Raça Bearded Collie

Quantos cabelos e franjas em um cachorro de tamanho médio! É impressionante como o pelo dele fica limpo e liso, considerando o quanto o Bearded Collie tem. 

AS CARACTERÍSTICAS DO Bearded Collie

O “Collie” significa “barbudo”. Encontramos este termo na física do collie barbudo, uma vez que é “preenchido” com pêlos muito longos. Poderia quase ser comparado a um esfregão como o seu casaco é fornecido. Se você cortasse, poderia fazer um cobertor ou travesseiro com o cabelo.

Dito isso, seu corpo é muito responsivo e animado. Este cão ativo é leve, forte, com movimentos ágeis. Sua cabeça é larga, o focinho e o crânio têm o mesmo tamanho, com uma trufa mais quadrada e ligeiramente maior.

 Os olhos brilham com mil luzes, eles são muito grandes. As orelhas estão penduradas, mas o comprimento médio não o incomoda. Sua cauda nunca é usada acima de suas costas. Por outro lado, ela está muito agitada e volta quando o cachorro está excitado.

Raça bearded collie
Raça bearded collie

Seus membros estão bem de pé. O cabelo dele ondula, ele nunca forma fechaduras, ele permanece muito liso. 

A típica cor de Bearded Collie é branca, no meio de preto, marrom ou areia ou cinza. Seu tamanho é bastante grande (53 a 56 cm para o macho e 51 e 53 para a fêmea), para um peso de aproximadamente 25 kg.

ORIGEM

De acordo com estudos sobre as origens do Bearded Collie, parece que este é um cruzamento entre collie e bobtail . No entanto, esses avanços também não são certificados.

Raça bearded collie
Raça bearded collie

O que é certo é que esse cachorro é muito velho. Alguns escritos dão origem ao collie barbudo no século XVI, mas outros dizem que já estava presente durante a invasão dos romanos nas Ilhas Britânicas. Tantas opiniões compartilhadas confirmam que isso teria surgido há muito tempo.

CARÁTER DESTA RAÇA DE CACHORRO

Ele tem muitas qualidades, já que ele ainda pode ser um cão pastor nas montanhas. Resistente a todas as situações e temperaturas, seu caráter é confiável. No entanto, hoje em dia, é mais usado como cão de estimação do que como cão de pastor, o que é uma vergonha, já que seus restos naturais permanecem nele. 

Lava natureza decidertas faz dele um excelente cão customize. Ele ama sua comitiva, seus mestres e seus congêneres, ele não pode suportar que o mal seja feito a eles.

Mais suspeito de estrangeiros, ele não mostra agressividade. Com crianças, ele sabe jogar com segurança. Para ele, o jogo é uma ocupação que ele gosta muito. Não fugindo, ele ainda precisa de exercícios regulares. A solidão não o preocupa, ele entende que seus professores não estão constantemente presos a ele.

SAÚDE

O collie barbudo pode apresentar a mesma patologia que todos os grandes cães, nomeadamente a displasia do quadril . 

Além disso, seus ouvidos são propensos a infecções de ouvido, então você tem que assistir, examinar e limpá-los diariamente. Isso não significa que você precisa dos serviços de um veterinário para este tipo de intervenção, você pode fazê-lo sozinho. Sua expectativa de vida é de cerca de quatorze anos, o que não é insignificante para estabelecer laços estreitos!

Raça bearded collie
Raça bearded collie

CONDIÇÕES DE VIDA

Por causa de seu natural “cão pastor”, sua preferência se transforma em viver ao ar livre. No entanto, morar em um apartamento também é adequado para ele. É o suficiente para que ele possa desabafar, correr e brincar todos os dias e voila! Seu cachorro é muito feliz.

EDUCAÇÃO

O treinamento do collie barbudo é bem feito. Mesmo que esse tufo de cabelo não seja tão pequeno quanto se imagina, é ideal. Suas habilidades intelectuais estão em ordem, o collie barbudo rapidamente entende o que é pedido dele. Como resultado, ele registra a palavra e a ação, dando um resultado espetacular para os dias que estão por vir.

Raça bearded collie
Raça bearded collie

Jogador, mas não “foufou“, ele não vai pular muito para dizer olá. Não se esqueça de que seu fiel companheiro gosta de entender e saber por que ele está fazendo isso. Se ele não vê utilidade no que você pergunta, ele pode ser teimoso!

NOTAS E DICAS

Você realmente quer esse tipo de cachorro? Então, comece! Não hesite porque seu caráter dócil vai fazer você feliz. Do seu lado, você anexará o que fará sua maior felicidade!

Tem parentesco com os collie?

Collie é um termo escocês e era empregado aos cães que pastoreavam ovelhas. Desta forma surgiram o Collie Rough, Collie Smooth, Border Collie, Bearded Collie. Acredita-se que o termo originou-se a partir das ovelhas de cara preta, conhecidas como Coaley.

São de latir muito?

Embora não sejam do tipo de cão que late para qualquer coisa, também não podem ser considerados como os mais silenciosos. Normalmente latem em situações de grande excitação ou alegria, por exemplo, na chegada de uma visita, campainha, quando estão brincando, etc. Também latem para pedir algumas coisas, para chamar seus donos, outros cães, etc. Se bem educados não chegarão nunca a incomodar com seus latidos, sendo obedientes quando lhes é solicitado.

problemas frequentes

Embora tenham aparência de “urso de pelúcia”, beardies são cães rústicos, selecionados no passado por sua capacidade de trabalhar em condições adversas e resistir a condições extremas. Por não serem uma raça popular, a criação é muito criteriosa e responsável. Sua seleção está baseada, entre outros, nos aspectos de saúde e genética. É importante verificar que o criador tenha controle rigoroso de displasia e conheça o histórico de seus antepassados. Como outras raças, podem apresentar doenças auto-imunes ou alergias. Nenhuma destas doenças, no entanto, é de grande incidência e o bearded collie pode realmente ser considerado uma raça bastante saudável.

Veja mais aqui em Demonstre.com/enciclopets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20