Também conhecido como Icelandic Dog Shepherd ou Icelandic Shepherd, é a única raça de cães na Islândia. É uma raça nórdica spitz, significativamente menor que a média, que existe em duas variedades, uma de pêlo longo e outra de pêlo curto. Ele tem uma cabeça de formato triangular na qual suas orelhas triangulares também são eretas, olhos escuros em forma de amêndoa e sua cauda amarrada e enrolada nas costas.
O Icelandic Shepherd é um cão do tipo Nordic Spitz, com orelhas eretas e cauda enrolada. Menor que a média, sua silhueta é gravável em um retângulo. Sua aparência e porto exsudam uma impressão de segurança, vivacidade, gentileza e inteligência.
A expressão de seu focinho lembra um sorriso expressando a alegria de viver.
O Sheepdog islandês é aparente na Islândia com o desembarque dos primeiros exploradores vikingsna ilha do 9o século. Ao longo das gerações, ele desenvolveu uma formidável resistência à dureza do clima e das condições de vida com os pastores. Sua capacidade de dirigir e reunir grandes bandos em terreno vasto e difícil o tornou extremamente popular.
Além da Islândia e dos países escandinavos em geral, o Sheepdog Islandês permanece bastante raro. Ele está desfrutando de sucesso crescente como um cão da família por causa de seu caráter doce e alegre. A raça pastor islandês foi reconhecida definitivamente pela Fédération Cynologique Internationale (FCI) em 17 de fevereiro de 1972.
Seu cabelo: duplo, grosso. O pêlo do pêlo pode ser médio ou longo. É áspero, enquanto o subpêlo é mais macio e mais denso.
Sua cor: predominantemente tawny (creme a marrom avermelhado), chocolate, cinza ou preto, sempre acompanhada de manchas brancas irregulares na parte da face, no colarinho, no peito e no final da cauda. Máscara preta em cães tawny ou cinzentos.
Sua cabeça: triangular, forte quadro. O crânio, ligeiramente cúpula, é um pouco mais longo que o focinho. A parada é bem definida sem ser excessivamente carregada. A trufa é preta ou marrom, o focinho é bem desenvolvido, os lábios pretos e bem unidos, as bochechas chatas, as mandíbulas articuladas em tesoura.
Seus ouvidos:de tamanho médio, bem ereto, triangular, arredondado, extremamente móvel e expressivo.
Seus olhos: amendoados, de cor marrom escuro (mais claro em cães de cor marrom ou creme), tamanho médio.
Seu corpo: encaixa – se em um retângulo robusto. A parte de trás é reta, musculosa e forte, o rim largo e musculoso, o traseiro bastante curto e largo, o peito bem para baixo, as costelas bem arqueadas, a barriga levemente elevada.
Sua cauda: alto apego, enrolado e tocando as costas.
É uma raça muito antiga. Os ancestrais do pastor islandês chegaram com os primeiros exploradores Vikings do século IX e certamente eram noruegueses Buhunds. Iceland Shepherd é uma raça que se adaptou às condições climáticas da Islândia e foi selecionada para reunir gado em fazendas.
No século XIX, a raça quase desapareceu completamente após uma epidemia. Hoje, a espécie não está mais em perigo de extinção, mesmo que esteja mal representada, porque sua popularidade cresceu nas últimas décadas.
A raça pastor islandesa foi reconhecida definitivamente pela Fédération Cynologique Internationale (FCI) em 1972.
Feliz, curioso e destemido, o pastor islandês é um cão pastor alegre e muito amigável. Ele gosta muito de crianças e seus pares e é muito ligado ao seu mestre.
O Pastor Islandês é um cão cheio de alegria de vida, muito brincalhão, curioso e simpático, mesmo com os visitantes, o que não o torna um guardião muito convincente. Nunca temeroso ou agressivo, ele não tem a alma de um caçador. Seu ponto forte é a gestão de rebanhos, uma tarefa para a qual ele é naturalmente dotado. Sua vivacidade, sua inteligência e seu latido bem marcado o ajudam muito. Ele também é usado às vezes como cão de terapia.
Ativo e trabalhador, o pastor islandês está atento às instruções do seu mestre , a quem ele sempre tenta agradar. Por sua educação, vamos nos concentrar muito neste desejo de aprender e se tornar ativo, com gentileza e um mínimo de firmeza para estabelecer os limites a não exceder.
O pastor islandês não é realmente feito para morar em um apartamento . Um caçador e caçador de espaço, ele é muito mais feliz no campo. Pode adaptar-se à vida urbana se tiver um jardim vedado e se gozar de saídas frequentes. Um grande esportista , ele gosta de acompanhar seu mestre em uma caminhada ou durante uma corrida.
Rústico e duvidoso com uma dupla pilha muito densa, o pastor islandês é notavelmente resistente a baixas temperaturas e mau tempo. É caracterizada por uma saúde bastante sólida e pela ausência de predisposição para qualquer doença.
Para se proteger contra esses riscos e para garantir o seu companheiro em caso de problemas de saúde, Woopets aconselha um seguro para o cão de pastor islandês .
De constituição muscular e desportiva, o Pastor Islandês deve ter uma dieta adaptada à sua morfologia, que será feita de croquetes de qualidade, adaptados ao peso, ao tamanho, à idade do seu cão e ao seu nível de atividade. física. A indústria alimentícia oferece aos criadores preocupados com a qualidade dos produtos que oferecem aos seus acompanhantes uma grande variedade de alimentos adaptados.
Sempre deixe água fresca a sua disposição, é claro.
Não apresenta nenhum problema de saúde específico. Rústico e com uma dupla pilha muito densa, o Pastor Islandês destaca-se notavelmente em baixas temperaturas e mau tempo. É caracterizada por uma saúde bastante sólida e pela ausência de predisposição para qualquer doença.
Sua expectativa de vida média é de cerca de 12 anos.
Como a maioria dos seus congêneres, o Sheepdog Islandês sofre muda duas vezes por ano, resultando em perda de cabelo em intensidade variável, mas bastante forte. Escovação regular com escova ou pente, durante todo o ano, semanalmente, e mais durante a muda, pelo menos três vezes por semana, irá limitar os danos no seu interior e, especialmente, manter uma aparência bonita de seu casaco.
O pastor islandês é um cão muito obediente e fácil de educar.
Ativo e diligente, o pastor islandês está atento às instruções de seu mestre e procurará agradá-lo. Por sua educação, nos concentraremos muito nesse desejo de aprender e se tornar ativo, com gentileza e um mínimo de firmeza para estabelecer limites a respeitar e a não exceder.
É um cão que se adapta perfeitamente à vida do apartamento, mas que vai precisar, como a maioria de seus pares, de alguns passeios diários. O pastor islandês não é realmente feito para morar em um apartamento.
Um caçador e caçador de espaço, ele é muito mais feliz no campo. Pode adaptar-se à vida urbana se tiver um jardim vedado e se gozar de saídas frequentes. Um grande esportista, ele gosta de acompanhar seu mestre em uma caminhada ou durante uma corrida.
E por sua natureza fácil e obediente, é um companheiro ideal como primeiro cão.
Se ele está usando cabelos longos ou curtos, seu casaco é um pouco áspero, mas seu subpêlo é grosso e macio. Seu cabelo é mais curto no rosto, no alto da cabeça, nas orelhas e na frente dos membros. Por outro lado, está mais no pescoço, no peito e na parte de trás das coxas. Sua cauda é muito espessa e o comprimento do cabelo está em linha com o da sua variedade.
Seu vestido é predominantemente tan (creme ao marrom avermelhado), chocolate, cinza ou preto, sempre com marcas brancas irregulares sobre uma porção da ponta do rosto, colarinho, peito e cauda. Os cães fulvos ou cinzentos usam uma máscara preta.
O macho mede entre 42 e 48 cm e a fêmea entre 38 e 44 cm.
O macho e a fêmea pesam entre 10 kg e 18 kg.
Ele pode ser um latifundiário em um apartamento se não receber visitas ou exercícios suficientes.
Se você quiser acomodar um pastor islandês macho, custará entre 1.500 e 2.000 francos e, para uma fêmea, entre 1.100 e 1.500 francos.
O custo anual de manutenção de um pastor islandês é entre 1000 euros e 1100 euros.
Além da Islândia e dos países escandinavos em geral, o Sheepdog Islandês permanece bastante raro. A raça é pouco conhecida e incomum, não será fácil encontrar uma criação onde adotar o seu futuro animal de estimação. Por outro lado, você terá mais chance de cair em um criador sério e respeitar os padrões da corrida.
Referências
https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk
Notícias sobre o Mundo Animal
Deixe uma resposta