Gato Maine Coon

Maine Coon conhecida como o gigante gentil, é uma raça de gatos americanos. Foi reconhecido como a raça oficial do estado do Maine nos Estados Unidos, devido a sua capacidade de aguentar tempo frio e a incrível habilidade de caçar ratos.

Origem do Maine Coon

maine-coon-cat-photography-robert-sijka-33-57ad8ef5a723b__880-5316026-6392632
Maine tem uma beleza única, e agradável aos olhos

A origem do Maine Coon é desconhecida, apesar das teorias,  são considerados nativos dos Estados Unidos porque estão neste continente desde os dias coloniais, e talvez por mais tempo. 

Como eles chegaram na America e de onde vieram seus progenitores, no entanto, é uma incógnita, já que nenhum dos colonos locais tinham câmeras pra registrar os primeiros momentos destes felinos em solo americano.

Entre o século 16 e 17, um inverno rigoroso tomou conta da Europa, na Inglaterra muitos felinos sofrem a seleção natural e apenas os mais fortes sobreviveram.

Assim o Maine Coon foi se tornando cada vez mais um gato resistente e forte com um pelo grosso capaz de suportar as temperaturas mais baixas.

Algumas histórias sobre a possível origem do animal são bastante fantasiosas, porém muito divertidas.

Entre elas existe um conto sobre um gato doméstico que se perdeu na mata e acabou cruzando com um guaxinim, deste cruzamento teria nascido o Maine Coon.

Embora os guaxinins e o Maine Coons tenham caudas longas, exuberantes e a tendência de mergulhar seus alimentos na água potável, essa união é biologicamente impossível.

Outra versão bem elaborada afirma que Maine Coons são descendentes de um gato com cabelos compridos pertencentes a Maria Antonietta. Os gatos da rainha e outros pertences foram contrabandeados para a América por um capitão chamado Clough, que estava se preparando para resgatar a rainha de seu encontro com a guilhotina. Infelizmente, a rainha perdeu a cabeça e os gatos acabaram ficando com Clough no Maine. 

Por último, mas não menos importante, tem a história de um capitão do mar chamado Coon que, na década de 1700, trouxe gatos de cabelos compridos com ele em suas excursões à costa nordeste dos Estados Unidos. Alegadamente, esses gatos de cabelos compridos se misturavam com a população local enquanto estavam em terra firme.

Esta última história tem pelo menos um toque de verdade. Os marítimos que usavam gatos para controlar populações de roedores em seus veleiros provavelmente trouxeram alguns gatos de cabelos compridos para o Novo Mundo. 

maine-coon-guia-completo-racas-de-gatos-1-1899638-3593578
A maioria dos criadores desta raça acredita que ele tenha surgido do cruzamento de um gato de pelo curto com um gato da raça Angorá.

Alguns dos gatos desembarcaram quando chegaram à costa nordeste e se estabeleceram nas fazendas e nos celeiros dos primeiros colonos. Dado o clima severo do Maine, esses anos iniciais devem ter sido difíceis para gatos e humanos. Apenas os mais fortes e adaptáveis ​​da raça sobreviveram. 

Através da seleção natural, o Maine Coon se transformou em um gato grande e robusto, com uma pelagem densa e resistente à água e uma constituição resistente.

Independentemente de onde a raça veio, o Maine Coon foi uma das primeiras raças a ser reconhecida por causa das fantasias de gato do final do século XIX, e se tornou uma das primeiras favoritas. No entanto, no início dos anos 1900, quando raças novas e mais exóticas foram trazidas para o país, o Maine Coons foi abandonado por persas, angoras e outros.

 Em 1950, a raça praticamente desapareceu e foi declarada extinta na década de 1950.

Comportamentos

adaa377d0b9e1c84b7175a50b3a794d9_1-4372589-7858814
Quando se sentem sozinhos costumam miar pedindo atenção

Nenhuma raça de gatos pode se tornar uma garantia de amor e da afeição, mas deve haver uma boa razão para que o Maine Coons tenha conseguido se aproximar da quase extinção para o lugar premiado da segunda raça mais popular da América (de acordo com o total de registros do CFA).

 Os fãs de Maine Coon dizem que a popularidade se deve ao tamanho, inteligência, pelagem exuberante, disposição, resistência e afeto para com à família humana da raça.

Os Maine Coons são gatinhos em roupas de gigante, estes grandiosos gatos são gentis e brincam até a velhice, além de demostrar uma enorme devoção amorosa para com a familia. 

Os Maine Coons também podem ser reservados para com os desconhecidos, provavelmente devido ao seu cérebro enorme, leva tempo para ele se acostuma com alguém. Com o tempo, no entanto, até os mais cautelosos se adaptam. 

Esse período de ajuste inicial é na verdade um processo de tomada de decisão; Os Maine Coons estão decidindo se esses novos humanos provaram ser dignos de confiança. No entanto, assim que se decidem, formam laços estreitos com toda a família e tornam-se amorosos e dedicados.

A maioria quer estar perto de você, mas não no seu colo. Eles são verdadeiros membros da família e participam de todas as rotinas do dia a dia, seja assistindo algo na tv no conforto do sofá ou seguindo alguém de sala em sala. 

Como convém a um antigo marítimo, o Maine Coons é fascinado pela água, talvez porque seus pelos grossos sejam repelentes à água e não se tornem irritantemente encharcados tão facilmente quanto um pelo mais fino. 

Alguns se juntam a seus humanos no chuveiro brevemente, ou pelo menos andam pelo chão molhado depois que você sai. Eles preferem ficar na beira da banheira, no entanto, e tocar a água com uma pata curiosa.

Extremamente dóceis, bons companheiros e conseguem conviver tranquilamente com outros gatos e até cachorros. Se adapta a qualquer lugar e circunstância, No entanto precisa de muita atenção.

Característica Física

capa_emporio_pet_index-4319783-5176058
O maior gato domestico do mundo tem um período de vida relativamente curto

Os machos pesam de 6 a 8 quilos, as fêmeas de 5 a 7. Eles podem atingir até 100 cm de comprimento e 41 cm de altura. Por causa da necessidade de suportar o peso, seu corpo se torna musculoso.

Os maiores demoram a amadurecer fisicamente, ele nunca está completamente formado até chegar aos 5 anos de idade, enquanto outros gatos atingem sua forma completa em apenas um ano.

O Maine Coon é muito resistente, rústico e capaz de suportar qualquer condição climática.

Seu pelo macio e seu corpo com um peso balanceado garantem um formato agradável. Os olhos são azuis, dourados e verdes. Os pelos tem um padrão, geralmente são marrons mas existem exemplares de todas as cores. Embora a textura do pêlo possa mudar seguindo a cor. os pelos geralmente são curtos, e mudam de acordo com o clima.

Alguns têm uma juba ao redor do pescoço.

Saúde do meu gato Maine Coon

maine-coon-4015516-2702399
Seus pelos ficam mais finos no verão e mais grossos no inverno

O tempo estimado de vida é de 12 anos, são animais bastante saudáveis mas podem sofrer de problemas cardíacos comuns nesta especie. alguns acreditam que tais males possam ser hereditários.

O que o gato Maine Coon come?

Devido aos problemas cardíacos que ele pode vir a ter é importante oferecer alimentos ricos em taurina. Para garantir uma boa dieta deixe a comida disponível ou entregue o alimento duas vezes ao dia.

Quais são os cuidados com a aparência?

Escove os pelos diariamente, por ter um pelo mais oleoso que os outros gatos, não é necessário passar muito tempo fazendo isso

Quanto custa um filhote de Maine Coon?

O valor médio de um filhote da raça é de 4 mil reais, já um adulto pode custar até 40 mil

Qual o maior gato do mundo?

O maior gato do mundo é um maine chamado Omar que tem 1,20 metros

Espero que vocês tenham gostado deste texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20