de vivre e carinho . Ele é alegre, sociável, inteligente e obediente. Na ação de caça, ele enfatiza sua velocidade, mas também seu senso de iniciativa e sua aplicação. Paciente com filhos também é um cão de estimação muito bom. Ele se dá bem com outros cães . 

Fiel  ao seu dono e à sua família adotiva, ele é  gentil  e  atencioso  com sua família. Ele defenderá aqueles com quem ele vive. Ele procurará  satisfazer  seu dono. Ele gosta de companhia e  carícias. Muito sensível , ele poderia se mostrar de vez em quando  preocupado . Deve ser tranquilizado.

Observações e dicas para cães da raça Ariégeois

Ele será um companheiro perfeito se você for um caçador; mas se este não for o caso e você gosta de longas caminhadas na natureza, será perfeito para os seus Ariégeois. E se ele tem um jardim, um lugar para trabalhar ao ar livre, ele será feliz.

Mas ele também pode viver dentro de você se você não esquecer de fazê-lo se exercitar ou uma pequena corrida, muitas vezes e por muito tempo! No entanto, a vida da cidade não será ideal para ele.

As cores da raça Ariégeois

O cão Ariégeois é de pêlo curto, magro e apertado de cada vez.

Sua cor é branca e preta, às vezes manchada ou azul. Alguns pontos pálidos e pálidos podem ser vistos nas bochechas e acima dos olhos.

O cabelo dele: textura bem curta, justa e fina. 
Sua cor: branca com manchas pretas. Os contornos das marcas são bem definidos. O vestido pode ser salpicado. Marcas pálidas marcam as bochechas e os olhos. 
Sua cabeça: de largura média. O crânio é ligeiramente saliente visto de frente. A parada não é muito acentuada. A trufa é preta, as narinas bem abertas, os lábios tensos e finos. 
Orelhas: bastante longos, atingindo a base do nariz, sem exceder o fim, inclinando-se, fino e flexível, perto de sua casa. 
Seus olhos: castanhos, abertos, exibindo uma expressão de vigília. 
O corpo dele:as costas são bem musculosas, o rim soldado e ligeiramente arqueado, a garupa bastante horizontal, o peito longo e de largura média, o flanco liso e ligeiramente levantado. 
Sua cauda: bastante fina, atingindo a ponta do jarrete, levava alegremente a lâmina da espada.

Tamanho e peso do Ariégeois

O macho mede entre 55 e 60 cm e a fêmea entre 53 e 58 cm.

O Ariégeois pesa entre 28 e 30 kg.

As falhas dos cães da raça Ariégeois

O cão Ariégeois não tem culpa real. No entanto, não será adequado para um mestre da cidade e sedentário. E um pouco tímido personagem, quando você educar, tenha cuidado para não se apressar. A doçura será em ordem.

O Ariégeois não é um cão particularmente difícil de educar. Dócil e inteligente , ele gosta de agradar seu mestre e vai se apresentar com grande entusiasmo. Por outro lado, sua sensibilidade faz com que sua educação não seja muito firme. O Ariégeois tem um  forte potencial de aprendizado . Sua  educação  é, portanto, bastante  simples  desde que seja feita cedo e corretamente. Tal como acontece com todos os cães, é necessário educar com  delicadeza, suavidade e firmeza . De um temperamento  tímido , é necessário socializá-lo em uma idade muito jovem com seres humanos para que não desenvolva nenhum medo.

O custo dos cães Ariégeois

O preço de compra de um cão Ariégeois

Se você quiser acomodar um cachorro Ariégeois, vai custar 750 euros para uma fêmea e 650 euros para um macho, em uma criação séria e preocupado com o bem-estar do seu futuro companheiro. Para uma inscrição no LOF, conte 100 euros adicionais.

Cachorro de caça por excelência, o Ariégeois precisa de  grandes espaços  para florescer e se sentir bem. Assim, a  vida no país  se encaixa como uma luva. Por outro lado, uma vida na cidade ou apartamento torna-se problemática a partir do momento em que não pode ser gasto à vontade. É, portanto, essencial, obrigatória para sair várias vezes ao dia e para longas caminhadas.

Para um cão de 6 a 8 meses, declarado, tão iniciado para a caça, será entre 1300 e 1600 euros de acordo com o sexo e a inscrição no LOF.

E se você quiser um cão ainda melhor e pronto para se sobressair na caça, um cão quebrado selim (10 a 12 meses) vai custar entre 2000 e 2400 euros, um cão rapprocheur pé em 4000 euros e um cão única maneira rapprocheur (24 meses) até 6000 euros !!!

Entre 1000.- CHF e 2000.- CHF, se você não é um caçador e apenas procura um animal de estimação.

Os custos da entrevista de um cão Ariégeois

O orçamento necessário para manter um Ariégeois inclui croquetes industriais de muito boa qualidade adaptados ao seu companheiro, as taxas veterinárias habituais e possivelmente alguns cursos de treinamento de cães.

O Ariégeois não tem  nenhum problema de saúde  particular. Acima de tudo, ele não desenvolve nenhuma doença hereditária durante sua vida. No entanto, por causa de  suas orelhas  caídas, ele pode estar sujeito a algumas  infecções de ouvido . Portanto, é aconselhável verificar regularmente as orelhas e limpá-las. Para isso, o veterinário saberá como proceder.

O filhote de cachorro da raça Ariégeois

O filhote de Ariégeois aprende muito rapidamente e facilmente a limpeza e os bons comportamentos da família, o que é um ponto muito bom.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20