Raça Chihuahua

Enquanto é dito que o Chihuahua é muito pequeno com um personagem muito grosseiro, o que é realmente sobre tudo isso? Isso é verdade? O que permanece verdadeiro é que é o menor cão do mundo com um peso muito baixo. Seus mestres o amam tanto que ele é fofo e parece uma verdadeira “bola de lã”.

Chihuahua preto idoso

AS CARACTERÍSTICAS DO CHIHUAHUA

Uma das variedades do chihuahua mostra-o com pêlos muito curtos, o outro com pêlos longos. Sua cabecinha parece uma maçã, com um focinho curto. Embora seu corpo seja apenas ligeiramente alongado, ele permanece particularmente equilibrado, com membros notáveis, dando bom equilíbrio.

Chihuahua pequeno

Seus olhos salientes traduzem uma expressão vívida de seu rosto. Em relação aos seus ouvidos, eles estão sempre eretos, espalhados e muito grandes. Seu tamanho é entre 16 e 20 cm, o tom de seu cabelo é muito variado. Chocolate, fulvo, branco, creme, marrom, preto, fogo, cinza ou prata, o chihuahua também pode ser de várias cores. Seu peso está entre 1,5 e 3 kg.

ORIGEM

Sua origem não foi estabelecida. O Chihuahua vem do México, que nasceu nos tempos tolteca e asteca. Dito isto, um canino parecendo ser seu gêmeo, teria sido reproduzido em pintura por Sandro Botticelli em 1482, cerca de dez anos antes dos europeus chegarem à América.

Chihuahua olhando

Isso daria aos chihuahuas uma origem chinesa, tendo sido posteriormente trazidos de volta para a Europa. Os americanos, sentindo um forte afeto por este pequeno animal de quatro, teriam feito a reprodução, antes de espalhar esta raça pelo mundo inteiro.

CARÁTER DESTA RAÇA DE CACHORRO

Pequeno e muito pequeno, o Chihuahua pretende ser mais um cão de estimação do que um cão de guarda. No entanto, suas vocalizações são uma maneira de mostrar seu papel como “cão de alarme”. Ele permanece cauteloso com os humanos que não conhece, mas não tem medo de todos os seus semelhantes maiores que ele.

Chihuahua na grama

Apesar de seu pequeno tamanho, ele é muito corajoso. Adapta-se a todas as situações, à medida que sua inteligência é desenvolvida. O que ele mais ama é a vida em comunidade, em pacotes. Ele brinca com seu charme e é muito fofinho. Seu momento favorito é o momento passado nos braços de seu mestre. Ele se sente protegido e tranqüilo, sereno e pacífico.

CONDIÇÕES DE VIDA

O chihuahua, para fazer um canino feliz e equilibrado, deve viver dentro de casa. Ele deve, é claro, fazer com que ele vá para suas caminhadas diárias, mesmo várias vezes por dia, mas suas refeições são tomadas em sua casa, suas noites são passadas sob o seu teto.

Chihuahua micro

Ao mesmo tempo “domesticado”, seu caráter dinâmico faz com que ele precise tanto para desabafar. Sua dieta deve ser equilibrada, não muito ocupada. Tenha cuidado também para que não tome frio, o chihuahua tende a ser frio. Quente em seu ninho aconchegante, ele se senta em silêncio. Lá fora, ele gosta de descobrir as alegrias da natureza e fazer o “foufou”.

SUA SAÚDE

Seu tamanho pequeno poderia sugerir que ele é frágil. No entanto, não é de todo assim, o chihuahua é um cão robusto que pode viver até 20 anos. No entanto, deve ser levado em consideração que ele continua sendo um cachorro pequeno e não um brinquedo macio. O manuseio incorreto de seus membros pode ser fatal.

Chihuahua marrom

Crianças que poderiam pisar nele ou sentarem nele, desatenção, poderiam causar sérios danos. Portanto, é necessário constantemente estar de olho nele para evitar esse tipo de inconveniência. Vaciná-lo anualmente e desparasitação é de extrema importância para mantê-lo saudável.

ADESTRAMENTO

De uma natureza relativamente teimosa, sua educação deve ser feita desde cedo. Se este não for o caso, ele pode rapidamente ser “intimidador”. Palavras simples, como “não” ou “sentar” são muito rapidamente e bem compreendidas pelo último. Não é útil “tomar luvas” para educá-lo.

Chihuahua branco

Seu treinamento é como para outros caninos. Sua socialização também deve ser feita muito cedo, para que ele aprenda a amar os outros, tanto as pessoas quanto os animais. Seu comportamento dependerá, é claro, de sua socialização. Portanto, é essencial que o seu tufo de cabelo não esteja sempre em seus braços, quando uma pessoa desconhecida por ele chegar ao seu lugar.

ALGUMAS DICAS

A importância de dar uma “vida normal” ao seu Chihuahua é primordial. Não deve ser “cocooner”, tanto em sua comida quanto no comportamento que deve ter em relação aos que o cercam. Cuidar dele e dar-lhe amor é necessário, mas repreendê-lo se ele está fazendo algo errado é tão importante.

Chihuahua branco jovem

Então, o que você está esperando para levar as coisas na mão? Seu animal de estimação ficará feliz e orgulhoso em vê-lo dando grandes momentos de cumplicidade, certo?

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20