Raça Shih Tzu

Também chamado de “Chrysanthemum Dog”, o Shih Tzu é uma bola de cabelo muito cativante. Nós sempre queremos abraçá-lo, sempre queremos tê-lo nos braços, como ele é fofo e adorável. Mas quais são exatamente as expectativas desse brinquedo de pelúcia?

shih tzu

AS CARACTERÍSTICAS DO SHIH TZU

É reconhecido pelo seu corpo alongado, compacto e perfeitamente mantido. O rigor de seus membros dá ao seu Shih Tzu uma elegância especial. Sua cabeça é larga e bem redonda ao mesmo tempo. Entre os dois olhos, a pele do Shih Tzu está arrepiada. Tem-se a impressão de que uma franja de fato foi cortada. Seus bigodes e barba são visíveis, como o cabelo é abundante. Se também é chamado de “cão de crisântemo”, é simplesmente porque os seus pelos, a partir do nariz, formam um pequeno crisântemo que o embeleza.

Como a cabeça, esta bola de cabelo tem grandes olhos redondos, cuja tonalidade geralmente é escura. As orelhas são quase invisíveis. Grandes, mas caídos, eles se fundem com o resto do corpo, dada a quantidade de cabelo que os cobre. A cauda oferece a mesma “panela” que as orelhas. A única diferença é que é gasto alto. Nós podemos ver a forma. Membro lado, nada a reclamar. Eles são musculosos, curtos e fortes.

SHIH TZU no sofa

Seu quadro é realmente muito robusto. Geralmente, o Shih Tzu é branco, mas você pode encontrá-lo em outras cores. Leve, pesa entre 4 e 8 kg, o que não é muito. Quanto ao tamanho, é diferente se o seu Shih Tzu é um macho ou uma fêmea. Para o primeiro, será de 22 a 26 cm; no segundo, a faixa de medição será entre 20 e 25 cm.

ORIGEM

A origem do Shih Tzu não é nova. De fato, esta raça resulta de um cruzamento entre o Lhasa Apso e um cão “desconhecido”. A única coisa que sabemos sobre esse “desconhecido” é que ele viveu no palácio imperial chinês.

O nome de Shih Tzu tem um significado muito especial, o “cão leão”. Assim, seus mestres, na época, o cortavam para que ele tivesse o cabelo em todo o corpo e um casaco mais longo em volta do pescoço, como uma juba. O leão, sagrado na religião budista, seria o emblema de Shih Tzu.

SHIH TZU na grama

CARÁTER DESTA RAÇA DE CACHORRO

Apesar de sua descendência de “leão”, seu traço mais forte é calmo. Pequeno e maravilhoso companheiro para todos os dias, ele é tão majestoso em seu comportamento quanto em seu físico. Ele é tão brincalhão e alegre que ele pode fazer todo tipo de bobagem apesar de sua boa educação. “Desastres” não são ruins, ele joga.

Ele sabe como parecer envergonhado e tocar para evitar a correção. Ele ama crianças que sabem respeitá-lo e brincar com ele. Atualmente, ele acaba sendo um ótimo cão de estimação. Ele é pequeno e doce, certamente, mas ainda tem um caráter forte que o faz também saber ser respeitado. Inteligente, ele faz muito bem a parte das coisas entre justiça e injustiça.

Se você vê-lo amuado em seu canto por horas e horas, é porque ele entendeu que ele foi repreendido injustamente. Ele é realmente “pior” do que uma criança !!

CONDIÇÕES DE VIDA

Ele só mora em um apartamento. Ele gosta de ser alimentado corretamente, para ter seu pequeno conforto e sua pouca tranquilidade em seu ninho aconchegante e adora abraçar. Ele pode morar em uma casa composta de crianças, mas sua vida com os idosos também é muito proveitosa para ele.

SHIH TZU filhote

Ele vai encontrar todo o amor que ele anseia e sabe que os idosos terão muito tempo para se dedicar a ele. Lembre-se que sua caminhada diária será bem vinda!

SUA SAÚDE

Enquanto sua expectativa de vida é 14, o que não é insignificante, você deve saber que a mulher pode ter algumas dificuldades ao dar à luz. O macho não conhece esse tipo de problema e é muito robusto sob seus ares angélicos e frágeis. Devemos limpar os olhos do macho como a fêmea diariamente.

SHIH TZU andando

Seu casaco deve ser escovado todos os dias e “shampoo” com muita regularidade. Além do fato de que ele pode participar de exposições, deve ser mantido para que os cabelos não fiquem emaranhados e não “pegar” toda a “sujeira” pendurada.

SEU TREINAMENTO

Inteligente, jogador e voluntário, a melhor maneira de educá-los é a maneira gentil de revelar os valores de confiança, gentileza, respeito, amor e paciência. Ao adotar este princípio, sua bola de pelo lhe dará resultados mais que satisfatórios. Que prazer ter um pequeno ursinho que ouve!

ALGUMAS DICAS

Para um bom desempenho, é essencial dedicar amor e ternura ao seu pequeno Shih Tzu!

Referências

https://akc.org
https://thesprucepets.com
https://cesarsway.com
https://rspca.org.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20