O pastor alemão, “importado” da Alemanha, faz parte do grupo de pastores e tropeiros. O amor que você lhe trará o fará feliz, sim, mas isso é suficiente.

O Pastor Alemão é um cão grande, bonito e atlético, robusto e dócil, tem uma expectativa de vida bastante longa e fácil de criar e manter.

 Tem um corpo muito harmonioso e construído para o esforço físico. Por muitos anos, ele reina supremo no 1.º lugar do pódio dos cães favoritos!

O pastor alemão tem sido chamado de lobo-cão Ele é de estatura mediana, ligeiramente mais comprido do que alto, vigoroso, musculoso e de constituição sólida. 

Ele tem uma linha de trás levemente inclinada. Tem uma cabeça em forma de cunha que tem uma bela máscara preta encimada por orelhas muito retas e bem gastas. Seus olhos são penetrantes e vivos.

 Seus olhos, amendoados, são escuros e sua trufa é preta.

Há muitos pastores alemães famosos, incluindo Rintintin, Rex da série de detetives, Mabrouk, a mascote icônica de 30 milhões de amigos e muitos outros.

AS CARACTERÍSTICAS DO PASTOR ALEMÃO

Tamanho pode varear entre normal e muito grande, o pastor alemão tem um corpo muito musculoso e alongado. 

 Seus membros têm uma desenvoltura exemplar, dando fortes impulsos durante a corrida ou o salto. A forma de seu focinho nos mostra o quão poderoso ele pode ser. Suas orelhas não são muito grandes, mas também não são muito pequenas.

Seu respectivo peso varia entre 30 e 40 kg para os machos e 22 a 32 kg para as fêmeas. As cores do pelo podem ser preto, cinza, liso ou manchado. Você nunca vai encontrar pastores alemães de raça pura branco, ou com pelagem longa. Os pastores alemães só podem ter cabelos curtos, compactos, “ásperos” e muito retos.

ORIGEM do Pastor Alemão

O reconhecimento oficial deste cão tem uma idade de dois séculos. De fato, tendo ocorrido em 1898, este cão tem suas origens no cruzamento entre os pastores de Württemberg e da Turíngia. Como ele nasceu?

Cães queriam salvar os pastores durante a industrialização que levou à perda de criação de ovelhas no final do século XIX. Essas pessoas então pensaram que essa “herança” era notavelmente preciosa, fácil de manter, bonita, robusta e fácil de educar.

É a paixão inveterada do Coronel Von Stephanitz que o levou a cuidar desses cães para fazer uma corrida de “marca”. Logo, o pastor alemão foi amado pelo público em geral e rapidamente se espalhou por todo o mundo.

CARÁTER DESTA RAÇA DE CACHORRO

Seus traços de caráter fazem dele um cão cujas qualidades não devem ser negadas. Ele é tão feliz quanto bonito. Este animal é muito brincalhão. Muito inteligente, sabe passar bons momentos com os filhos, sem mostrar sinais de “violência” ou brutalidade. Ele tolera a solidão, mas não gosta de ficar trancado.

Seu tamanho é que ele precisa gastar, para desabafar. Sua natureza dócil permite realizar várias funções de frente, como a guarda e a defesa de sua casa, a ajuda das pessoas que a cercam. 

Ele também pode ser um excelente cão de estimação. Esta raça de cão é aquela usada para guiar os cegos. Se você possui outros animais de estimação, seu pastor alemão irá aceitá-los sem problemas.

CONDIÇÕES DE VIDA

Mesmo que ele não goste de ficar trancado, o pastor alemão sabe viver em um apartamento. 

Você só tem que sair várias vezes por dia e dar-lhe a oportunidade de fazer atividades. Essa “grande” bola de cabelo gosta de contato humano, e é por isso que ele gosta de ficar dentro de casa por um dia.

Além de caminhadas diárias, o pastor alemão gosta de jogar bola, executar recados ou realizar jogos esportivos. 

Tantas atividades que não deixam de ocupar seu protegido e fazem com que ele se sinta bem. Com uma boa tigela para terminar o dia, seu cão ficará mais feliz.

SUA SAÚDE

Ao contrário da crença popular, este cão não está mais sujeito à displasia da anca do que outro. Esta patologia afeta todos os cães de tamanho grande ou médio. A detecção desta doença, cada vez mais realizada, reduziu o impacto dos pastores alemães.

Para manter seu animal de quatro em boa saúde, é essencial alimentá-lo sempre no mesmo Horário e manter a água disponível permanentemente ao seu lado. A vida média do pastor alemão é de cerca de 13 anos.

Treino

Como todos os cachorros jovens, o pastor alemão é louco. Por força de perseverança e paciência, seu protegido lhe obedecerá. Certamente, ele tende a querer jogar, mas não é o jogo uma boa maneira de educar seu cão ? Firmeza e rigor são necessários, as recompensas também.

Nenhuma brutalidade é necessária no treinamento de seu pastor alemão. Inteligente, ele entende muito rapidamente o que você pergunta a ele e o preenche se o responsabilizar.

Aprenda mais sobre cachorros aqui.