Raça Chartreux

A pele sólida do Chartreux torna um gato muito particular e apreciado. Sua aparência felina, seu lado solitário e misterioso, convenceram os donos de todo o mundo a adotá-la. Gato muito velho por sua origem, o Chartreux tem um caráter muito forte. Ele é independente, mas nunca deixa os olhos de seu dono, a quem ele está ligado. No entanto, você não deve acariciar um cartuxo quando ele não tiver decidido. Ele estabelece as regras e nós devemos respeitá-las, caso contrário, seremos confrontados com uma reação bastante violenta. As crianças podem brincar com ele, desde que ele tenha sido educado, nesse sentido, ainda bem jovem, para adotar os reflexos corretos.

CHARTREUX olhando

O Chartreux é muito popular e é uma das raças mais populares da Europa. Gato grande, se ele é um homem com seus 7 a 10 quilos, ele se torna um gato médio para a fêmea com seu máximo de 4 a 5 quilos. Essa diferença entre o macho de Chartreux e sua fêmea é chamada de dimorfismo sexual.

Com suas bochechas, suas cores azuis, seu corpo musculoso e robusto, temos que fazer para um gato muito grande! O cartuxo é digno e nobre, seu cabelo é grosso e curto, sua cor sem cor, sua cabeça larga e redonda com olhos grandes e uma expressão doce. O cartuxo será seu companheiro por 15 anos e aguardará seu retorno do trabalho sem danificar seu apartamento.

CHARTREUX jovem

História da raça

Chartreux é considerado um gato francês . No entanto, na sua origem, foi importado da Turquia e Irãpelos cruzados navios comerciais aqui e ali durante o período das cruzadas entre Oriente e Ocidente. É preciso, portanto, o casaco , capaz de suportar o clima frio e mau, nesta região. Seu casaco é lanoso, curto e bastante mobiliado .

No início do século XX , o cartuxo pousou no lado de Brittany , Normandia e Belle Île . Os primeiros padrões da raça datam deste tempo. Bonito Guerveur , um gatos cartuxos, torna-se campeão internacional em um show de gato em 1933, em Paris. Infelizmente, a corrida está passando por um período um pouco mais escura, onde será confundido com o Shorthair britânico . E fixá-lo na década de 1970, ela voltou para a frente do palco. Hoje, é um dos gatos mais populares da França.

CHARTREUX filhote

Características físicas

Seu corpo : O cartuxo tem um corpo musculoso, ombros largos, um pescoço e pernas poderosas. Ele é esbelto, distinto. 
Seu cabelo  : Seu vestido é considerado moderadamente curto ou curto. Tem a distinção de ser lanoso, impermeável, o que o torna muito resistente ao mau tempo e ao frio.  
Sua cor : Sua cor predominante é o cinza-azulado uniforme, que acrescenta ao seu pêlo lanoso e o torna um gato excepcional. 
Sua cabeça : Ela é bastante arredondada, com bochechas redondas e um focinho estreito.  
Seus olhos : Eles são bastante grandes e destacam-se particularmente com suas cores pálidas douradas a acobreadas. 
Seus ouvidos: Eles são claramente triangulares e se casam até a perfeição em sua cabeça redonda. 
Sua cauda : como muitos gatos, é meio longo, grosso no início e depois briga.

CHARTREUX em pé

Gato doméstico por excelência , o cartuxo não perdeu seu instinto natural. Assim, ele quer ser muito independente . A solidão não é um problema ainda, mas ele prefere seguir o tempo todo seu dono. Ele é considerado um cão-gato . Ele nunca tira os olhos de quem cuida disso todos os dias. Muito inteligente, animado e curioso , ele deve ter uma educação bastante rigorosa desde o início. Ele gosta da companhia de sua família adotiva, mas também de crianças e outros animais. Devido a um caráter forteDeve ser acariciado apenas quando ele decidir, caso contrário ele terá uma reação bastante virulenta. Bônus pequeno: só meows excepcionalmente .

Ele decide! Ele decide quando quer jogar, ele decide quando você tem que acariciá-lo e ele decide quando vai descansar. O Chartreux é um gato que pode ficar sozinho em casa, ao contrário de muitas outras raças. Independente, fiel, pacífico, sociável, amoroso para seguir seu mestre, ele não deseja ser confundido com um ursinho de pelúcia.

CHARTREUX em foco

Ele gosta de carícias quando decide, isto é, é ele quem vem até você para reivindicá-las. Na cidade como no país, ele estará em casa em todos os lugares. Se você trabalhar o dia todo, o Cartuxo esperará calmamente por você em casa e você não ficará zangado com sua ausência.

Condições de vida, comportamento e saúde

Originalmente, o cartuxo é um gato ao ar livre . Resiste muito bem em condições de inverno e mau tempo , por causa de um casaco de lã quase impermeável. No país , ele pode entrar em seu pequeno prazer: a caça . Ele pode morar na cidade, desde que tenha acesso ao ar livre regularmente para se divertir.

Com exceção das vacinas prescritas e recomendadas: raiva, tifo, leucose e coriza, o cartuxo não sofre de nenhuma patologia em particular. Particularmente forte , também não tem doença genética conhecida. Só é necessário prestar atenção aos períodos de muda, onde é provável que engula os cabelos em maior quantidade. De modo a formar bolas no estômago e assim promover oclusões intestinais

O Chartreux não requer nenhuma manutenção em particular . De fato, seu pêlo curto requer apenas uma simples escovação semanal . Escovar com mais frequência durante o período de muda na primavera, para evitar qualquer formação de bolas de pêlo.

CHARTREUX dormindo

O gatinho Chartreux deve ser alimentado várias vezes ao dia, incapaz de se regular. Seu alimento deve ser rico em vitaminas, sais minerais, gordura e uma grande parte de proteína; cerca de 35%. Na idade adulta, você ainda pode dividi-lo enquanto também deixa a comida para a noite ou se acostumar a se regular, se você não estiver presente durante o dia.

Se o seu cartuxo vive em um apartamento e ele não faz muitos exercícios, assista suas rações, ele está sujeito a ganhar peso. Se ele se move muito, se ele sai com freqüência, ele vai ter músculo e vai precisar de menos alimentos ricos em proteínas.

Diz-se que o Chartreux é um gato robusto, mas como todos os gatos, podemos encontrar um ponto fraco. Dele; um problema no trato urinário. O cartuxo está sujeito a cálculos renais. Este problema renal geralmente ocorre em gatos velhos, mas para o cartuxo é aos 6 anos que você terá que monitorar este problema.

CHARTREUX adulto

Gatos esterilizados são mais expostos a cálculos renais. Sempre escolha produtos high-end para o seu gato, o risco de pedras de estruvita depende disso. Os produtos nos supermercados são muito ricos em fósforo e magnésio. Em qualquer caso, siga a dieta do seu cartuxo, está sujeito a excesso de peso.

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20