Também conhecido como Icelandic Dog Shepherd ou Icelandic Shepherd, é a única raça de cães na Islândia. É uma raça nórdica spitz, significativamente menor que a média, que existe em duas variedades, uma de pêlo longo e outra de pêlo curto. Ele tem uma cabeça de formato triangular na qual suas orelhas triangulares também são eretas, olhos escuros em forma de amêndoa e sua cauda amarrada e enrolada nas costas. 

Cão islandês de pastoreio no mato

O Icelandic Shepherd é um cão do tipo Nordic Spitz, com orelhas eretas e cauda enrolada. Menor que a média, sua silhueta é gravável em um retângulo. Sua aparência e porto exsudam uma impressão de segurança, vivacidade, gentileza e inteligência.

A expressão de seu focinho lembra um sorriso expressando a alegria de viver.

História da raça

O Sheepdog islandês é aparente na Islândia com o desembarque dos primeiros exploradores vikingsna ilha do 9o século. Ao longo das gerações, ele desenvolveu uma formidável resistência à dureza do clima e das condições de vida com os pastores. Sua capacidade de dirigir e reunir grandes bandos em terreno vasto e difícil o tornou extremamente popular.

Além da Islândia e dos países escandinavos em geral, o Sheepdog Islandês permanece bastante raro. Ele está desfrutando de sucesso crescente como um cão da família por causa de seu caráter doce e alegre. A raça pastor islandês foi reconhecida definitivamente pela Fédération Cynologique Internationale (FCI) em 17 de fevereiro de 1972.

Características físicas

Seu cabelo: duplo, grosso. O pêlo do pêlo pode ser médio ou longo. É áspero, enquanto o subpêlo é mais macio e mais denso. 
Sua cor: predominantemente tawny (creme a marrom avermelhado), chocolate, cinza ou preto, sempre acompanhada de manchas brancas irregulares na parte da face, no colarinho, no peito e no final da cauda. Máscara preta em cães tawny ou cinzentos. 
Sua cabeça: triangular, forte quadro. O crânio, ligeiramente cúpula, é um pouco mais longo que o focinho. A parada é bem definida sem ser excessivamente carregada. A trufa é preta ou marrom, o focinho é bem desenvolvido, os lábios pretos e bem unidos, as bochechas chatas, as mandíbulas articuladas em tesoura. 
Seus ouvidos:de tamanho médio, bem ereto, triangular, arredondado, extremamente móvel e expressivo. 
Seus olhos: amendoados, de cor marrom escuro (mais claro em cães de cor marrom ou creme), tamanho médio. 
Seu corpo: encaixa  se em um retângulo robusto. A parte de trás é reta, musculosa e forte, o rim largo e musculoso, o traseiro bastante curto e largo, o peito bem para baixo, as costelas bem arqueadas, a barriga levemente elevada. 
Sua cauda: alto apego, enrolado e tocando as costas.

Descubra o pastor islandês

As origens do pastor da Islândia

É uma raça muito antiga. Os ancestrais do pastor islandês chegaram com os primeiros exploradores Vikings do século IX e certamente eram noruegueses Buhunds. Iceland Shepherd é uma raça que se adaptou às condições climáticas da Islândia e foi selecionada para reunir gado em fazendas.

No século XIX, a raça quase desapareceu completamente após uma epidemia. Hoje, a espécie não está mais em perigo de extinção, mesmo que esteja mal representada, porque sua popularidade cresceu nas últimas décadas.

A raça pastor islandesa foi reconhecida definitivamente pela Fédération Cynologique Internationale (FCI) em 1972.

Cão islandês de pastoreio filhote

O caráter e comportamento do pastor islandês

Feliz, curioso e destemido, o pastor islandês é um cão pastor alegre e muito amigável. Ele gosta muito de crianças e seus pares e é muito ligado ao seu mestre.

O Pastor Islandês é um cão cheio de alegria de vida, muito brincalhão, curioso e simpático, mesmo com os visitantes, o que não o torna um guardião muito convincente. Nunca temeroso ou agressivo, ele não tem a alma de um caçador. Seu ponto forte é a gestão de rebanhos, uma tarefa para a qual ele é naturalmente dotado. Sua vivacidade, sua inteligência e seu latido bem marcado o ajudam muito. Ele também é usado às vezes como cão de terapia.

Ativo e trabalhador, o pastor islandês está  atento às instruções do seu mestre , a quem ele sempre tenta agradar. Por sua educação, vamos nos concentrar muito neste  desejo de aprender  e se tornar ativo, com gentileza e um mínimo de firmeza para estabelecer os limites a não exceder.

O pastor islandês não é realmente feito para morar em um apartamento . Um caçador e caçador de espaço, ele é muito mais feliz no campo. Pode adaptar-se à vida urbana se tiver um jardim vedado e se gozar de saídas frequentes. Um grande esportista , ele gosta de acompanhar seu mestre  em uma caminhada  ou durante uma  corrida.

Rústico e duvidoso com uma dupla pilha muito densa, o pastor islandês  é notavelmente resistente a baixas temperaturas e mau tempo. É caracterizada por uma saúde bastante sólida e pela ausência de predisposição para qualquer doença.

Para se proteger contra esses riscos e para garantir o seu companheiro em caso de problemas de saúde, Woopets aconselha um seguro para o cão de pastor islandês .

A dieta do pastor islandês

De constituição muscular e desportiva, o Pastor Islandês deve ter uma dieta adaptada à sua morfologia, que será feita de croquetes de qualidade, adaptados ao peso, ao tamanho, à idade do seu cão e ao seu nível de atividade. física. A indústria alimentícia oferece aos criadores preocupados com a qualidade dos produtos que oferecem aos seus acompanhantes uma grande variedade de alimentos adaptados. 

Sempre deixe água fresca a sua disposição, é claro.

Cão islandês de pastoreio deitado

A saúde do pastor islandês

Não apresenta nenhum problema de saúde específico. Rústico e com uma dupla pilha muito densa, o Pastor Islandês destaca-se notavelmente em baixas temperaturas e mau tempo. É caracterizada por uma saúde bastante sólida e pela ausência de predisposição para qualquer doença.

Esperança de vida do pastor islandês

Sua expectativa de vida média é de cerca de 12 anos.

Higiene para a Islândia Shepherd

Como a maioria dos seus congêneres, o Sheepdog Islandês sofre muda duas vezes por ano, resultando em perda de cabelo em intensidade variável, mas bastante forte. Escovação regular com escova ou pente, durante todo o ano, semanalmente, e mais durante a muda, pelo menos três vezes por semana, irá limitar os danos no seu interior e, especialmente, manter uma aparência bonita de seu casaco.

Cão islandês de pastoreio na grama

Educação do pastor islandês

O pastor islandês é um cão muito obediente e fácil de educar.

Ativo e diligente, o pastor islandês está atento às instruções de seu mestre e procurará agradá-lo. Por sua educação, nos concentraremos muito nesse desejo de aprender e se tornar ativo, com gentileza e um mínimo de firmeza para estabelecer limites a respeitar e a não exceder.

Notas e Dicas para o Pastor da Islândia

É um cão que se adapta perfeitamente à vida do apartamento, mas que vai precisar, como a maioria de seus pares, de alguns passeios diários. O pastor islandês não é realmente feito para morar em um apartamento.

Um caçador e caçador de espaço, ele é muito mais feliz no campo. Pode adaptar-se à vida urbana se tiver um jardim vedado e se gozar de saídas frequentes. Um grande esportista, ele gosta de acompanhar seu mestre em uma caminhada ou durante uma corrida.

E por sua natureza fácil e obediente, é um companheiro ideal como primeiro cão.

As cores do pastor islandês

Se ele está usando cabelos longos ou curtos, seu casaco é um pouco áspero, mas seu subpêlo é grosso e macio. Seu cabelo é mais curto no rosto, no alto da cabeça, nas orelhas e na frente dos membros. Por outro lado, está mais no pescoço, no peito e na parte de trás das coxas. Sua cauda é muito espessa e o comprimento do cabelo está em linha com o da sua variedade.

Seu vestido é predominantemente tan (creme ao marrom avermelhado), chocolate, cinza ou preto, sempre com marcas brancas irregulares sobre uma porção da ponta do rosto, colarinho, peito e cauda. Os cães fulvos ou cinzentos usam uma máscara preta.

Tamanho e peso do pastor islandês

O macho mede entre 42 e 48 cm e a fêmea entre 38 e 44 cm. 
O macho e a fêmea pesam entre 10 kg e 18 kg.

Os defeitos do pastor islandês

Ele pode ser um latifundiário em um apartamento se não receber visitas ou exercícios suficientes.

O custo do pastor da Islândia

Custos de compra do pastor islandês

Se você quiser acomodar um pastor islandês macho, custará entre 1.500 e 2.000 francos e, para uma fêmea, entre 1.100 e 1.500 francos.

Custos de entrevista do pastor islandês

O custo anual de manutenção de um pastor islandês é entre 1000 euros e 1100 euros.

O filhote de pastor islandês

Além da Islândia e dos países escandinavos em geral, o Sheepdog Islandês permanece bastante raro. A raça é pouco conhecida e incomum, não será fácil encontrar uma criação onde adotar o seu futuro animal de estimação. Por outro lado, você terá mais chance de cair em um criador sério e respeitar os padrões da corrida.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk