O tigre domestico também conhecido como Gato de bengala, é um dos gatos híbridos mais famosos. Seus criadores são do tipo que gostam de buscar na mata um pouco de sangue selvagem para seus gatos domésticos.

O que é um gato hibrido?

gato de bengala

Os gatos híbridos surgiram no século XIX e eram muito usados na Europa para estarem em zoológicos. No entanto esses animais não aparentavam ser bichos para zoológicos por isso eles saíram do mundo selvagem para o mundo domestico.

Entre todas as raças de híbridos felinos, a mais famosa é sem dúvida o gato-de-bengala, que surgiu de um cruzamento entre um gato domestico e um leopardo asiático selvagem. O resultado foi um gato de grande sucesso graças ao seu corpo peculiar e aparência extraordinária. No entanto devido a sua ligação com a selva é necessário um criador experiente para ter um felino desses em casa.

Uma raça de gato fascinante

Gatos de bengala é uma raça moderna criada em 1963 pela americana Jean Mill, que realizou os primeiros experimentos de cruzamento com gato domestico e gato-leopardo o prionailurus bengalensis bengalensis, nativo do sul ta Asia.

A ideia de Jean era criar um gato que se destacasse da maioria por sua aparência primordial selvagem e sua ligação com os ancestrais.

Entretanto essa não era uma ideia nova, em 1889, o artista Harrison William já havia mencionado a ideia de cruzar um leopardo da Ásia com um gato comum, entre a decada de 30 e 40 varias publicações cientificas mencionavam trabalhos e pesquisas sobre esta temática.

Criando o gato de bengala

Em 1946 Jean Mill conhecida na época como Jean Sudgen, já estava pesquisando sobre cruzamento genético para um trabalho da UC Davis.

Nos anos 60 ela colocou sua ideia em ação, e fez o cruzamento de um leopardo asiático com gato domestico.

O cruzamento passou a ser conhecido assim: cruzamento direto entre gato domestico e leopardo foi chamado de F1, o resultado de um f1 cruzado com um gato domestico foi chamado de f2.

Os filhotes resultantes destes cruzamentos eram bastante indisciplinados devido a sua natureza selvagem, as misturas de cruzamento entre amostra original, e resultados f1 e f2, continuaram por mais três gerações até que finalmente conseguiram filhotes com comportamento domestico.

Jean parou as pesquisas por um tempo, apos a morte do marido, mas retornou nos anos 70 quando ganhou gatos híbridos de presente.

Então ela fez a combinação entre gatos-leopardo e gatos domésticos para descobrir o que fazia desta raça imunidade à leucemia.

Este foi o ponto de partida para o surgimento da raça gato de bengala. Outros gatos foram usados no processo para melhorar a aparência do gato de bengala, até que em 1983 a espécie foi oficialmente reconhecida.

No entanto apenas os gatos da quarta geração podem ser expostos e sao considerados mansos, antes disto eles apresentam caracteristicas selvagens e perigosas.

Existem mais de 60.000 gatos de bengala registrados oficialmente como raça pura.

Aparência física do gato de bengala

Esses gatos de aparência hibrida, são bastante flexíveis, porem atléticos, pesam até 7 quilos, e podem ter até 70 centímetros de altura. Possuem corpos fortes e pernas longas e musculosas, enquanto a cabeça é pequena e alta com olhos amendoados.

Gatos-de-bengala são saudáveis?

É uma raça bastante saudável e jovial, no entanto uma doença genética foi encontrada em 2011 que pode causar cegueira nesta raça.

Quanto custa um gato de bengala?

Um gato desta raça pode custar 7 mil reais.

Quantos anos vive um Bengal?

A expectativa de vida é de 10 a 16 anos, mas por ser um felino atletico ele pode ultrapassar o esperado facilmente.

Como cuidar de um gato de bengala?

Evite tentativas de força-lo a fazer algo, deixe o gato ficar a vontate e se acostumar com o ambiente naturalmente, tambem evite fazer barulho, e aglomerações proximo a ele. Lembre-se que é um animal com sangue selvagem.

Aprenda mais sobre gatos aqui